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Cuidamos dos seus dados

Protegemos os seus dados e as suas contas em todos os momentos. Saiba como mantemos o Santander seguro. 

Trabalhamos para lhe oferecer serviços de utilização simples e máxima segurança.

  • Reconhecimento de identidade

    Validamos a sua identidade com:

    • Acessos únicos aos canais digitais: os seus detalhes de log on são seus e só seus.
    • One Time Passcode (OTP): em certas operações bancárias, enviamos códigos únicos e temporários, para que possa validar:
      • Pagamentos
      • Alterações a detalhes de pagamento
      • Compras online com cartão de débito
      • Acessos a contas.
  • Verificação de operações com OTP

    O envio de One Time Passcodes (OTP) para o telemóvel associado à sua conta assegura uma camada adicional de segurança.

    Com OTP, não precisa de se lembrar de códigos de acesso adicionais ou de ter consigo outros dispositivos (como leitores de cartões, por exemplo).

     

    Ainda assim, é importante que se certifique de que os dados que estão na mensagem OTP correspondem ao seu pedido original. Se alguma vez receber uma mensagem OTP de que não estava à espera, informe-nos de imediato, porque pode ser um sinal de tentativa de fraude na sua conta.

     

    O código OTP que enviamos por ação iniciada por si não deve ser partilhado com ninguém, verbalmente ou por escrito.

  • Monitorização de fraudes

    Monitorizamos as suas contas para as mantermos seguras. Se detetarmos algum risco, entramos em contacto consigo para verificar se os pedidos são legítimos.

     

    Podemos telefonar-lhe para confirmar operações como:

    • Configuração de um pagamento (ou realização de um novo pagamento)
    • Alteração dos detalhes de pagamento existentes
    • Compras com cartão.

    Nas chamadas de segurança, recolhemos alguns detalhes para sabermos que estamos a falar com a pessoa certa:

    • Pedimos-lhe que confirme a sua identidade
    • Indicamos quais as operações que precisamos que confirme.

    Se reconhecer as operações, pode continuar. Se não reconhecer uma ou mais operações, será reencaminhado para para uma linha especializada, que lhe indicará os próximos passos.

Mantenha as suas contas seguras

  1. Não partilhe um OTP com ninguém

    As operações nele detalhadas vão ser executadas. Por isso, os códigos OTP são pessoais e intransmissíveis.


  2. Não transfira dinheiro a pedido

    Nunca lhe pediremos para fazer transferências, nem mesmo para contas alegadamente seguras.


  3. Não dê todos os dados de segurança

    O Santander não lhe pede detalhes como o PIN do cartão, passwords dos canais digitais, ou a anulação de pagamentos.


  4. Não instale software a pedido

    Nunca lhe pediremos para instalar ou atualizar software para ajudar a completar operações bancárias.


Reportar situações suspeitas

Se suspeitar,
reporte

Se suspeita que foi vítima de fraude ou teve um contacto que lhe pareceu estranho, avise-nos. Mais vale prevenir que remediar.

Como reportar um contacto suspeito

Mantenha as suas palavras-passe seguras

Escolha passwords complexas, altere-as com frequência e não as partilhe com ninguém.

Como manter passwords seguras

Phishing. Pense antes de clicar ou responder

Desconfie de contactos inesperados ou desconhecidos. Na dúvida, não responda nem clique em links.

Como lidar com tentativas de fraude

Foi vítima de fraude ou teve um contacto suspeito?

  • Fraude ou burla numa conta Santander

    Ligue +351 217 807 399

    De Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional)

    Atendimento 24h, todos os dias. 

     

    Se preferir, vá a um balcão.

    superlinha Santander
  • Fraude num cartão Santander

    Ligue +351 217 807 155

    De Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional)

    Atendimento 24h, todos os dias.

     

    Se preferir, vá a um balcão.

    superlinha Santander