finanças

MB WAY: Como funciona

22 dez 2022 | 4 min de leitura

O que é o MB WAY? É uma aplicação que surgiu para facilitar a sua vida. Ao associar o seu número de telemóvel ao seu cartão bancário pode enviar, receber e pedir dinheiro, entre outras funcionalidades, com QR Code ou NFC contactless. Saiba como funciona o MB WAY.

MB WAY: como funciona

Como funciona o MB WAY?

A aplicação MB WAY permite-lhe fazer o pagamento de compras online e em lojas físicas, gerar cartões virtuais MB NET, enviar, pedir dinheiro e dividir a conta através do seu smartphone, na app ou nos canais do seu banco.

 

Como pagar com MB WAY?

Pode fazê-lo em lojas físicas e em lojas online.

 

  • Em lojas físicas pode utilizar o pagamento com QR Code. O QR Code é apresentado no ecrã do terminal de multibanco. Aponte a câmara para o QR Code e, se o pagamento for autorizado, sairá um comprovativo de pagamento no terminal. Para pagar com NFC, encoste o seu telemóvel ao terminal de pagamento.

 

  • Em lojas online deverá selecionar a opção de pagamento MB WAY e inserir o seu número de telemóvel. Para finalizar a compra, deverá aceitar o pedido na sua aplicação.

 

Como receber dinheiro pelo MB WAY?

Pode pedir dinheiro de forma imediata e recebê-lo diretamente na sua conta. Basta selecionar o contacto, inserir o valor e validar a operação. A pessoa a quem pediu dinheiro receberá uma notificação. Assim que o pedido for aprovado, o dinheiro será automaticamente transferido para si.

 

Como levantar dinheiro com MB WAY?

Pode levantar dinheiro através de uma caixa automática sem cartão bancário e utilizando apenas a app.. Escolha o montante que pretende levantar e insira o código de levantamento no multibanco, após premir a tecla verde. Poderá ainda partilhar este código com os seus contactos.

 

Pode, também:

 

  • Controlar os seus pagamentos autorizados: pode controlar todas as suas subscrições e compras recorrentes. Escolha o tipo de subscrição ou compra recorrente no site do comerciante aderente, selecione como meio de pagamento “MB WAY Pagamentos Autorizados”, coloque o seu número de telemóvel associado ao serviço e confirme na sua app o pagamento da sua mensalidade, onde define o cartão onde pretende ser cobrado o valor e limite mensal.

 

  • Enviar dinheiro aos seus contactos de forma simples e imediata. Selecione o contacto a quem vai enviar dinheiro, indique o valor a transferir e valide a operação de forma segura. Por fim, receberá uma confirmação da operação.

 

  • Gerar cartões MB NET e utilizá-los no site do comerciante.

 

  • Dividir a conta naqueles jantares de amigos ou em qualquer outra ocasião através da app. Selecione os contactos com quem pretende dividir a conta, indique o valor total e valide a operação. Os contactos selecionados irão receber uma notificação na aplicação e, à medida que os pedidos forem sendo aceites, receberá o dinheiro automaticamente na sua conta.

 

  • Utilizar o multibanco sem ter o cartão consigo. Pressione a tecla verde do multibanco e, na sua aplicação MB WAY, escolha com que cartão quer aceder. Faça a leitura do QR Code com a câmara do seu telemóvel para iniciar a sua sessão no multibanco.

 

  • Ser solidário e transferir donativos para instituições de solidariedade através do SER SOLIDÁRIO na aplicação. Para isso basta escolher uma das instituição disponíveis e introduzir o montante a doar.

 

Todas estas funcionalidades irão facilitar a sua vida no ato de pagar uma compra, um serviço ou fazer uma transferência, seja ela para um amigo ou uma instituição.

 

É uma plataforma segura, mas nunca se esqueça de garantir a sua segurança nas compras online.

 

 

Como aderir ao MB WAY?

Existem 2 formas de adesão: Via multibanco e via app MB WAY

 

Para aderir no multibanco:

 

1. Selecionar a opção “MB WAY” no multibanco, inserir o seu número de telemóvel e definir um PIN com seis dígitos.

 

2. Fazer download da app e inserir o seu número de telemóvel e o PIN que definiu no multibanco.

 

Receberá um sms com código de ativação que será preenchido de forma automática na app e o serviço fica pronto a ser utilizado.

 

Para aderir na app:

 

Os dados de adesão e registo no MB WAY para o utilizador serão sempre o seu número de telemóvel e o PIN. Para aderir através da app, deve ter o seu número de telemóvel atualizado no seu banco e seguir os seguintes passos:

 

1. Fazer download da app e introduzir o seu número de telemóvel

 

2. Introduzir os dados do seu cartão

 

3. Definir o seu PIN com 6 dígitos

 

Os dados de adesão e registo no MB WAY para o utilizador serão sempre o seu número de telemóvel e o PIN.

 

 

MB WAY em Portugal e no estrangeiro

Depois de aderir ao serviço basta começar a utilizar as funcionalidades faladas anteriormente. E pode realizar transferências para números internacionais desde que o destinatário da transferência já esteja registado no MB WAY.

 

Neste momento já é possível utilizar a aplicação MB WAY no estrangeiro, mas não levantar dinheiro.

 

No site do MB WAY encontra vários vídeos explicativos das diferentes funcionalidades que poderão ajudar no caso de dúvidas.

 

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

O que achou deste artigo?

Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.

Agradecemos a sua opinião!

A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.

Salto Santander

Agradecemos o seu contributo!

Faça parte da família Santander

Sem papéis nem idas ao banco – fácil. Abra uma conta agora.

Abra uma conta agora Abra uma conta agora

Informação de tratamento de dados

O Banco Santander Totta, S.A. é o responsável pelo tratamento dos dados pessoais recolhidos.

O Banco pode ser contactado na Rua da Mesquita, 6, Centro Totta, 1070-238 Lisboa.

O Encarregado de Proteção de Dados do Banco poderá ser contactado na referida morada e através do seguinte endereço de correio eletrónico: privacidade@santander.pt.

Os dados pessoais recolhidos neste fluxo destinam-se a ser tratados para a finalidade envio de comunicações comerciais e/ou informativas pelo Santander.

O fundamento jurídico deste tratamento assenta no consentimento.

Os dados pessoais serão conservados durante 5 anos, ou por prazo mais alargado, se tal for exigido por lei ou regulamento ou se a conservação for necessária para acautelar o exercício de direitos, designadamente em sede de eventuais processos judiciais, sendo posteriormente eliminados.

Assiste, ao titular dos dados pessoais, os direitos previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados, nomeadamente o direito de solicitar ao Banco o acesso aos dados pessoais transmitidos e que lhe digam respeito, à sua retificação e, nos casos em que a lei o permita, o direito de se opor ao tratamento, à limitação do tratamento e ao seu apagamento, direitos estes que podem ser exercidos junto do responsável pelo tratamento para os contactos indicados em cima. O titular dos dados goza ainda do direito de retirar o consentimento prestado, sem que tal comprometa a licitude dos tratamentos efetuados até então.

Ao titular dos dados assiste ainda o direito de apresentar reclamações relacionadas com o incumprimento destas obrigações à Comissão Nacional da Proteção de Dados, por correio postal, para a morada Av. D. Carlos I, 134 - 1.º, 1200-651 Lisboa, ou, por correio eletrónico, para geral@cnpd.pt (mais informações em https://www.cnpd.pt/).

Para mais informação pode consultar a nossa política de privacidade (https://www.santander.pt/politica-privacidade).