Movimentos estranhos na sua conta bancária podem ser surpresas muito desagradáveis para as suas finanças. Saiba como se proteger.
Tem medo de ser vítima de fraude? Basta adotar alguns cuidados e tudo vai correr melhor. Fique a conhecer alguns conselhos úteis.
Simples e práticos, os cartões de pagamento são essenciais no nosso dia a dia, mas podem também ser uma janela aberta para pessoas com segundas intenções. Por esse motivo, há um conjunto de boas práticas que pode adotar para evitar ser alvo de fraudes com cartões de crédito.
Estes crimes podem assumir diferentes formas, algumas mais sofisticadas do que as outras.
1. Telefonemas de instituições fazendo-se passar por bancos (ou outras entidades fidedignas e conhecidas). Apresentam situações urgentes e pedem dados do cartão para as resolver no imediato
2. Phishing. Mensagens fraudulentas, por exemplo via SMS ou em sites da internet, desenhadas para que revele informação sensível ao enviarem para sites falsos, muito parecidos com os que normalmente utiliza pedindo dados bancários e pessoais
3. Roubo de cartas. Que contenham documentos pessoais e informações sobre o cartão de crédito. Frequentemente são ilicitamente apropriados os cartões físicos e respetivos PINs
4. ATM (vulgo Multibanco) skimmers ou clonagem de cartões. Menos usado em Portugal do que noutros tempos, consiste na introdução de uma peça que captura o cartão para ser retirado em seguida pelos burlões ou que copia a banda magnética do cartão para ser utilizado em equipamentos ou geográficas com fracos controlos de segurança
Existem outras práticas fraudulentas. Para as evitar, conheça os oito principais comportamentos a assumir.
Se adotar os seguintes cuidados, pode reduzir bastante as hipóteses de ser vítima de fraude de cartão de crédito:
Está à espera de um cartão novo? Fique atento. Se não chegar na data prevista, contacte o banco. Assim que o receber, assine o cartão no verso e destrua o antigo.
Mais vale prevenir do que remediar. Por isso, não transporte o seu cartão de pagamentos na carteira. Opte por guardá-lo num local de confiança e utilize-o apenas quando for necessário. Se tiver de andar com ele na carteira, procure usar uma carteira que bloqueie o contactless se usar transportes públicos.
Não utilize o cartão de crédito como depósito, nem deixe fotocopiar o verso para garantir uma caução. Pode mesmo cobrir o código de segurança e a data de validade com uma etiqueta, para impedir que seja usado facilmente.
Recebeu uma mensagem que parece do banco e pede para aceder a um link ou partilhar informação pessoal? Ignore. Esta é uma fraude de cartão de crédito comum e, ao fazê-lo, está a criar um canal com acesso direto a dados confidenciais e à sua conta bancária.
Uma forma bem simples de evitar fraudes com cartões de crédito passa por ter cuidado quando está a levantar dinheiro ou a fazer um pagamento.
Antes de introduzir o cartão certifique-se que o ATM (Caixa Multibanco) ou o TPA (Terminal de Pagamento Automático) têm o aspeto esperado. Fique atento a sinais de alteração ou danos, em particular, na ranhura onde insere o cartão. Se algo lhe parecer errado, não utilize o equipamento.
Assegure-se que o website onde faz compras é fidedigno e que tecla manualmente o endereço no browser (ao invés de recorrer a motores de pesquisa). No entanto, em caso de dúvida, contacte primeiro a loja e pesquise sobre a mesma. Há lojas e sites legítimos que têm má reputação: aprenda com os erros dos outros.
Saiba mais sobre fazer compras online com segurança.
O pagamento contactless evita que marque o PIN no TPA para realizar compras até 50 euros. Dê preferência a esta tecnologia, já que os limites de pagamento são mais apertados, mas esteja atento aos seguintes sinais:
É uma forma de comprovar a transação que acabou de realizar com o cartão de crédito, seja uma compra num TPA ou levantamento de dinheiro num ATM.
Perdeu o cartão, roubaram-no ou tem a sensação que foi enganado? Contacte a entidade emissora de imediato para o cancelar. Se é cliente Santander, use estes contactos. Se possível, transfira o dinheiro dessa conta para outra segura.
Se, mesmo prevenido, for vítima, o Santander está preparado para o apoiar em caso de roubo ou extravio do cartão.
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