São dados pessoais qualquer informação relativa a si e que permita identificá-lo, direta ou indiretamente (por exemplo, o nome, o número de identificação civil ou fiscal, dados de localização ou dados de contacto).
O Santander apenas recolhe dados pessoais em conformidade com a legislação aplicável.
Podemos recolher os seus dados pessoais a partir de diferentes fontes e estes dados podem estar relacionados com qualquer um dos produtos ou serviços que contratou, que detém ou deteve no passado.
Podemos ainda recolher os seus dados pessoais quando interage connosco, por exemplo, quando visita os nossos websites ou aplicações móveis, quando nos contacta telefonicamente ou quando visita uma das nossas agências ou nos questiona sobre qualquer um dos nossos produtos ou serviços.
Podemos recolher alguns dados pessoais diretamente através de si ou de terceiros que sejam seus intermediários ou que estejam relacionados com os produtos ou serviços que subscreveu. Podemos também recolher dados pessoais de fontes acessíveis ao público.
Os dados pessoais que recolhemos podem incluir:
a) Dados pessoais que nos fornece diretamente, tais como:
- Dados de identificação e outros dados conexos, como o seu nome completo, idade, sexo, estado civil, profissão, data e local de nascimento, morada, código postal, número de carta de condução e informações constantes do seu documento de identificação com fotografia
- Detalhes de contacto, por exemplo, endereço de correio eletrónico, telefone fixo e número de telemóvel
- Informações relativas ao seu percurso académico e/ou profissional, como o seu certificado académico e identidade da sua atual entidade empregadora, bem como os seus rendimentos, subsídios de que beneficia ou reforma auferida
- Informações e opiniões expressas que nos transmite ao participar em estudos de mercado
- Dados de login e de subscrição do utilizador, por exemplo, credenciais de login para aplicações bancárias (como o NetBanco e a App Santander)
- Outras informações que nos fornece através do preenchimento de formulários ou contactando connosco presencialmente, por telefone, email, online ou por qualquer outro meio
- Se subscrever algum seguro com a nossa intervenção, também podemos recolher:
- Informações relativas aos seus familiares ou outros terceiros que possam estar cobertos ou beneficiar da sua apólice de seguro ou que estão financeiramente dependentes de si
- Informações relevantes para a sua apólice de seguro, incluindo detalhes de apólices e histórico de reclamações anteriores
- Informações sobre o estilo de vida, por exemplo, se é fumador ou se consome bebidas alcoólicas, se pretender uma apólice de seguro de vida
- Detalhes sobre a sua saúde física ou mental, relevantes para a sua apólice
- Detalhes sobre o seu registo criminal ou informações relacionadas (inclui informação relativa a infrações ou alegadas infrações)
- Qualquer outra informação que seja relevante no âmbito do seguro subscrito.
Podemos ainda recolher dados pessoais de potenciais clientes do banco (e.g., nome, morada, idade, endereço de correio eletrónico e contacto telefónico) através de diversas fontes, como campanhas promocionais, stands de venda do Santander e redes sociais. A recolha destes dados não é obrigatória e é feita com base no consentimento dos respetivos titulares dos dados.
b) Dados pessoais que recolhemos ou geramos sobre si, tais como:
- Informações financeiras/bancárias e informações sobre a sua relação connosco, incluindo o seu número de conta, número do cartão, extratos bancários e histórico de crédito, os produtos e serviços que detém, os canais que utiliza e as suas formas de interagir connosco, a sua capacidade para obter e gerir o seu crédito, tendo em atenção, nomeadamente, o valor suportado com o pagamento de rendas, o seu histórico de pagamentos, registo de transações, pagamentos, incluindo detalhes salariais e deduções fiscais, e informações relativas a reclamações e litígios
- Informações que utilizamos para o identificar e autenticar, por exemplo, a sua assinatura e dados biométricos, tais como a sua voz ou imagem para identificação por voz ou por imagem, ou informação adicional que recebemos de fontes externas e de que necessitamos para garantir a conformidade legal dessa identificação ou autenticação
- Informação geográfica, por exemplo, relativa às agências bancárias e máquinas de multibanco que utiliza
- Informação incluída na documentação do cliente, por exemplo, um registo das recomendações que lhe tenhamos feito na qualidade de investidor
- Informações de marketing e vendas, por exemplo, detalhes sobre o serviço que recebe e as suas preferências
- Informações sobre o seu dispositivo ou sobre o software que utiliza, por exemplo, o seu endereço IP e especificação técnica
- Cookies e tecnologias similares que utilizamos para o reconhecer, lembrar as suas preferências e adaptar o conteúdo que lhe fornecemos (incluindo histórico e horários de navegação) – a nossa política de cookies contém mais detalhes sobre como utilizamos cookies e pode ser encontrada em: www.santander.pt/politica-cookies.
- Informação de avaliação de risco, por exemplo, avaliação de risco de crédito e comportamento transacional
- Dados resultantes de investigação interna, por exemplo, verificações de due diligence, sanções e controlos de branqueamento de capitais, conteúdos e metadados relacionados com os intercâmbios relevantes de informação entre os indivíduos e/ou organizações, incluindo correio eletrónico, voice-mail, chat, etc
- Registo de correspondência e outras comunicações, incluindo correio eletrónico, chat, mensagens automáticas e comunicações nos meios de comunicação social
- Informações de que necessitamos para cumprir as nossas obrigações legais e regulamentares, por exemplo, informações sobre detalhes das suas transações, deteção de qualquer atividade suspeita e invulgar e informações sobre as partes relacionadas consigo ou com estas atividades.
c) Informações que recolhemos de outras fontes, tais como:
- Informações obtidas junto de entidades públicas/oficiais intermediários de crédito/parceiros comerciais ou empresas especializadas, para confirmação ou obtenção dos dados necessários à execução da relação contratual ou para diligências pré-contratuais a pedido do titular dos dados, incluindo a consulta à informação centralizada que lhe respeite, junto da Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal
- Informações que peça para recolhermos, por exemplo, informações sobre as suas contas noutros bancos ou participações em outras empresas, incluindo informações sobre transações
- Informações de fornecedores, por exemplo, informações que nos ajudem a combater a fraude ou que se relacionem com as suas interações sociais (incluindo comunicações através dos meios de comunicação social, entre indivíduos, organizações, etc.)
- Caso tenha subscrito um seguro, também podemos recolher:
- Informações relacionadas com a subscrição do seguro
- Informações relacionadas com os seus registos médicos, com o seu consentimento
- Informações relativas ao seu histórico de subscrição de apólices de seguro
- Informações sobre terceiros envolvidos ou relacionados com a sua apólice de seguro ou com um sinistro
- Informação proveniente de fontes publicamente disponíveis.
Obrigação de fornecer os seus dados pessoais
No âmbito das relações comerciais e contratuais é obrigatória a apresentação e recolha dos dados pessoais de clientes e outros titulares (por exemplo, garantes, representantes, beneficiários efetivos, titulares do órgão de administração ou equivalente que não sejam representantes do cliente na relação com o banco, titulares de participações no capital social ou direitos de voto iguais ou superiores a 5%, portadores de cartões, terceiros depositantes, herdeiros, pessoas seguras, terceiros lesados e beneficiários de produtos de seguros), conforme aplicável, necessários para o cumprimento de obrigações e diligências pré-contratuais e contratuais ou de obrigações legais às quais o Santander está sujeito.
Quando os dados pessoais cuja recolha seja obrigatória não sejam obtidos, o Santander poderá ter de recusar a celebração do contrato ou a execução de uma ordem ou ter de cessar o contrato que tenha consigo.
Sempre que a obtenção de determinados dados pessoais seja obrigatória, o Santander informá-lo-á dessa obrigatoriedade no momento da recolha.