Está à procura de cartão de crédito? Saiba o que é o cashback e como tirar proveito deste benefício.
Um cartão de crédito pode ter benefícios que vão além da possibilidade de obter uma linha de financiamento todos os meses. Uma das vantagens mais procuradas é a possibilidade de receber dinheiro de volta. Saiba o que é o cashback, quanto pode ganhar e como utilizar esta funcionalidade sem entrar em sobre-endividamento.
O cashback é um benefício comum em alguns cartões de crédito ou marcas. É um termo inglês que, em português, significa “dinheiro de volta”. Assim;
Um cartão de crédito com cashback funciona como um incentivo para utilizar mais frequentemente este meio de pagamento. Através deste tipo de programas, pode receber de volta uma percentagem dos gastos que realiza.
Para beneficiar do cashback dos cartões de crédito é necessário que faça compras utilizando este meio de pagamento. Posteriormente, o dinheiro será creditado na conta associada ao cartão ou poderá utilizar esse valor em parceiros da instituição emissora, consoante as condições de utilização.
Já os programas de cashback de marcas têm, por regra, cartões de fidelização ou apps associadas. Assim, sempre que fizer compras em determinada loja e apresentar o cartão ou app na hora do pagamento, a percentagem que recebe de volta fica acumulada no cartão, podendo ser utilizada posteriormente noutra compra, feita nessa mesma loja.
O principal benefício dos cartões de crédito com cashback é a possibilidade de receber dinheiro quando faz compras, o que pode representar uma poupança. Para ter uma noção do benefício, veja o seguinte exemplo:
O João tem um um cartão de crédito com cashback que devolve 2% dos valores pagos com o cartão nas contas da casa (luz, água, gás e internet) e 1% nas restantes despesas. Todos os meses o João tem, por regra, 300 euros de despesas fixas da casa e gasta cerca de 300 euros em supermercado e outras compras. Todos os meses recebe de volta nove euros, o que perfaz uma devolução de 108 euros anuais.
Para escolher o melhor cartão com cashback deve ter em consideração alguns requisitos, nomeadamente a anuidade, a taxa de juro e os benefícios associados, como, por exemplo, os seguros incorporados e que podem ser bastante úteis.
Uma vez tendo escolhido o cartão de crédito, é importante que tenha uma utilização adequada do mesmo, para que as vantagens do cashback não se tornem numa dívida que não consegue controlar. Vale sempre a pena recordar que apenas deve recorrer a este mecanismo de pagamento se tiver a certeza que consegue pagar o valor em dívida.
Para ter uma utilização cuidadosa deste meio de pagamento, deve efetuar o pagamento a 100% do valor utilizado dentro do prazo definido e, assim, não terá de pagar juros. Saiba como usar bem o cartão de crédito.
Se pretende tirar o máximo partido deste benefício e utilizá-lo de forma correta, deve ler sempre as regras de utilização. O que deve ter em atenção:
Cashback e cash advance são dois benefícios dos cartões de crédito. Embora ambos contenham a palavra “cash” - e, por isso, muitas vezes confundidos -, são dois conceitos distintos.
O cashback, como já vimos, é a possibilidade de receber dinheiro de volta quando faz compras. O cash advance, ou adiantamento de numerário a crédito, é uma funcionalidade que permite levantar dinheiro com o cartão de crédito ou fazer uma transferência da conta cartão para a conta à ordem. Pode ser útil num momento em que precise de liquidez, mas não tenha disponibilidade financeira.
Mais uma vez, se pagar o valor em dívida dentro da data-limite não paga juros sobre o montante utilizado. No entanto, terá de pagar comissões sobre esta operação, que deve verificar antes de utilizar.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!