Sonha em comprar casa, mas acha ser impossível sem ter dinheiro para a entrada? Saiba como o crédito habitação jovem com 100% de financiamento pode transformar o seu sonho em realidade.
Comprar casa é um dos maiores sonhos dos jovens portugueses, mas também um dos desafios mais difíceis de superar, especialmente com a subida dos preços e a exigência de grandes entradas iniciais.
Felizmente, existem soluções como o crédito habitação jovem com 100% de financiamento, uma alternativa que pode transformar o sonho em realidade sem a necessidade de poupanças avultadas.
A Garantia Pessoal do Estado permite aos jovens até 35 anos adquirirem a primeira habitação própria e permanente sem necessidade de entrada inicial. Trata-se de um apoio do Estado, que disponibiliza uma Garantia Pública para cobrir até 15% do valor do empréstimo. Na prática, o Estado assume o papel de fiador, responsabilizando-se solidariamente perante o banco por essa percentagem do montante financiado, dando, assim, maior segurança às instituições bancárias na concessão do crédito.
Paralelamente, esta iniciativa inclui a isenção do Imposto Municipal sobre Transmissões (IMT) e do Imposto do Selo.
Para beneficiar desta medida, os jovens devem cumprir os seguintes critérios:
Para aceder à medida, os interessados devem:
Ao iniciar o pedido de crédito, deve apresentar:
A Garantia do Estado aplica-se exclusivamente a:
A Garantia Pessoal vigora nos primeiros 10 anos do crédito à habitação, a contar da data da celebração do contrato de crédito. O prazo do empréstimo mantém-se inalterado.
Se está à procura de mais soluções para facilitar o acesso à habitação e melhorar a sua qualidade de vida, veja as 14 medidas do Governo para apoiar os jovens e saiba como tirar o máximo proveito dessas oportunidades.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!