Se quer fazer remodelações em casa ou planear as suas férias, mas não tem dinheiro disponível, a solução pode ser pedir um crédito ao consumo. Mas quanto tempo demora um crédito pessoal a ser aprovado? É garantido que será aprovado? Descubra as respostas.
A vida não é linear e, às vezes, pode precisar de dinheiro numa situação que não estava à espera. O crédito pessoal pode ajudar a responder a um momento de aperto financeiro ou se pretende avançar com um projeto, mas não tem dinheiro disponível para fazer esse investimento.
Quer saber quanto tempo demora um crédito pessoal a ser aprovado? Continue a ler este artigo. Vamos explicar quais os fatores que as instituições financeiras valorizam para atribuição do empréstimo e se reúne as condições necessárias.
Antes de conceder um crédito pessoal, as instituições financeiras necessitam ter a certeza de que tem capacidade para pagar as prestações do montante emprestado. Ou seja, vão avaliar a sua capacidade para cumprir as obrigações que pretende assumir.
Ao fazer a análise de crédito, os bancos avaliam a sua situação financeira atual e o que poderá acontecer se os seus rendimentos reduzirem ou as despesas aumentarem.
Para fazer a análise de crédito, os bancos irão requisitar alguns dados relativos à sua idade, situação profissional, rendimentos e despesas regulares. Existem alguns fatores que os bancos têm em consideração para avaliar a atribuição do crédito pessoal. Fique a conhecê-los:
Costuma regularizar os seus créditos a tempo e horas ou já se atrasou a pagar uma prestação? Este é um dos principais critérios de análise dos bancos. Para tal, a instituição financeira irá consultar o Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal, onde constam os montantes de crédito de cada cliente e se já houve, em algum momento, incumprimentos. Neste caso, o banco pode recusar a atribuição.
A taxa de esforço é a percentagem do rendimento do agregado familiar que é destinado ao pagamento de prestações de crédito. O banco irá privilegiar uma taxa de esforço reduzida, pois isso significa que, se perder rendimentos, continua a ter capacidade para as pagar.
A instituição financeira irá analisar todas as suas fontes de rendimento, assim como do agregado familiar.
Ser cliente do banco em que vai pedir o crédito é uma mais-valia, uma vez que a instituição já conhece o seu perfil financeiro e, se cumprir os critérios acima referidos, será mais fácil tomar a decisão de aprovação.
Por regra, o crédito pessoal é um processo rápido, com aprovação até 48 horas. Pode solicitar montantes que vão desde os 1 500 euros até 75 000 euros, com prazos de pagamento entre os 24 e 84 meses. Se pedir crédito pessoal online e cumprir os requisitos, pode ter a aprovação em cinco minutos e imediatamente receber o dinheiro na sua conta. Se tiver um perfil cumpridor e uma boa relação com o banco, terá mais probabilidades de conseguir uma aprovação rápida.
O tempo de análise do crédito pessoal depende de alguns fatores, nomeadamente do montante, do histórico bancário, da relação que tem com a instituição financeira e da forma como faz o pedido. No entanto, tratando-se de um crédito pessoal costuma ser rápido.
Quando pede um crédito pessoal, além das informações pessoais o banco irá solicitar-lhe alguns documentos. Estes dependem da instituição em causa, mas, por regra, são requeridos:
Se depois de realizada a análise de crédito, o seu pedido for recusado, pode dever-se a vários motivos, nomeadamente se tiver:
Se procura de fazer um crédito pessoal, mas não sabe se reúne as condições necessárias, comece por fazer uma simulação. Demora apenas um minuto e fica logo a saber qual a prestação mensal para o montante e prazo pedidos.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!