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Metaverso: oportunidades, desafios e impacto nas empresas

19 fev 2025 | 6 min de leitura

O metaverso está a mudar a forma como interagimos, trabalhamos e consumimos. Neste artigo, exploramos o que é o metaverso, as principais preocupações, como as empresas podem aproveitar as suas vantagens e muito mais.

pessoa com oculos de realidade virtual no metaverso

O que é o metaverso?

O metaverso é um ambiente virtual imersivo construído através de tecnologias como a realidade virtual, a realidade aumentada e hologramas. Neste espaço virtual é possível, entre outras coisas, trabalhar, jogar, socializar, fazer compras e aprender utilizando avatares personalizados. 

 

O conceito do metaverso teve destaque no início dos aos 90 com o livro Snow Cash, de Neal Stephenson, que apresentou um mundo virtual onde as pessoas interagiam através de avatares. Desde então, tem evoluído e influenciado muitas pessoas e empresas, tornando-se particularmente famoso durante a pandemia COVID-19, onde surgiu a necessidade de criar relações interpessoais remotas. 

 

Mais do que um conceito, o metaverso é um ecossistema que expande as possibilidades da internet atual, integrando o mundo físico e digital de forma mais fluída. 

 

 

Como funciona o metaverso?

O metaverso usa plataformas digitais para criar ambientes tridimensionais (3D) acessíveis através de dispositivos como óculos de realidade virtual (VR), smartphones e computadores. Funciona com base em:

 

  • Tecnologias imersivas, como a realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR), que oferecem experiências sensoriais.
  • Blockchain, para assegurar a segurança das transações, como na compra de criptomoedas ou NFTs.
  • Infraestruturas de conetividade, como a rede 5G, que assegura interações em tempo real.

 

Em termos de utilidade, o metaverso serve como um espaço partilhado que transcende as limitações geográficas e permite a colaboração global.

 

 

Que preocupações deve ter?

Tudo o que faz no metaverso – os avatares que cria, as criptomoedas que compra, os jogos que joga, os eventos virtuais dos quais participa – são dados pessoais que está a oferecer. É importante ter em mente que, tal como acontece com as redes sociais, o utilizador do metaverso é o produto.

 

Apesar das oportunidades que oferece, o metaverso traz também alguns desafios que não devem ser ignorados:

 

  1. Privacidade e segurança: no metaverso os seus dados são utilizados para criar experiências personalizadas, o que parece fantástico a uma primeira vista. No entanto, não sabemos como é que esses dados serão usados, armazenados ou vendidos.
  2. Saúde mental: o uso excessivo da tecnologia digital está associado a uma série de queixas de saúde mental, como depressão ou ansiedade. Por prometer uma vida paralela perfeita, o metaverso pode criar uma desconexão emocional, aumentando a solidão e os problemas mentais.
  3. Custos e desigualdades: por ter custos elevados, a tecnologia necessária para aceder ao metaverso não só limita o acesso, como pode transformar o metaverso num ambiente elitista. 
  4. Buraco digital: a ideia de migrar para o metaverso implica deixar para trás as interações e experiências reais. O tempo gasto na realidade virtual, pode afastar os utilizadores do mundo real, tornando-os menos presentes e mais dependentes do mundo virtual – o que reforça o risco da alienação e perda de identidade.

 

 

Qual a diferença entre realidade virtual (VR) e metaverso?

Quem não conhece bem o conceito pode presumir que o metaverso é simplesmente um mundo virtual ao qual se pode aceder através de determinados dispositivos. Mas será que a realidade virtual e o metaverso são a mesma coisa? Não. Há várias diferenças entre eles:

 

  • Realidade virtual (VR): é uma tecnologia que cria ambientes imersivos, mas isolados, acessíveis através de dispositivos como óculos VR.
  • Metaverso: é um universo digital partilhado que pode integrar realidade virtual, mas inclui a interação social, economia própria e “continuidade” (os mundos virtuais continuam a existir mesmo quando ficamos offline).
  Realidade virtual Metaverso
Definição A realidade virtual é a tecnologia para criar ambientes tridimensionais (3D) com elementos visuais, auditivos e táteis. O metaverso é um mundo virtual com espaços tridimensionais (3D) onde os utilizadores podem explorar e interagir com conteúdos e outros utilizadores com os seus avatares.
Propriedade A marca detém o sistema de realidade virtual e todo o conteúdo relacionado. Os utilizadores têm propriedade total sobre os seus ativos e experiências no metaverso.
Tecnologia A realidade virtual é uma tecnologia limitada e a nuvem só chega ao ponto de fornecer ambientes 3D simulados. O metaverso obtém suporte de várias tecnologias, como a realidade virtual, a realidade aumentada, a descentralização e tecnologias de conetividade, além de facilitar a integração de novas tecnologias.
Experiências Os utilizadores estão limitados às experiências virtuais oferecidas pelo sistema de realidade virtual. Os utilizadores podem aceder a um leque vasto de experiências no metaverso.
Continuidade A experiência de realidade virtual termina assim que os utilizadores desligam o dispositivo. O metaverso é um mundo virtual partilhado e contínuo que existe mesmo quando o utilizador não está no metaverso. 

 

O que pode fazer através do metaverso?

Existem dezenas de coisas que pode fazer através do metaverso – até mesmo encontrar trabalho. Conheça 7 delas:

 

  1. Socializar: com o metaverso, pode ir a festas, concertos, exposições de arte, encontros e muito mais. Desde conversas casuais a reuniões formais, é possível fazer muito do que faz na vida real com o seu avatar. 
  2. Criar cenas, jogos e experiências: algumas plataformas também incluem ferramentas integradas onde pode criar em realidade virtual e não apenas experimentá-la de forma passiva. Dentro do metaverso, vai poder projetar mundos inteiros ou criar pequenos jogos.
  3. Conhecer pessoas: no metaverso, vai conseguir conhecer pessoas com interesses semelhantes ao seu e partilhar experiências únicas com elas.
  4. Conseguir um emprego: à medida que o metaverso evolui, a sua economia alimenta oportunidades de emprego únicas que não estão disponíveis em nenhum outro lugar. Por exemplo, ser um guia turístico do metaverso, ajudando novos utilizadores a explorar todas as experiências de realidade virtual disponíveis na plataforma.
  5. Comprar produtos reais e virtuais: o metaverso permite que os utilizadores interajam com os produtos de uma forma bem diferente das lojas online. O avatar pode entrar numa loja virtual, percorrer os corredores, experimentar produtos e pagar diretamente com criptomoedas. Podem comprar produtos virtuais para seus avatares ou iniciar uma compra no mundo real e receber o produto posteriormente.
  6. Investir em imobiliário virtual: é possível comprar terrenos e propriedades no metaverso com NFT’s. Além de comprar, pode também vender e alugar imóveis para criar experiências ou gerar rendimento.
  7. Jogar jogos de realidade virtual: os jogos de realidade virtual são um dos principais casos de uso do metaverso e, sem dúvida, o propósito para o qual foram concebidos pela primeira vez. 

 

 

Como uma empresa pode aproveitar o metaverso?

Ainda que possa parecer que o metaverso está voltado exclusivamente para o lazer e o entretenimento, a verdade é que existe também uma vertente profissional que pode e deve ser explorada pelas empresas.

 

Com o seu ambiente imersivo e interativo, o metaverso consegue transformar a forma como as organizações operam e formam os seus colaboradores e como se conectam com os seus clientes.

 

 

Conheça 3 formas de usar o metaverso no seu negócio:

  1. Teletrabalho
    As possibilidades do teletrabalho podem mudar substancialmente nestes ambientes virtuais, sendo um avanço nas atuais fórmulas de trabalho à distância, que também podem ajudar quem trabalha regularmente a partir de casa a não se sentir sozinho. O desenvolvimento de escritórios virtuais pode trazer algumas vantagens associadas como a redução de custos e na melhoria da comunicação em tempo real entre os diferentes membros da equipa.

  2. Produtividade e formação
    Ainda que possa ser aplicado a outros setores, é talvez na indústria onde a importância desta produtividade e formação associada ao desenvolvimento do metaverso é mais evidente.

    Graças ao uso de simulações virtuais, as empresas podem antecipar resultados e até economizar custos ao poder alterar a estratégia ou as linhas de montagem com modelos 3D.

    Estes espaços ajudam a promover a segurança da empresa, a formação da mão-de-obra e servem também para melhorar a prevenção de riscos profissionais.

    A realização de eventos e conferências é também uma das possibilidades oferecidas pelo metaverso para as empresas assistirem a palestras, visitarem feiras ou estabelecerem contactos profissionais.

    Além de ter uma vantagem óbvia na redução de custos e inconvenientes logísticos, também serve para aumentar o alcance e a acessibilidade, eliminando restrições geográficas.

  3. Compras e melhoria da experiência do cliente
    No metaverso, também podem ser criados ambientes virtuais na área de compras, onde os consumidores podem experimentar produtos, escolhendo os que desejam comprar graças a uma experiência imersiva baseada em tecnologias como a realidade virtual ou a realidade aumentada. Além disso, pode trazer consigo uma personalização da experiência do cliente que pode melhorá-la substancialmente.

    Devido à natureza descentralizada destes mundos virtuais, o acesso às lojas pode ser feito através de qualquer lugar do mundo, eliminando barreiras e incluindo a possibilidade de internacionalização dos negócios.

 

 

 

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