Pense antes de clicar ou responder

Desconfie de contactos inesperados ou desconhecidos. Na dúvida, não responda nem clique em links.
  • Conheça bem as possíveis ameaças

     

    Saber quais são e como funcionam os tipos de fraude online é o primeiro passo para não cair num deles.

    • Ataques não direcionados

    O alvo é um grande número de pessoas

     

    Os criminosos fazem-se passar por uma marca ou empresa conhecida através de emails, SMS ou telefonemas

    • Ataques direcionados

    Os alvos são pessoas com funções específicas dentro de uma empresa

     

    O criminoso faz-se passar por um Quadro Diretivo e envia uma mensagem à vítima pedindo informação confidencial, ou que faça um pagamento, esperando que assim não se façam perguntas, nem seja denunciado.

  • Esteja atento a emails e outras comunicações

     

    O phishing é a ameaça mais comum à segurança na internet.

     

    Sempre que receber um email, SMS, mensagem instantânea ou telefonema, pergunte-se:

    • Estava à espera desse contacto?
    • Conhece a pessoa ou empresa que o está a contactar?
    • Estão a pedir-lhe para clicar num link, partilhar informação ou descarregar um ficheiro?
  • Na dúvida, não clique em links nem partilhe dados

     

    Se não tiver a certeza de que está a falar com alguém que conhece e em quem confia, não clique em nada, não descarregue ficheiros e não partilhe informações.

     

    Se tiver dúvidas ou desconfiar de que é um contacto malicioso, confirme a informação:

    • No site oficial ou outro canal fidedigno, no caso de ser um contacto de uma marca ou empresa
    • Usando um contacto que conheça, como um número de telefone ou email oficial.

     

    Se não conseguir confirmar ou perceber que é uma tentativa de fraude, deve reportar o contacto suspeito.

Mantenha as suas palavras-passe seguras

Escolha passwords complexas, altere-as com frequência e não as partilhe com ninguém.

Como manter passwords seguras

Se suspeitar,
reporte

Se suspeita que foi vítima de fraude ou teve um contacto que lhe pareceu estranho, avise-nos. Mais vale prevenir que remediar.

Como reportar um contacto suspeito

Foi vítima de fraude ou teve um contacto suspeito?

  • Fraude ou burla numa conta Santander

    Ligue +351 217 807 399

    De Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional)

    Atendimento 24h, todos os dias. 

     

    Se preferir, vá a um balcão.

    superlinha Santander
  • Fraude num cartão Santander

    Ligue +351 217 807 155

    De Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional)

    Atendimento 24h, todos os dias.

     

    Se preferir, vá a um balcão.

    superlinha Santander