Vishing: Burlas com telefonemas falsos

Prepare-se para este tipo de situações. O mais importante é nunca partilhar por telefone os códigos de autorização de pagamentos ou compras.

É essencial que…

  1. Proteja a sua informação bancária e pessoal

    As burlas online estão a crescer e, por vezes, são feitas a partir de chamadas telefónicas falsas para dar mais credibilidade ao ataque.


  2. Esteja preparado para este tipo de situações

    O mais importante é nunca partilhar por telefone os códigos de autorização de
    pagamentos ou compras. Esteja atento e em caso de dúvida contacte o seu banco.


  3. Se desconfiar informe o seu banco

    Se lhe forem solicitados dados (como os códigos de autorização de pagamentos ou compras), poderá estar a ser alvo de burla. O banco não pede essas informações.


  • É uma burla feita pelo telefone

    • A pessoa que liga diz que trabalha para o banco ou outra empresa conhecida
    • Por vezes só querem recolher ou confirmar os seus dados pessoais para que possam ser usados mais tarde contra si
    • Utilizam uma conversa muito convincente e tentam obter informações detalhadas dos seus cartões de crédito ou de mensagens SMS para autorização de compras ou pagamentos, que são usados para efetuar burlas
    • Muitas vezes têm dados pessoais ou financeiros que foram recolhidos em redes sociais, ou em fugas de dados para a internet ou através da recolha em sites falsos (phishing).
  • Chamada direta

    • Recebe uma chamada alegadamente do banco a informar que existe um problema grave com as suas contas e que tem de ser resolvido de imediato

    • Exemplo de Vishing por chamada direta: está ocupado no trabalho e a meio da manhã recebe uma chamada no seu telemóvel de alguém que diz ser do banco com um problema onde a resolução passa por partilhar um código que vai então receber no seu telemóvel. Os códigos de operações que recebe no seu telemóvel servem para autorizar pagamentos e não, por exemplo, para os cancelar
    • Cuidados a ter:
      • 1. Não aja por impulso
      • 2. Os códigos são secretos e intransmissíveis por vários motivos. Se tentarem obter informações, desligue a chamada e ligue para a Superlinha a reportar a tentativa de burla.
  • Chamada apoiada em phishing

    • Pedem-lhe as credenciais de acesso ao banco ou outro tipo de informações bancárias ou pessoais
    • Exemplo de vishing por chamada apoiada em Phishing: recebe um email ou SMS em nome do banco a alertar que as suas credenciais foram suspensas por questões de segurança e a mensagem contém um link. Sabe que deve inspecionar os links antes de clicar, mas como estava distraído, clicou porque tem um pagamento importante para fazer e está fora em viagem. O link leva-o para uma página falsa muito parecida com a do banco, onde introduz as suas credenciais e mais alguns dados pessoais, incluindo o número do telemóvel. Pouco tempo depois, recebe um SMS para autorizar uma transferência e, quase em simultâneo, uma chamada de alguém que se tenta passar por um empregado do banco a tentar obter a confirmação do código constante no SMS. Está perante uma tentativa de vishing.
    • Cuidados a ter:
      • 1. Lembre-se: os códigos de autorização de compras ou de pagamentos que são enviados para o telemóvel pelo banco irão fazer com que o dinheiro saia da sua conta. Nunca os dê a ninguém
      • 2. Se tentarem obter informações, desligue a chamada e ligue para a SuperLinha a reportar a tentativa de burla.
  • Não clique em anexos ou links de mensagens instantâneas de contactos suspeitos

  • Confirme a veracidade do número de telefone de origem da chamada

  • Não partilhe dados pessoais ou siga instruções de contactos suspeitos (em caso de dúvida contacte o seu banco)

  • Não partilhe dados sensíveis nas redes sociais porque essa prática pode fornecer
    informações a possíveis atacantes

  • Esteja atento e não se deixar pressionar por pedidos de pagamento urgentes

  • Desconfie sempre das mensagens e das chamadas que recebe, com pedidos de
    códigos de autorização, se não está a fazer uma transferência ou um pagamento

  • Para verificar se o contacto é suspeito verifique a veracidade do pedido, o remetente e a urgência do pedido

  • Informe a SuperLinha sempre que suspeitar de burla ou tentarem obter informações dos seus dados bancários.

Burlas online e pagamentos suspeitos

Reconhecer os sinais é o primeiro passo para garantir a sua segurança.

Conheça os cuidados a ter com burlas

Mantenha as suas palavras-passe seguras

Escolha passwords complexas, altere-as com frequência e não as partilhe com ninguém.

Como manter passwords seguras

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  • Fraude ou burla numa conta Santander

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