Prepare-se para este tipo de situações. O mais importante é nunca partilhar por telefone os códigos de autorização de pagamentos ou compras.
É essencial que…
Proteja a sua informação bancária e pessoal
As burlas online estão a crescer e, por vezes, são feitas a partir de chamadas telefónicas falsas para dar mais credibilidade ao ataque.
Esteja preparado para este tipo de situações
O mais importante é nunca partilhar por telefone os códigos de autorização de
pagamentos ou compras. Esteja atento e em caso de dúvida contacte o seu banco.
Se desconfiar informe o seu banco
Se lhe forem solicitados dados (como os códigos de autorização de pagamentos ou compras), poderá estar a ser alvo de burla. O banco não pede essas informações.
O que é o vishing e como posso estar alerta?
É uma burla feita pelo telefone
A pessoa que liga diz que trabalha para o banco ou outra empresa conhecida
Por vezes só querem recolher ou confirmar os seus dados pessoais para que possam ser usados mais tarde contra si
Utilizam uma conversa muito convincente e tentam obter informações detalhadas dos seus cartões de crédito ou de mensagens SMS para autorização de compras ou pagamentos, que são usados para efetuar burlas
Muitas vezes têm dados pessoais ou financeiros que foram recolhidos em redes sociais, ou em fugas de dados para a internet ou através da recolha em sites falsos (phishing).
Várias formas de vishing
Chamada direta
Recebe uma chamada alegadamente do banco a informar que existe um problema grave com as suas contas e que tem de ser resolvido de imediato
Exemplo de Vishing por chamada direta: está ocupado no trabalho e a meio da manhã recebe uma chamada no seu telemóvel de alguém que diz ser do banco com um problema onde a resolução passa por partilhar um código que vai então receber no seu telemóvel. Os códigos de operações que recebe no seu telemóvel servem para autorizar pagamentos e não, por exemplo, para os cancelar
Cuidados a ter:
1. Não aja por impulso
2. Os códigos são secretos e intransmissíveis por vários motivos. Se tentarem obter informações, desligue a chamada e ligue para a Superlinha a reportar a tentativa de burla.
Chamada apoiada em phishing
Pedem-lhe as credenciais de acesso ao banco ou outro tipo de informações bancárias ou pessoais
Exemplo de vishing por chamada apoiada em Phishing: recebe um email ou SMS em nome do banco a alertar que as suas credenciais foram suspensas por questões de segurança e a mensagem contém um link. Sabe que deve inspecionar os links antes de clicar, mas como estava distraído, clicou porque tem um pagamento importante para fazer e está fora em viagem. O link leva-o para uma página falsa muito parecida com a do banco, onde introduz as suas credenciais e mais alguns dados pessoais, incluindo o número do telemóvel. Pouco tempo depois, recebe um SMS para autorizar uma transferência e, quase em simultâneo, uma chamada de alguém que se tenta passar por um empregado do banco a tentar obter a confirmação do código constante no SMS. Está perante uma tentativa de vishing.
Cuidados a ter:
1. Lembre-se: os códigos de autorização de compras ou de pagamentos que são enviados para o telemóvel pelo banco irão fazer com que o dinheiro saia da sua conta. Nunca os dê a ninguém
2. Se tentarem obter informações, desligue a chamada e ligue para a SuperLinha a reportar a tentativa de burla.
O que devo fazer?
Não clique em anexos ou links de mensagens instantâneas de contactos suspeitos
Confirme a veracidade do número de telefone de origem da chamada
Não partilhe dados pessoais ou siga instruções de contactos suspeitos (em caso de dúvida contacte o seu banco)
Não partilhe dados sensíveis nas redes sociais porque essa prática pode fornecer
informações a possíveis atacantes
Esteja atento e não se deixar pressionar por pedidos de pagamento urgentes
Desconfie sempre das mensagens e das chamadas que recebe, com pedidos de
códigos de autorização, se não está a fazer uma transferência ou um pagamento
Para verificar se o contacto é suspeito verifique a veracidade do pedido, o remetente e a urgência do pedido
Informe a SuperLinha sempre que suspeitar de burla ou tentarem obter informações dos seus dados bancários.
Burlas online e pagamentos suspeitos
Reconhecer os sinais é o primeiro passo para garantir a sua segurança.