Pegada digital. Seja discreto online e em público

O que vai encontrar se pesquisar o seu nome online? Esteja atento ao que partilha e controle a sua pegada digital.
  • Pesquise o seu nome em motores de busca com frequência

    • Confirme se a informação que encontrou é necessária e está atualizada. Se encontrar informação que não devia ser pública, apague-a ou torne-a privada
    • Encontrou informação que não partilhou? Se é uma foto ou vídeo publicado por um amigo, peça-lhe que apague. Se encontrou informação sua num site ou aplicação, procure os contactos oficiais e peça sempre por escrito, via email ou carta, que a apaguem ou atualizem.
  • Pense antes de partilhar fotos, vídeos ou outros conteúdos

    • Não só em redes sociais, mas também em sites ou em conversas de grupo. Lembre-se que o que partilha é visto e pode ser guardado por outras pessoas - mesmo que apague mais tarde, não consegue garantir de que a informação desaparece
    • Analise as suas fotos e vídeos antes de partilhar. Pode estar a revelar mais do que o necessário e a tornar-se mais vulnerável a ataques informáticos. Confirme sempre se há dados sensíveis, como detalhes da sua morada, dos seus cartões do banco ou informações restritas de trabalho. Pense antes de publicar.
  • Organize os seus emails e aplicações

    • Apague perfis antigos em redes sociais e aplicações que já não usa. Alguma informação pode ser encontrada online mesmo que já não use os perfis e aplicações em questão. Deve apagar ou desativar o perfil que lhe está associado, e só depois desinstalar a aplicação do seu smartphone, tablet ou computador
    • Reveja as permissões das aplicações que usa. Pode limitar o acesso a informações como a sua localização, contactos, fotografias, ou outros dados pessoais
    • Faça uma limpeza aos seus emails. Pode começar por eliminar contas de email que já não usa, mas lembre-se de verificar e apagar primeiro os dados que lhes tem associados. Reveja também as suas subscrições e anule as que já não lhe fazem sentido.

     

  • Dedique algum tempo a definir as suas preferências e opções de privacidade em sites e aplicações

  • Não permita que os motores de busca guardem o seu histórico de pesquisa

  • Limpe o seu histórico e dados de navegação com frequência

Phishing. Pense antes de clicar ou responder

Desconfie de contactos inesperados ou desconhecidos. Na dúvida, não responda nem clique em links.

Como lidar com tentativas de fraude

Mantenha as suas palavras-passe seguras

Escolha passwords complexas, altere-as com frequência e não as partilhe com ninguém.

Como manter passwords seguras

Foi vítima de fraude ou teve um contacto suspeito?

  • Fraude ou burla numa conta Santander

    Ligue +351 217 807 399

    De Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional)

    Atendimento 24h, todos os dias. 

     

    Se preferir, vá a um balcão.

    superlinha Santander
  • Fraude num cartão Santander

    Ligue +351 217 807 155

    De Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional)

    Atendimento 24h, todos os dias.

     

    Se preferir, vá a um balcão.

    superlinha Santander