SEPA (Single Euro Payments Area) é o nome dado a um grupo de 36 países europeus nos quais os pagamentos em euros são feitos com as mesmas condições que nos bancos nacionais. Os países que pertencem à área SEPA são:

  • Os 27 estados-membro da União Europeia (UE)
  • Os 3 países do Espaço Económico Europeu (EEE): Islândia, Liechtenstein e Noruega
  • 6 países que não pertencem ao EEE mas com o qual têm proximidade geográfica: Andorra, Mónaco, San Marino, Suíça, Reino Unido e Cidade do Vaticano.

 

Tipos de transferências SEPA


  • Transferência normal: para pagamentos em euros, sem limite de valor, entre contas bancárias de clientes dentro área SEPA. As transferências são feitas entre contas identificadas com código IBAN (International Bank Account Number), tal como indicado pelo emitente (pessoa que faz a transferência). O prazo de pagamento é de 1 dia útil após o pedido.
  • Transferência imediata: para assegurar que o destinatário recebe o valor no mesmo dia, em pouco tempo. As transferências imediatas podem ser feitas 24 horas por dia e 365 dias por ano, incluindo fins de semana e feriados. O prazo de pagamento é de 10 segundos após o pedido.

 

Vantagens das transferências SEPA

Estas transferências permitem fazer pagamentos para qualquer país da área SEPA através de uma conta, cartão ou outro instrumento de pagamento. As transferências SEPA são irrevogáveis, não podendo ser canceladas depois de executadas; e são rápidas e seguras.

 

 

Como identificar uma conta SEPA

Nos países da área SEPA, os antigos códigos de conta foram substituídos pelo código IBAN, que inclui o código de conta mas também um código de país (por exemplo, PT) e um número de controlo (por exemplo, 50). Pode verificar o seu IBAN na App Santander ou no NetBanco.

Faça parte da família Santander

Sem papéis nem idas ao banco – fácil. Abra uma conta agora.

Abra uma conta agora Abra uma conta agora