A inflação é a subida generalizada dos preços dos bens e serviços de uma economia ao longo de um determinado período de tempo. Em contexto de inflação, com um mesmo valor na carteira (por exemplo, 10 euros), compra hoje menos produtos do que aqueles que conseguia comprar ontem. A inflação pressupõe, assim, a diminuição do poder de compra.

 

Geralmente é um fenómeno temporário, que surge quando as economias passam de um período de contração para um de expansão; ou quando se verifica um contexto de instabilidade mundial. É uma das variáveis mais importantes da macroeconomia, e um elemento que os governos têm de ter em conta ao definirem as suas políticas económicas.

 

Calcula-se através da evolução do IPC (Índice de Preços no Consumidor).

 

 

Tipos de inflação

A inflação pode ser classificada de acordo com as causas que a produzem ou de acordo com a percentagem de aumento.

  • Estagflação: situação em que existe uma inflação elevada e uma estagnação do crescimento económico, com taxas de crescimento baixas ou até mesmo negativas. É uma das situações mais complexas de resolver, uma vez que as soluções para controlar o aumento dos preços e estimular a economia são muitas vezes contraditórias.
  • Inflação subjacente: variação dos preços dos bens e serviços de acordo com o IPC, mas sem ter em conta o efeito da energia e dos alimentos não processados. É um indicador mais preciso do que o indicador geral de inflação, porque permite compreender melhor a situação estrutural da economia de um país e ajuda a prever a evolução futura da inflação, eliminando fatores voláteis como a energia e os bens não transformados. É este o indicador que as autoridades e bancos centrais têm em conta para tomar medidas de política económica e monetária para combater a inflação.
  • Inflação galopante: a inflação é classificada como galopante quando há um aumento excessivo dos preços, ultrapassando dois ou três dígitos num ano (mais de 10 ou de 100%).
  • Hiperinflação: aumento de preços a taxas superiores a 1.000% ao ano. A hiperinflação é uma situação extrema e excecional, que leva a uma grave crise económica. Ocorre geralmente em tempos de guerra ou crises políticas, quando são implementadas políticas monetárias expansionistas que envolvem a impressão arbitrária de dinheiro. Em contexto de hiperinflação, os preços ficam descontrolados e o poder de compra cai rapidamente, pelo que os consumidores procuram gastar o seu dinheiro o mais rapidamente possível, antes que os preços subam ainda mais. 

 

Saiba mais sobre a inflação e como pode combatê-la no dia a dia