Remessa documentária de exportação ou importação

Se é exportador ou importador, reduza os riscos ou antecipe os fundos da transação com a remessa documentária.

Com a remessa documentária, pode...

  1. Ter um meio de cobrança ou pagamento internacional

    Para transações comerciais em que já existe um grau de confiança e de experiência entre importador e exportador.


  2. Ter um serviço de cobrança assente em documentos

    Cobrança de documentos financeiros (letras e recibos) e documentos comerciais (como faturas, documentos de transporte ou certificados).


  3. Reduzir riscos e antecipar fundos

    Com este serviço, reduz os riscos da transação para o exportador e importador, e pode ainda antecipar fundos.


  • Permite-lhe ter um serviço de gestão de pagamentos e cobranças com documentos

     

    O Santander proporciona-lhe um meio de cobrança ou pagamento internacional alternativo ao crédito documentário e pensado para transações comerciais em que já existe confiança entre importador e exportador.

    No Santander, dispõe de:

     

    • Remessa Simples: o banco fica encarregue de cobrar documentos financeiros (letras, promissórias, cheques, pagarés ou outros títulos de crédito) relativos a uma importação ou exportação – não acompanhados de documentos comerciais.
    • Remessa Documentária: o banco encarrega-se de cobrar documentos comerciais (faturas, documentos de transporte, entre outros) relativos a uma importação – acompanhados ou não de documentos financeiros.
       
  • Oferece-lhe um serviço de cobrança de documentos financeiros ou comerciais

     

    A remessa documentária consiste na cobrança de documentos financeiros (por exemplo, letras ou recibos) e documentos comerciais (faturas, documentos de transporte, certificados, entre outros).

     

    Estes documentos, geralmente representativos da posse de mercadorias, são enviados ao banco do sacado (banco do importador), que os entrega contra pagamento, aceite ou aval, ou ainda por compromisso escrito de pagamento.

  • Permite-lhe optar pela modalidade pagamento mais conveniente e ainda antecipar fundos

     

    Numa remessa documentária, tem à sua disposição diferentes modalidades de pagamento (Contra Pagamento à Vista, Contra Aceite e Pagamento, etc.).

     

    Pode ainda antecipar as receitas de exportação com soluções como o abono em carteira.

    Modalidades de pagamento disponíveis numa remessa documentária:

     

    • Contra Pagamento à Vista (CAD): cobrança à vista, contra entrega de documentos.

    • Contra Aceite e Pagamento: entrega de documentos contra aceite da letra e pagamento no vencimento (eventualmente com aval).

    • Contra Aceite e Devolução: entrega de documentos contra aceite da letra e devolução ao banco remetente, que enviará a letra aceite, numa data próxima do vencimento, para cobrança (eventualmente com aval).

    • Contra Compromisso Escrito de Pagamento: entrega de documentos contra a apresentação de compromisso escrito de pagamento, mencionando a data em que a remessa deve ser liquidada.

     

    Pode também antecipar as receitas de exportação com: 

     

    • Abono: antecipação ou adiantamento do montante de uma remessa documentária de exportação cuja cobrança está a cargo do banco do exportador.

    • Abono em carteira: antecipação ou adiantamento do montante de uma remessa documentária de exportação cuja cobrança está a cargo do exportador (equiparado a Financiamento Externo à Exportação – FEE).

NetBanco Empresas

Através do NetBanco Empresas pode gerir as finanças da sua empresa de forma flexível e em qualquer momento ou lugar.

Como aderir ao NetBanco Empresas

Precisa de comprar, vender ou instalar-se no estrangeiro?

O portal de informação online gratuito Santander Trade é pensado para empresas que querem internacionalizar a sua atividade e detetar oportunidades no estrangeiro.

Conhecer o Portal Santander Trade

Para mais informações sobre remessa documentária:

  • Num balcão ou DCE

    Dirija-se a um balcão ou Direção Comercial de Empresas Santander (DCE) mais próximo.

    Balcão
  • Dúvidas?

    Linha Santander Empresas

    +351 217 807 130

    De Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional).

    Atendimento personalizado, dias úteis das 8h às 20h.

    Telefone fixo