Ter uma boa rede de contactos e trabalhar essa rede é essencial para o desenvolvimento de negócios e relações. Criar essa rede, mantê-la e desenvolvê-la são passos óbvios, mas por vezes difíceis de alcançar. Como construir uma boa rede? Vamos dar-lhe algumas dicas.
Para começar, é importante perceber a diferença entre network e networking. Network é a sua rede de contactos profissionais e networking é o que faz para criar, alimentar e aumentar a sua rede.
Existem diferentes opiniões quanto aos tipos de networking. Existem 3 tipos que são essenciais conhecer.
É um modelo de negócio voltado para a formação de uma estrutura que permita escalar e facilitar a expansão da empresa. Depende de distribuidores individuais que comercializam e vendem um produto ou serviço na sua rede de amigos, familiares e pessoas que conhecem ou encontram. Os distribuidores ganham dinheiro com comissões sobre os produtos ou serviços que vendem e, também, pelo recrutamento de novos profissionais. Muitas vezes, os distribuidores não são funcionários da empresa, mas trabalhadores independentes.
Geralmente são utilizadas três estratégias no network marketing:
Comece por planear e organizar os passos que pretende dar. O bom networking é pensado, racional e organizado. Atenção que momentos mais informais e sem terem sido planeados também são momentos essenciais quando está a criar a sua rede de contactos. É tudo uma questão de equilíbrio.
Pense no seu percurso profissional e defina objetivos. Que caminho pretende seguir? Como fará esse caminho? Que pessoas gostaria de incluir na sua rede?
Seja em eventos online ou presenciais, o primeiro passo é participar e dar-se a conhecer. Procure cruzar-se com pessoas que partilham interesses profissionais comuns e troque contactos.
Ao criar a sua rede de contactos não se desligue. Mantenha a rede com novidades suas, procure saber mais e não se deixe cair no esquecimento. Fazer networking é manter a rede a funcionar.
Prepare uma boa apresentação (não se alongue), tenha sempre resposta à pergunta “o que tem feito?”, e não seja apanhado de surpresa. Não decore o que irá dizer, seja natural, mas pense sobre este ponto com regularidade.
A sua rede de contactos vive de trocas constantes de informação e conhecimento. Invista numa relação bilateral, frutífera, produtiva, cordial e profissional. Mantenha conversas positivas, mostre interesse pelos projetos dos seus contactos e não fale mal de outras pessoas. Agradeça sempre que alguém da sua rede de contactos o ajude ou lhe dê feedback.
Esta rede social é especialmente útil para fazer networking. Mantenha o seu perfil atualizado, procure contactos pertinentes nas áreas em que trabalha ou pretende trabalhar e vá interagindo com as publicações da sua rede. É uma excelente plataforma para divulgar as suas ideias e negócios. Crie conteúdos credíveis, com impacto e interessantes.
Criar uma boa rede de contactos não se faz apenas online. Nas interações presenciais tenha atenção à sua postura, ao tom de voz, estabeleça contacto visual e mantenha a conversa a fluir. Não force situações e dê espaço ao diálogo. Não se esqueça de trocar contactos e manter-se ativo na sua rede.
Não desista! O caminho não é linear e nem sempre é fácil. Seja persistente e mantenha-se otimista. Arrisque!
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