SPIN: transferências mais simples

Andar à procura do IBAN? Nem pensar. Com o SPIN basta indicar o número de telemóvel para receber transferências.

    Já está disponível o SPIN (Proxy Lookup), um serviço do Banco de Portugal para transferir e receber dinheiro de forma simples e segura.

     

    Basta dar o seu número de telemóvel a quem lhe vai transferir dinheiro, através do SPIN.

     

    Quem faz a transferência vê o seu nome e IBAN, de forma automática e transparente.

    Pode aderir na App Santander ou no NetBanco.

     

    Para aderir, precisa primeiro de garantir que tem a movimentação de contas ativa. Vamos perguntar-lhe com que conta quer aderir ao SPIN, porque o IBAN dessa conta fica associado ao serviço.

     

    Siga os seguintes passos:

  • Na App Santander

     

    No menu, entre em “Contas”, escolha a conta, e aceda a “Mais opções”.

  • No NetBanco

     

    Aceda a transferências através do menu e clique em SPIN (Proxy Lookup).

  • Indique o número de telemóvel da pessoa

     

    Precisa de saber o número de telemóvel do destinatário. Caso queira fazer uma transferência para uma empresa, tem de indicar o Número de Identificação de Pessoal Coletiva (NIPC).

  • Confirme o IBAN e o nome do destinatário

     

    Estes dados aparecem de forma automática.

  • Indique o montante

     

    Introduza o valor a transferir e confirme todos os dados.

  • Se o destinatário ainda não tiver aderido ao SPIN, nós avisamos. Nesse caso, basta fazer uma transferência normal.

Perguntas e respostas sobre o SPIN para particulares

  • O que é e como funciona o SPIN?

    O SPIN é uma funcionalidade que permite enviar e receber dinheiro através de transferência, a crédito ou imediata, de forma simples e conveniente, indicando apenas o número de telemóvel (no caso de um particular) ou o NIPC (no caso de empresa).


  • Tenho de aderir ao SPIN para poder enviar e receber transferências através deste mecanismo?

    Enviar:

    A pessoa que está a enviar a transferência não precisa de ter aderido ao SPIN. Só tem de garantir que tem a movimentação de contas ativa.

     

    Receber:

    O destinatário tem de aderir. Assim, para que as pessoas ou entidades que lhe transferem dinheiro possam fazê-lo apenas com base no seu número de telemóvel, terá de aderir ao serviço.


  • Onde posso utilizar o SPIN?

    O SPIN pode ser utilizado em qualquer canal Santander onde sejam disponibilizadas operações de transferências. A adesão ao SPIN só poderá ser feita através dos canais digitais.

     

    Não existe uma app chamada SPIN. O serviço será disponibilizado através dos canais dos bancos.


  • Tenho duas contas. Posso associar o meu telemóvel a ambas?

    Não, um número de telemóvel só pode ter associado uma conta.


  • Sim, uma conta pode ter vários telemóveis. Todos os titulares da conta podem fazer a associação telemóvel-conta.


  • Posso aderir com uma conta bancária que não esteja disponível nos canais digitais?

    Não. Só pode aderir ao SPIN com contas que estejam visíveis nos canais digitais.


  • Posso aderir com um número de telefone novo que ainda não está registado no banco?

    Não. Apenas pode aderir com o número de telemóvel que está previamente certificado pelo banco. Caso queira usar outro número, terá de alterar primeiro o número que já tem registado.


  • Posso associar um número de telemóvel estrangeiro ao IBAN?

    Sim. No SPIN são aceites números de telemóvel estrangeiros.


  • Posso utilizar o SPIN para enviar dinheiro para IBAN estrangeiros?

    Não, o SPIN só permite envio de dinheiro para IBAN nacionais.


  • Este serviço tem custos e limites de utilização?

    Custo:

    O SPIN é gratuito. No entanto, para a execução de uma transferência bancária aplicam-se os mesmos preçários que até aqui se aplicavam.

     

    Limites:

    • Operações e montantes: não existem quaisquer limites para receber transferências através desta nova funcionalidade
    • Utilização: por segurança, só poderá utilizar o SPIN 5 vezes sem que seja realizada uma transferência
    • Caso ultrapasse este limite, o serviço ficará indisponível por 24 horas.
  • Sabia que já pode validar o nome do destinatário das suas transferências?

     

    Desde 20 de maio, fazer transferências em Portugal é mais seguro, para clientes particulares e empresas, porque pode validar o nome do destinatário das suas transferências.

     

    Ao transferir, apresentamos o nome do destinatário para confirmar se tem os dados corretos.

É cliente empresa?

Também pode usar o SPIN: basta dar o seu NIPC a quem lhe vai transferir dinheiro

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