Pesquisar
Tópicos mais procurados
Resultados sugeridos
NetBanco
Área exclusiva para clientesParticulares
Seleccione uma opçãoConta Santander
Conta Jovem
Conta para menores
Conta de serviços mínimos
Ver todas as contas
Vantagens de ter uma conta
Canais digitais
Condições especiais
Cartões de crédito
Cartão de débito
Cartões pré-pagos
Pagamentos digitais
Vantagens de ter um cartão
Pagamentos digitais
Fundos de investimento
Seguros financeiros
Depósitos a prazo
Reforma - PPR e FPR
Bolsa e mercados
Sobre poupanças e investimentos
Ver todas as soluções
Descontos e reembolsos
Mundo 123
Boutique
Open Academy
Blog Salto
Sobre descontos e reembolsos
Condições especiais
Sobre o Blog Salto
Produtos
Descubra as nossas contas
Vantagens de ter uma conta
Canais digitais
Condições especiais
Abra conta online de forma rápida e segura
Produtos
Descubra as nossos cartões
Vantagens de ter um cartão
Pagamentos digitais
Leituras úteis
Pague sem tirar o cartão do bolso
Produtos
Descubra os nossos créditos
Para si e para a sua casa
E ainda...
Leituras úteis
Soluções de Crédito Pessoal
Produtos
Descubra as nossas soluções de poupanças e investimentos
Sobre poupanças e investimentos
Ver todas as soluções
Leituras úteis
Deduza até 400€ no IRS com a sua poupança reforma
Faça ou reforce a sua poupança reforma até ao final do ano e aproveite o benefício fiscal.
Produtos
Descubra os nossos seguros de proteção
Leituras úteis
Seguros de saúde desde 0,38€ por dia
Benefícios
Descubra o que pode receber por ser cliente Santander
Sobre descontos e reembolsos
Condições especiais
Sobre o Blog Salto
Descontos e reembolsos
Já está disponível o SPIN (Proxy Lookup), um serviço do Banco de Portugal para transferir e receber dinheiro de forma simples e segura.
Basta dar o seu número de telemóvel a quem lhe vai transferir dinheiro, através do SPIN.
Quem faz a transferência vê o seu nome e IBAN, de forma automática e transparente.
Pode aderir na App Santander ou no NetBanco.
Para aderir, precisa primeiro de garantir que tem a movimentação de contas ativa. Vamos perguntar-lhe com que conta quer aderir ao SPIN, porque o IBAN dessa conta fica associado ao serviço.
Siga os seguintes passos:
No menu, entre em “Contas”, escolha a conta, e aceda a “Mais opções”.
Aceda a transferências através do menu e clique em SPIN (Proxy Lookup).
Precisa de saber o número de telemóvel do destinatário. Caso queira fazer uma transferência para uma empresa, tem de indicar o Número de Identificação de Pessoal Coletiva (NIPC).
Estes dados aparecem de forma automática.
Introduza o valor a transferir e confirme todos os dados.
Se o destinatário ainda não tiver aderido ao SPIN, nós avisamos. Nesse caso, basta fazer uma transferência normal.
O que é e como funciona o SPIN?
O SPIN é uma funcionalidade que permite enviar e receber dinheiro através de transferência, a crédito ou imediata, de forma simples e conveniente, indicando apenas o número de telemóvel (no caso de um particular) ou o NIPC (no caso de empresa).
Tenho de aderir ao SPIN para poder enviar e receber transferências através deste mecanismo?
Enviar:
A pessoa que está a enviar a transferência não precisa de ter aderido ao SPIN. Só tem de garantir que tem a movimentação de contas ativa.
Receber:
O destinatário tem de aderir. Assim, para que as pessoas ou entidades que lhe transferem dinheiro possam fazê-lo apenas com base no seu número de telemóvel, terá de aderir ao serviço.
Onde posso utilizar o SPIN?
O SPIN pode ser utilizado em qualquer canal Santander onde sejam disponibilizadas operações de transferências. A adesão ao SPIN só poderá ser feita através dos canais digitais.
Não existe uma app chamada SPIN. O serviço será disponibilizado através dos canais dos bancos.
Tenho duas contas. Posso associar o meu telemóvel a ambas?
Não, um número de telemóvel só pode ter associado uma conta.
Tenho uma conta com mais pessoas, podemos associar mais do que um telemóvel?
Sim, uma conta pode ter vários telemóveis. Todos os titulares da conta podem fazer a associação telemóvel-conta.
Posso aderir com uma conta bancária que não esteja disponível nos canais digitais?
Não. Só pode aderir ao SPIN com contas que estejam visíveis nos canais digitais.
Posso aderir com um número de telefone novo que ainda não está registado no banco?
Não. Apenas pode aderir com o número de telemóvel que está previamente certificado pelo banco. Caso queira usar outro número, terá de alterar primeiro o número que já tem registado.
Posso associar um número de telemóvel estrangeiro ao IBAN?
Sim. No SPIN são aceites números de telemóvel estrangeiros.
Posso utilizar o SPIN para enviar dinheiro para IBAN estrangeiros?
Não, o SPIN só permite envio de dinheiro para IBAN nacionais.
Este serviço tem custos e limites de utilização?
Custo:
O SPIN é gratuito. No entanto, para a execução de uma transferência bancária aplicam-se os mesmos preçários que até aqui se aplicavam.
Limites:
Desde 20 de maio, fazer transferências em Portugal é mais seguro, para clientes particulares e empresas, porque pode validar o nome do destinatário das suas transferências.
Ao transferir, apresentamos o nome do destinatário para confirmar se tem os dados corretos.
SuperLinha +351 217 807 364, de Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional). Atendimento 24h, todos os dias