Como posso validar um destinatário?

Como posso validar vários destinatários?

Exclusivo para empresas.

Antes de enviar uma transferência já pode confirmar o nome do titular da conta destino. Após a indicação do IBAN, e em breves segundos, será apresentado o nome do 1.º titular da conta do IBAN inserido.

 

Caso não seja possível obter o nome do 1.º titular da conta destino, esta informação não será apresentada automaticamente e ficará disponível o espaço para preenchimento manual.

 

Siga os seguintes passos:

1. Indique o IBAN (começa por PT50)

2. Valide o nome do destinatário associado ao IBAN que indicou

3. Indique o montante da transferência e confirme os dados

Perguntas e respostas sobre a validação do destinatário nas transferências

Como funciona?

O serviço de confirmação de beneficiário funciona de uma forma automática, ou seja, o nome do primeiro titular da conta é apresentado de uma forma automática. Este dado é obtido junto do banco onde a conta do beneficiário está domiciliada assim que a pessoa que está a fazer a transferência inserir o número de conta (IBAN).

Quando está disponível?

A partir de 20 de maio, o serviço de confirmação de beneficiário singular está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Em que canais do Santander está disponível?

Tenho que fazer alguma adesão para usar este novo serviço?

Não. O Banco de Portugal tornou este serviço obrigatório para os bancos, pelo que não precisa de fazer qualquer adesão para que o seu nome (enquanto beneficiário de uma transferência) seja automaticamente mostrado à pessoa que lhe vai enviar fundos.

Isso significa que já não tenho que escrever o nome do beneficiário?

Sim, esse dado vai ser apresentado de uma forma automática com base na resposta do banco onde a conta estiver domiciliada. Este novo serviço depende da rápida comunicação entre bancos para a confirmação dos dados.

 

Contudo, este novo serviço aplica-se apenas nas operações em Portugal (mais concretamente, entre os bancos que estejam ligados ao SICOI, sistema de compensação via Banco de Portugal).

 

Caso não seja possível obter o nome do 1.º titular da conta destino, esta informação não será apresentada automaticamente e terá de escrever o nome do beneficiário no espaço disponibilizado para preenchimento manual. Também nos casos de erros pontuais (timeout, por exemplo), poderá ser necessário preencher o nome do beneficiário para poder avançar com a operação.

Fiz uma operação para fora de Portugal e tive que preencher o nome do beneficiário. Porquê?

O novo serviço de validação de beneficiário tem apenas âmbito nacional, porque resulta de um normativo emitido pelo Banco de Portugal. Isso significa que, para operações com bancos fora de Portugal, continua a ser obrigatório escrever o nome, o mais completo possível, da pessoa que vai receber os fundos.

Fiz algumas experiências para verificar os nomes dos titulares de algumas contas, mas, ao fim de 5 tentativas, deixei de conseguir ver o nome. Porquê?

Para evitar o uso abusivo deste serviço, o Banco de Portugal limita a utilização do serviço a 5 vezes sem que ocorra nenhuma transferência. Se for o seu caso, terá que esperar 24 horas para voltar a ter o serviço disponível.

Se atingir o limite de consultas diárias, não é possível efetuar transferências?

A opção de fazer transferências estará sempre disponível, mesmo nessa situação. Deverá ser o utilizador a decidir se quer avançar com a transferência apesar de não conseguir verificar o nome do 1.º titular da conta de destino.

Sou 2.º titular de uma conta bancária e tenho recebido informação que o meu nome não é mostrado, mas antes o nome do 1.º titular. Isto é normal?

Sim, é normal. O serviço do Banco de Portugal foi definido de forma a apenas trocar informação sobre o 1.º titular de uma conta.

A utilização deste novo serviço tem custos?

Não. Este serviço é gratuito.

 

Já pode confirmar se a conta para a qual vai fazer a transferência é da pessoa ou entidade que espera.

 

Assim, pode validar que os pagamentos de salários e a fornecedores são enviados para os beneficiários certos e que os débitos diretos são cobrados aos devedores corretos.

 

Como fazer transferências em lote e validar o destinatário?

Carregue um ficheiro com os destinatários

 

No NetBanco Empresas, basta carregar um ficheiro com os IBAN, os números de contribuinte (NIF) ou os números de identificação de pessoa coletiva (NIPC) dos destinatários das transferências.

Faça as suas transferências ou pagamentos

 

Após carregamento do ficheiro com os beneficiários, validamos se os dados correspondem ao titular da conta.

 

Quando os dados dos beneficiários forem validados, pode carregar o ficheiro com o lote de transferências ou débitos diretos e fazer os pagamentos em segurança.

 

A validação de titulares pode ter custos adicionais previstos no preçário do banco.

Perguntas e respostas sobre a validação do destinatário nas transferências em lote

Como funciona?

O serviço de confirmação de beneficiário agrupada permite validar se determinado NIF (Número de Identificação Fiscal) / NIPC (Número de Identificação de Pessoa Coletiva) faz parte da titularidade de uma conta (IBAN). Este serviço só está disponível para empresas.

 

A empresa tem que garantir previamente que tem o NIF/NIPC e o IBAN de cada um dos seus parceiros / colaboradores / fornecedores e formatar um ficheiro com um formato específico disponível na nossa ajuda online para o NetBanco Empresas. A empresa deve enviar esse ficheiro através do Netbanco Empresas e aguardar pelo retorno.

 

No retorno, a empresa recebe uma resposta binária (sim ou não) a confirmar que o banco onde a conta está domiciliada respondeu a dizer que o NIF/NIPC em causa “pertence” à conta em causa, no caso de sim, e o contrário, no caso de não.

Quando está disponível?

A partir de 20 de maio, o serviço de confirmação de beneficiário singular está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Em que canais do Santander está disponível?

Esta funcionalidade está disponível apenas no Netbanco Empresas.

Tenho que fazer alguma adesão para usar este novo serviço?

Não. Os detalhes do serviço estão incluídos no contrato de abertura de conta e, por isso, está disponível a qualquer empresa que tenha acessos ao Netbanco Empresas e pelo menos um utilizador com poder de movimentação de contas.
 

Onde posso obter o novo layout do ficheiro para a confirmação de beneficiário/devedor agrupada?

O layout do ficheiro está na nossa ajuda online do NetBanco Empresas.

Se a conta de destino for uma conta no estrangeiro, a sua titularidade será verificada?

Para já, não. Esta solução tem apenas âmbito nacional, pelo que, à data, não permite confirmar pares de dados NIF/IBAN e NIPC/IBAN de contas com IBAN estrangeiros (isto é, não iniciados por PT50).

A utilização deste novo serviço tem custos?

A utilização deste serviço pode ter um custo de até 0,25€ + IVA à taxa legal em vigor por registo na presente data. Consulte sempre o preçário do banco em vigor.