A sigla significa Produto Interno Bruto. O PIB mede o valor dos bens e serviços produzidos numa determinada economia durante um período de tempo (geralmente um ano), sendo um indicador utilizado para medir a riqueza gerada por um país.

 

Podemos afirmar que a economia de um país está a crescer quando a taxa de variação do PIB aumenta, ou seja, quando o PIB de um ano é superior ao do ano anterior. Por outro lado, quando o PIB diminui de um ano para o outro, é sinal de que o consumo, o emprego e o investimento desceram. Caso haja dois ou mais trimestres com uma taxa de crescimento negativa do PIB, considera-se que o país está em recessão.

 

O PIB de um país pode expressar-se em:

  • PIB nominal: valor total  dos bens e serviços produzidos num país durante determinado período, tendo em conta os preços do mercado nesse período. Considera os preços praticados nas lojas.
  • PIB real: semelhante ao PIB nominal, mas ajustado para eliminar os efeitos da inflação. O PIB real tem em conta preços de um ano de referência para calcular o valor dos bens e serviços. Permite comparar melhor o crescimento de uma economia ao longo dos anos sem que os resultados sejam alterados pela variação dos preços. 
  • PIB per capita (ou rendimento per capita): mede a relação entre o rendimento de um país e a sua população. Para calcular o PIB per capita, é necessário dividir o PIB pelo número de habitantes do país analisado. 

 

Calcular o PIB

O cálculo do PIB pode ser feito a partir de três abordagens:

  • Produção: soma-se o valor de mercado de todos os bens e serviços finais e calcula-se a diferença entre o valor total da produção (receita) e os custos dos recursos usados para produzir (matérias-primas, mão de obra, energia, etc.). A fórmula é PIB = Valor Acrescentado Bruto + Impostos - Subvenções.
  • Despesa: somam-se as despesas feitas em bens e serviços finais durante um determinado período. A fórmula a aplicar é PIB = Consumo das famílias + Investimento das empresas + Gastos do governo + (Exportações - Importações).
  • Rendimento: esta abordagem calcula o PIB com base nos rendimentos gerados na economia. A fórmula é PIB = Salários + Juros + Rendas + Lucros + Impostos Indiretos - Subvenções.

 

Qualquer das fórmulas de cálculo do PIB dá o mesmo resultado.