SPIN: transferências mais simples

Andar à procura do IBAN? Nem pensar. Com o SPIN basta indicar o Número Fiscal para receber transferências.

Já está disponível o SPIN (Proxy Lookup), um serviço do Banco de Portugal para transferir e receber dinheiro de forma simples e segura.

 

Basta dar o seu Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC) a quem lhe vai transferir dinheiro, através do SPIN.

 

Quem faz transferências nacionais para si vê o seu nome e IBAN, de forma automática e transparente.

SPIN

As transferências são agora mais simples, e também mais seguras, porque o seu NIPC é único e a sua conta fica associada a ele.

 

Para aderir precisa primeiro de garantir que tem a movimentação de contas ativa.

Adira no NetBanco Empresas

 

No menu, entre em “Pagamentos” e “Consultar”. 

 

Vamos perguntar-lhe com que conta quer aderir ao SPIN. O IBAN dessa
conta fica associado ao serviço.

Indique os dados do destinatário

 

Se quiser transferir para um particular, indique o número de telemóvel da pessoa.

 

Se for uma empresa, indique o Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC).

Confirme o IBAN e o nome do destinatário

 

Mostramos estes dados de forma automática.

Indique o montante

 

Introduza o valor a transferir e confirme todos os dados.

Se o destinatário ainda não tiver aderido ao SPIN, nós avisamos. Nesse caso, basta fazer uma transferência normal.

Perguntas e respostas sobre o SPIN para empresas

O que é e como funciona o SPIN?

O SPIN é uma funcionalidade que permite enviar e receber dinheiro através de transferência, a crédito ou imediata, de forma simples e conveniente, indicando apenas o número de telemóvel (no caso de um particular) ou o NIPC (no caso de empresa).

Tenho de aderir ao SPIN para poder enviar e receber transferências através deste mecanismo?

Enviar:

Não. A pessoa que está a enviar a transferência não precisa de ter aderido ao SPIN. Só tem de garantir que tem a movimentação de contas ativa.

 

Receber:

Sim. Para que as pessoas ou entidades que lhe transferem dinheiro possam fazê-lo apenas com base no seu NIPC, terá de aderir ao serviço.

 

Onde posso utilizar o SPIN?

O SPIN pode ser utilizado em qualquer canal Santander onde sejam disponibilizadas operações de transferências. A adesão ao SPIN só poderá ser feita através dos canais digitais.

 

Não existe uma app chamada SPIN. O serviço será disponibilizado através dos canais dos bancos.

Tenho duas contas. Posso associar o meu NIPC a ambas?

Não, um NIPC só pode ter associado uma conta.

Posso aderir com uma conta bancária que não esteja disponível nos canais digitais?

Não. Só pode aderir ao SPIN com contas que estejam visíveis nos canais digitais.

Posso utilizar o SPIN para enviar dinheiro para IBAN estrangeiros?

Não, o SPIN só permite envio de dinheiro para IBAN nacionais.

Posso associar um NIPC estrangeiro ao IBAN?

Não. No SPIN só são aceites números fiscais emitidos em Portugal.

Este serviço tem custos e limites de utilização?

Custo:

O SPIN é gratuito. No entanto, para a execução de uma transferência bancária aplicam-se os mesmos preçários que até aqui se aplicavam.

 

Limites:

  • Operações e montantes: não existem quaisquer limites para receber transferências através desta nova funcionalidade
  • Utilização: por segurança, só poderá utilizar o SPIN 5 vezes sem que seja realizada uma transferência
  • Caso ultrapasse este limite, o serviço ficará indisponível por 24 horas.

Sabia que já pode validar o nome do destinatário das suas transferências?

 

Desde 20 de maio, fazer transferências em Portugal é mais seguro, para clientes particulares e empresas, porque pode validar o nome do destinatário das suas transferências.

 

Ao transferir, apresentamos o nome do destinatário para confirmar se tem os dados corretos.

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É cliente particular?

Também pode usar o SPIN: basta dar o seu número de telemóvel a quem lhe vai transferir dinheiro

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