À procura de sugestões
Peça um cartão de crédito online através do NetBanco:
Peça um Crédito Pessoal e, se for aprovado, recebe o dinheiro em minutos:
Faça um depósito online:
Efetue os seus investimentos online através do NetBanco:
Subscreva um Seguro SafeCare Saúde com médico online 24h/dia:
Abra uma Conta Mundo 123:
Peça um cartão de crédito online através do NetBanco:
Peça um Crédito Pessoal e, se for aprovado, recebe o dinheiro em minutos:
Faça um depósito online:
Adira online a um Seguro PPR
Efetue os seus investimentos online através do NetBanco:
Subscreva um Seguro SafeCare Saúde com médico online 24h/dia:
Risco de endividamento excessivo
As prestações do crédito são encargos regulares do orçamento familiar. É fundamental que pondere, antecipadamente, se tem capacidade financeira para assegurar o pagamento das prestações dos empréstimos que quer contratar.
Para mais informação sobre gestão do orçamento familiar, consulte o Portal Todos Contam.
Risco de incumprimento
O incumprimento das responsabilidades de crédito acontece quando o cliente não paga uma prestação do seu contrato de crédito na data prevista. Os clientes em situação de incumprimento ficam sujeitos a penalizações e os seus bens podem ser penhorados.
Deve ter uma atitude preventiva e antecipar uma eventual situação de incumprimento. Se prevê dificuldades no pagamento dos seus encargos, avise o banco.
Se comunicar que tem dificuldades no pagamento dos seus encargos, o Santander é obrigado, por lei, a avaliar o seu risco de incumprimento. De seguida, o banco propõe soluções para evitar o incumprimento do contrato de crédito (sempre que viável).
Informe o Santander das suas dificuldades no pagamento ao balcão. Para mais informações, contacte prevencaoegestaodeincumprimento@santander.pt.
PERSI
O PERSI (Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento) promove a regularização deste tipo de situações através de soluções negociadas entre o cliente e o banco.(1)
Rede de apoio ao cliente bancário
Os clientes bancários com créditos em risco de incumprimento ou em atraso no pagamento das suas prestações podem obter informação, aconselhamento e acompanhamento gratuito junto da rede extrajudicial de apoio ao cliente.
Esta rede de apoio ao cliente é constituída por entidades habilitadas e reconhecidas pela Direcção-Geral do Consumidor. Para mais informações, consulte o Portal do Consumidor.
Para outras informações sobre regimes de incumprimento de contratos de crédito consulte o seu balcão Santander, o Portal de Cliente Bancário, e o Portal Todos Contam.
Notas
(1) As instituições de crédito estão obrigadas a integrar os créditos em incumprimento em PERSI entre o 31.º e o 60.º dia após a ocorrência do incumprimento. As instituições de crédito também estão obrigadas a iniciar o PERSI logo que se verifique o não pagamento de uma prestação, nos casos em que o cliente bancário tenha alertado para o risco de incumprimento. O cliente com crédito em incumprimento pode pedir, em qualquer momento, a integração imediata desse crédito em PERSI. Nos 5 dias seguintes ao início do PERSI, o cliente será informado desse facto, bem como dos seus direitos e deveres no âmbito deste procedimento.
Diga-nos o que achou desta resposta. Para esclarecer dúvidas ou resolver um problema concreto, por favor use um dos cartões de contacto no final desta página.
Quer dizer mais alguma coisa sobre esta FAQ?
Agradecemos a sua opinião!
Como podemos melhorar esta resposta?
Agradecemos a sua opinião, que nos ajudará a melhorar este conteúdo.
Use o assistente virtual ou fale com um operador. Disponível nos dias úteis entre as 8h e as 22h.
Num balcão Santander próximo de si.
De Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional). Atendimento personalizado e automático disponíveis 24h por dia.
Opening hours
SuperLinha +351 217 807 364, de Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional). Atendimento 24h, todos os dias