O que acontece se não pagar uma prestação do crédito habitação?

Risco de endividamento excessivo

 

As prestações do crédito são encargos regulares do orçamento familiar. É fundamental que pondere, antecipadamente, se tem capacidade financeira para assegurar o pagamento das prestações dos empréstimos que quer contratar.

 

Para mais informação sobre gestão do orçamento familiar, consulte o Portal Todos Contam.

 

 

Risco de incumprimento

 

O incumprimento das responsabilidades de crédito acontece quando o cliente não paga uma prestação do seu contrato de crédito na data prevista. Os clientes em situação de incumprimento ficam sujeitos a penalizações e os seus bens podem ser penhorados.

 

Deve ter uma atitude preventiva e antecipar uma eventual situação de incumprimento. Se prevê dificuldades no pagamento dos seus encargos, avise o banco.

 

Se comunicar que tem dificuldades no pagamento dos seus encargos, o Santander é obrigado, por lei, a avaliar o seu risco de incumprimento. De seguida, o banco propõe soluções para evitar o incumprimento do contrato de crédito (sempre que viável).

 

Informe o Santander das suas dificuldades no pagamento ao balcão. Para mais informações, contacte prevencaoegestaodeincumprimento@santander.pt

 

 

PERSI

 

O PERSI (Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento) promove a regularização deste tipo de situações através de soluções negociadas entre o cliente e o banco.(1)

 

 

Rede de apoio ao cliente bancário

 

Os clientes bancários com créditos em risco de incumprimento ou em atraso no pagamento das suas prestações podem obter informação, aconselhamento e acompanhamento gratuito junto da rede extrajudicial de apoio ao cliente.

 

Esta rede de apoio ao cliente é constituída por entidades habilitadas e reconhecidas pela Direcção-Geral do Consumidor. Para mais informações, consulte o Portal do Consumidor.

 

Para outras informações sobre regimes de incumprimento de contratos de crédito consulte o seu balcão Santander, o Portal de Cliente Bancário, e o Portal Todos Contam.

 

 

Notas

(1) As instituições de crédito estão obrigadas a integrar os créditos em incumprimento em PERSI entre o 31.º e o 60.º dia após a ocorrência do incumprimento. As instituições de crédito também estão obrigadas a iniciar o PERSI logo que se verifique o não pagamento de uma prestação, nos casos em que o cliente bancário tenha alertado para o risco de incumprimento. O cliente com crédito em incumprimento pode pedir, em qualquer momento, a integração imediata desse crédito em PERSI. Nos 5 dias seguintes ao início do PERSI, o cliente será informado desse facto, bem como dos seus direitos e deveres no âmbito deste procedimento.

 

 

Ainda com dúvidas? Pode falar connosco

Chat

Use o assistente virtual ou fale com um operador. Disponível nos dias úteis entre as 8h e as 22h.

Balcão Santander

Num balcão Santander próximo de si.

SuperLinha

De Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional). Atendimento personalizado e automático disponíveis 24h por dia.