Amortização é a distribuição gradual do custo de um ativo ou de uma dívida ao longo do tempo. Amortizar é, assim, dividir um custo em diferentes momentos, o que ajuda as empresas e as pessoas a terem uma visão mais precisa das suas contas.
Amortização de ativos
Na gestão financeira de uma empresa, é preciso contabilizar o valor dos bens tangíveis (como computadores, cadeiras ou impressoras) e dos bens intangíveis (como patentes, software ou capital intelectual) que a empresa possui.
Todos estes ativos são comprados por um determinado valor, que diminui à medida que o tempo passa. Pense num telemóvel: hoje, um modelo de há 10 anos atrás tem menos valor de mercado do que na altura em que surgiu. O mesmo com um carro. A este fenómeno de desvalorização chamamos depreciação.
A amortização de ativos, ou amortização contabilística, ajuda as empresas a gerir melhor a depreciação.
- A amortização distribui o custo de um ativo ao longo dos anos em que ele gera benefícios, em vez de concentrar tudo no ano da compra.
- Esta abordagem dá às empresas uma visão mais realista da sua saúde financeira.
Amortização de dívidas
É comum associarmos o termo amortização também ao crédito habitação ou à compra de um carro. Nesses contextos, falamos geralmente de amortização da dívida.
Amortizar uma dívida é pagar antecipadamente uma parte daquilo que se deve a alguém, diminuindo assim o "bolo" da dívida.
- É o que acontece na vida pessoal, quando temos dinheiro disponível e decidimos abater uma parte do empréstimo da casa.
- Esta estratégia financeira pode ter benefícios, como a redução dos juros do empréstimo.
Saiba como funcionam as amortizações de crédito para particulares no Santander: