A Diretiva de Serviços de Pagamentos 2, ou PSD2, determina como é que os bancos, ou outros fornecedores de serviços de pagamento, devem processar os pagamentos ou outros serviços ligados a serviços de pagamento.
Pretende que os utilizadores beneficiem das vantagens oferecidas pela inovação e pela tecnologia, tornando as operações financeiras ainda mais seguras.
Saiba o que deve fazer:
Com a entrada em vigor da PSD2, irá precisar de introduzir um código, enviado por SMS, para o seu telemóvel, para aceder e realizar operações na App Santander e no NetBanco. Pode associar o seu n.º de telemóvel à sua conta em qualquer balcão Santander, com a ajuda de um dos nossos gestores, ou, a qualquer hora, numa das máquinas de SelfBanking do Santander.
Já recebo uma SMS quando utilizo a App Santander ou o NetBanco
Se já recebe um código por SMS quando realiza algumas operação através da App Santander ou do NetBanco (um pagamento ou uma transferência, por exemplo), o seu n.º de telemóvel já se encontra associado à sua conta e pode saltar este passo.
Mantenha o seu código de acesso e n.º de telemóvel atualizados
Operações que não necessitam de “autenticação forte:
Nas operações de pagamento, nomeadamente transferências, efetuadas nos canais digitais, em regra, será sempre necessário introduzir um código enviado por SMS para o seu telemóvel, podendo não ser exigido nos seguintes casos:
Entidades Terceiras Certificadas (TPP: Third Party Providers)
As alterações introduzidas pela PSD2 permitem que diversas entidades, bancárias e não bancárias, possam prestar serviços de agregação de contas, e de iniciação de pagamentos, desde que com consentimento do cliente.
Se contratar um TPP, estará a dar uma permissão de acesso aos movimentos das suas contas, e permitirá que sejam feitos pagamentos através das suas contas, pelo que é muito importante que tenha confiança na entidade a quem contrata a prestação desses serviços.
Estes serviços só estão disponíveis para clientes digitais e a partilha de informação sobre contas detidas no Santander com terceiros implica que tenha de dar o seu consentimento a essa entidade, determinando a Lei que o Santander não pode aferir a validade desse consentimento tendo que o assumir como correto.
Recomendações iniciais
Depois de obterem o seu consentimento para aceder às suas contas no Santander, os TPP irão redirecioná-lo para o portal de autenticação do Santander, onde deverá introduzir as suas credencias de acesso à conta.
Note que:
Lembre-se de que nunca deve partilhar um SMS com ninguém, nem mesmo com um funcionário do Santander.
Tenha também atenção que, através destes novos mecanismos criados pela PSD2, as suas passwords nunca são partilhadas com nenhuma entidade. Se alguma entidade, TPP ou outrem, lhe pedir para partilhar com ela as suas credenciais de segurança para acesso aos canais digitais do banco, tais como nome de utilizador, password, PIN, etc. para assim poder aceder à sua conta, não o faça. Nunca deve dar a conhecer a ninguém as suas credenciais de segurança. São pessoais e intransmissíveis.
Apesar de o consentimento, para acesso a contas detidas no Santander, ser dado à entidade terceira, lembre-se de que pode retirar e gerir estas autorizações de acesso a qualquer momento no NetBanco. Basta fazer o login, escolher o menu "Open Banking" e clicar em "Informação de Contas".
Também poderá contactar-nos através da SuperLinha.