O Banco Europeu de Investimento (BEI) tem como objetivo apoiar a realização das iniciativas da União Europeia, financiando, a médio e longo prazo, projetos de investimento que contribuam para a coesão económica e social da União. Foi criado em 1958, pelo Tratado de Roma, e os seus acionistas são os Estados Membros da UE.
No presente programa, a contribuição do BEI ocorre no âmbito de um acordo celebrado no dia 24 de março de 2023 entre o BEI e o Banco Santander Totta, S.A.. Este acordo destina-se a apoiar projetos de investimento de construção e/ou reabilitação de edifícios (que sejam classificados de Green Buildings) realizados por pequenas e médias empresas no âmbito do artigo 309.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia e também por pessoas singulares – e que estejam em conformidade com os estatutos do BEI e se ajustem aos requisitos de elegibilidade.
O financiamento procedente do BEI conta com condições vantajosas através de fontes alternativas de crédito, o que permite ao Banco Santander Totta, S.A. disponibilizar aos seus clientes uma vantagem financeira para o financiamento dos seus projetos.