finanças

Quer receber a pensão diretamente na conta bancária? Saiba como fazer o pedido

26 mar 2025 | 3 min de leitura

Sabia que pode aderir facilmente ao pagamento de pensões por transferência bancária? Veja como fazer o pedido.

Receber a pensão, ou qualquer outro subsídio social, diretamente na conta bancária é prático, cómodo e seguro. Mas quem pode aderir a este método de pagamento? Como fazer o pedido? E quais os documentos necessários? Neste artigo, vai encontrar todas as respostas.

 

 

Quem pode receber as pensões e subsídios sociais por transferência bancária?

A Segurança Social permite que vários beneficiários optem pelo pagamento por transferência bancária, incluindo:

 

  • Pensionistas (de velhice, invalidez, sobrevivência, entre outras)
  • Beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI)
  • Pais e encarregados de educação que recebem o abono de família para crianças e jovens
  • Desempregados que recebem subsídio de desemprego ou outros apoios nesta situação
  • Trabalhadores que estão a receber subsídios por doença
  • Beneficiários de pensões e subsídios por doença profissional
  • Progenitores que recebem subsídio parental.

 

 

Onde pedir o pagamento por transferência bancária?

O processo de adesão pode ser feito de três formas:

 

1. Através da Segurança Social Direta (online)

Se já tem acesso à plataforma Segurança Social Direta, pode tratar de tudo sem sair de casa:

 

  • Aceda ao menu "Conta-corrente" e escolha a opção "Recebimentos da Segurança Social"
  • Clique em "Conta bancária" e selecione "Alterar conta bancária"
  • Siga as instruções para introduzir os dados da conta onde quer receber os pagamentos.

 

 

2. Ao balcão

Se preferir tratar do assunto presencialmente, pode dirigir-se a:

 

 

3. Por correio

Também é possível pedir o pagamento por transferência bancária através de correio. No entanto, há uma exceção:

 

 

 

Quais os documentos e requisitos necessários?

Para pedir o pagamento da pensão ou de outros subsídios por transferência bancária, precisa de apresentar os seguintes documentos:

 

  • Formulário próprio para adesão ao pagamento por transferência bancária
  • Dados bancários, nomeadamente o IBAN da conta onde pretende receber o dinheiro
  • Documento de identificação (Cartão de Cidadão ou outro documento válido).

 

Se optar por fazer o pedido online, tem de se autenticar com:

 

  • Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital
  • Senha de acesso à Segurança Social Direta.

3 vantagens do pagamento por transferência bancária

  • Rapidez. O dinheiro entra diretamente na conta, sem necessidade de levantar cheques ou ir aos correios
  • Segurança. Evita perdas, roubos ou extravios de pagamentos
  • Comodidade. Não precisa sair de casa nem se deslocar a um balcão para receber o valor.

 

 

Calendário de pagamento das pensões e subsídios

O pagamento das pensões e subsídios pela Segurança Social segue um calendário fixo, que pode variar ligeiramente consoante os dias úteis do mês. As datas mais relevantes são:

 

 

Note que, se a data prevista coincidir com um fim de semana ou feriado, o pagamento é feito no dia útil seguinte.

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

O que achou deste artigo?

Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.

Agradecemos a sua opinião!

A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.

Salto Santander

Agradecemos o seu contributo!

Informação de tratamento de dados

O Banco Santander Totta, S.A. é o responsável pelo tratamento dos dados pessoais recolhidos.

O Banco pode ser contactado na Rua da Mesquita, 6, Centro Totta, 1070-238 Lisboa.

O Encarregado de Proteção de Dados do Banco poderá ser contactado na referida morada e através do seguinte endereço de correio eletrónico: privacidade@santander.pt.

Os dados pessoais recolhidos neste fluxo destinam-se a ser tratados para a finalidade envio de comunicações comerciais e/ou informativas pelo Santander.

O fundamento jurídico deste tratamento assenta no consentimento.

Os dados pessoais serão conservados durante 5 anos, ou por prazo mais alargado, se tal for exigido por lei ou regulamento ou se a conservação for necessária para acautelar o exercício de direitos, designadamente em sede de eventuais processos judiciais, sendo posteriormente eliminados.

Assiste, ao titular dos dados pessoais, os direitos previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados, nomeadamente o direito de solicitar ao Banco o acesso aos dados pessoais transmitidos e que lhe digam respeito, à sua retificação e, nos casos em que a lei o permita, o direito de se opor ao tratamento, à limitação do tratamento e ao seu apagamento, direitos estes que podem ser exercidos junto do responsável pelo tratamento para os contactos indicados em cima. O titular dos dados goza ainda do direito de retirar o consentimento prestado, sem que tal comprometa a licitude dos tratamentos efetuados até então.

Ao titular dos dados assiste ainda o direito de apresentar reclamações relacionadas com o incumprimento destas obrigações à Comissão Nacional da Proteção de Dados, por correio postal, para a morada Av. D. Carlos I, 134 - 1.º, 1200-651 Lisboa, ou, por correio eletrónico, para geral@cnpd.pt (mais informações em https://www.cnpd.pt/).

Para mais informação pode consultar a nossa política de privacidade (https://www.santander.pt/politica-privacidade).