É cidadão estrangeiro ou cidadão nacional sem cartão de cidadão? Saiba como pedir o NISS de forma fácil e rápida.
O Número de Identificação de Segurança Social (NISS) é uma peça-chave no sistema de Segurança Social, sendo fundamental para que uma pessoa possa trabalhar em Portugal, fazer os descontos competentes, aceder a diferentes benefícios sociais e cumprir obrigações fiscais e laborais.
É um número único e pessoal que identifica cada cidadão no sistema de Segurança Social em Portugal e é essencial para que um trabalhador ou reformado/pensionista possa aceder a vários serviços e direitos sociais, como subsídios, pensões e apoios.
Com o NISS, um trabalhador que faz os descontos para a Segurança Social, consegue aceder a uma série de direitos e benefícios:
Outros benefícios:
O pedido de NISS pode ser efetuado por:
Se nasceu em Portugal, não é necessário pedir o NISS, pois é atribuído automaticamente. Quem tem cartão de cidadão também não precisa de o pedir porque esse número é atribuído quando faz o primeiro cartão (indicado no seu verso). Mas, se por alguma razão, não tem um NISS atribuído, veja como pedir online.
A forma mais prática e rápida de pedir o NISS é através do pedido online. Veja abaixo os passos para realizar este processo:
1. Aceder ao portal da Segurança Social Direta
2. Selecione o separador “Sou Cidadão” ou “Sou Empregador”
3. Escolha a opção “Atribuição de Número de Identificação de Segurança Social (NISS)”
4. Carregue em “Formulário para pedido de Número de Identificação de Segurança Social”
5. Após o pedido, vai receber um e-mail de confirmação da criação do NISS e indicações para o levantamento nos serviços de atendimento da Segurança Social.
Atenção: o levantamento só pode ser feito pela própria pessoa e mediante apresentação do documento de identificação.
A Segurança Social disponibiliza um guia prático para o pedido de Número de Identificação da Segurança Social (NISS) para cidadãos estrangeiros e cidadãos nacionais sem obrigação de ter cartão de cidadão.
Não existe um prazo definido para o NISS ser atribuído. Depois do pedido ser submetido, será analisado pelos serviços da Segurança Social.
O pedido de atribuição de NISS a cidadãos estrangeiros ou a cidadãos nacionais, que não têm obrigação de ter o cartão de cidadão, é feito online e da mesma maneira acima mencionada:
Também é possível pedir o NISS para crianças e jovens.
Nota: Quando o pedido é feito pela entidade empregadora, destina-se exclusivamente à atribuição do NISS, tendo a entidade de comunicar o vínculo do trabalhador na Segurança Social Direta.
São aceites os seguintes documentos:
Saiba mais sobre como pedir o NISS enquanto cidadão estrangeiro no Portal ePortugal.GOV.
A obtenção do NISS para empresas é feita automaticamente e sem custos. Quando a empresa se inscreve no registo comercial, as Finanças comunicam este acto de forma automática e gratuita à Segurança Social, que posteriormente atribui um NISS à empresa.
Para mais detalhes sobre o processo de atribuição de NISS a pessoas coletivas, pode consultar o guia prático de inscrição e alteração de dados – pessoa coletiva.
Este número está presente em documentos oficiais da Segurança Social, como recibos de pagamento e declarações de rendimento, no cartão de cidadão e na sua área pessoal do portal da Segurança Social Direta.
Este pedido não tem qualquer custo.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!