finanças

Conheça as funcionalidades e aspeto do novo Cartão de Cidadão

22 jan 2025 | 3 min de leitura

Começou a ser produzido a 11 de junho deste ano e já terá superado a marca de meio milhão de novos Cartões de Cidadão emitidos. Saiba em que é que são diferentes dos anteriores: do aspeto à funcionalidade.

pessoa a pegar num novo cartão do cidadão

“Mais completo, mais seguro e mais digital”; é assim que o novo Cartão de Cidadão nos é apresentado. Este, que já comporta novas funcionalidades e um novo aspeto, está em circulação desde junho de 2024. Fique a saber tudo.

 

 

Qual a data limite para obter o novo cartão?

O novo Cartão de Cidadão começou a ser emitido a partir de 11 de junho de 2024, e está a substituir os documentos que vão caducando até 2031. Nos primeiros seis meses de vigência do novo Cartão de Cidadão, estima-se que tenham sido emitidos mais de meio milhão de novos documentos: quase 340 mil entre junho e setembro, e 213 mil que, indicam os dados oficiais, perdiam a validade até ao fim de 2024.

 

 

Quais as novas funcionalidades?

Embora continue a ter um formato físico, este novo Cartão de Cidadão tem a maioria das suas funcionalidades assentes no digital. Integrará, em simultâneo, mais de 30 elementos de segurança física, eletrónica e digital, com recurso a materiais inovadores como, por exemplo, um fundo anti-cópia (com elementos visíveis apenas por luz ultravioleta), o que o torna num dos documentos de identidade mais seguros do mundo, até à data.

 

Outra das grandes novidades deste novo cartão é a integração da tecnologia “contactless”, criada para simplificar a leitura da informação. Em entrevista à data do lançamento, o secretário de Estado da Justiça, Pedro Tavares, destacou: “Estes cartões, a nível europeu, porque são também um documento de viagem, são mais uniformizados. Todas as identificações são mais seguras".

 

Em termos de praticidade, a tecnologia contactless vem também agilizar processos, seja no setor público como privado: “Tínhamos o cartão que podíamos inserir numa máquina, num leitor de cartões, e o que temos agora é a tecnologia contactless, que é igual aos nossos cartões bancários. Basta encostar e podemos logo utilizar o cartão, identificarmo-nos, por exemplo, num hospital quando pretendemos fazer check in, ou num outro serviço que tenha este tipo de máquinas”, afirmou, na mesma ocasião, o governante.

 

Ainda, pela adoção da desta tecnologia, este novo documento permite:

 

  • Ser utilizado como título de transporte em todo o país
  • Associar bilhetes eletrónicos para espetáculos
  • Servir como meio para se autenticar num serviço digital ou presencial.

 

 

O que muda visualmente? Veja o novo aspeto do Cartão de Cidadão

Para além das mudanças “mais digitais”, o novo cartão também traz novidades a nível visual: uma fotografia com maiores dimensões, para permitir identificar melhor o titular, e o chip - até então na parte da frente do cartão -, ficará agora no verso.

 

O design desta nova geração do documento tem também um fator diferenciador, no qual foram utilizados padrões e símbolos que evocam a identidade cultural portuguesa, como os motivos e padrões presentes na tradicional calçada, sendo o Mar Largo o motivo principal.

 

imagem do novo cartão do cidadão

 

Este novo documento está, também, em conformidade com a norma ICAO - International Civil Aviation Organization, que tem como objetivo melhorar a precisão e a eficiência dos processos de controlo e segurança das fronteiras, garantindo, ao mesmo tempo, que os documentos de viagem são seguros e à prova de falsificação.

 

Veja o vídeo do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) de apresentação do novo Cartão de Cidadão:

 

 

O novo Cartão de Cidadão é obrigatório?

A atualização deste documento para a sua versão mais recente não é obrigatória se o seu Cartão de Cidadão ainda estiver dentro do prazo de validade. Este novo documento será emitido à medida que forem sendo renovados os documentos de identificação antigos e até um limite esperado de 2031.

 

 

Renovação do Cartão de Cidadão online

Desde maio de 2021 que é possível fazer a renovação automática do Cartão de Cidadão online, caso tenha mais de 25 anos e não precise alterar quaisquer dados, evitando assim deslocações desnecessárias aos serviços do IRN. A renovação automática do Cartão de Cidadão tem um custo de 16,20 euros, não sofreu alteração face ao anterior, e pode ser paga pelo multibanco ou serviços de homebanking.

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

O que achou deste artigo?

Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.

Agradecemos a sua opinião!

A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.

Salto Santander

Agradecemos o seu contributo!

Informação de tratamento de dados

O Banco Santander Totta, S.A. é o responsável pelo tratamento dos dados pessoais recolhidos.

O Banco pode ser contactado na Rua da Mesquita, 6, Centro Totta, 1070-238 Lisboa.

O Encarregado de Proteção de Dados do Banco poderá ser contactado na referida morada e através do seguinte endereço de correio eletrónico: privacidade@santander.pt.

Os dados pessoais recolhidos neste fluxo destinam-se a ser tratados para a finalidade envio de comunicações comerciais e/ou informativas pelo Santander.

O fundamento jurídico deste tratamento assenta no consentimento.

Os dados pessoais serão conservados durante 5 anos, ou por prazo mais alargado, se tal for exigido por lei ou regulamento ou se a conservação for necessária para acautelar o exercício de direitos, designadamente em sede de eventuais processos judiciais, sendo posteriormente eliminados.

Assiste, ao titular dos dados pessoais, os direitos previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados, nomeadamente o direito de solicitar ao Banco o acesso aos dados pessoais transmitidos e que lhe digam respeito, à sua retificação e, nos casos em que a lei o permita, o direito de se opor ao tratamento, à limitação do tratamento e ao seu apagamento, direitos estes que podem ser exercidos junto do responsável pelo tratamento para os contactos indicados em cima. O titular dos dados goza ainda do direito de retirar o consentimento prestado, sem que tal comprometa a licitude dos tratamentos efetuados até então.

Ao titular dos dados assiste ainda o direito de apresentar reclamações relacionadas com o incumprimento destas obrigações à Comissão Nacional da Proteção de Dados, por correio postal, para a morada Av. D. Carlos I, 134 - 1.º, 1200-651 Lisboa, ou, por correio eletrónico, para geral@cnpd.pt (mais informações em https://www.cnpd.pt/).

Para mais informação pode consultar a nossa política de privacidade (https://www.santander.pt/politica-privacidade).