Proprietários, inquilinos, compradores ou vendedores precisam deste bilhete de identidade dos imóveis, que se obtém facilmente através da Internet. Saiba o que é certidão permanente predial e como requisitá-la.
Quando está à procura de casa para comprar é comum que o vendedor lhe peça para pagar um sinal, mesmo antes de ter o crédito habitação aprovado. Mas, antes de avançar com o valor e assinar um Contrato Promessa de Compra e Venda, deve consultar sempre a certidão permanente predial. Porquê? Porque neste documento encontra as informações que precisa para saber se o imóvel está, ou não, disponível para comprar.
Mas este documento não é necessário apenas quando compra casa. Saiba o que é a certidão permanente predial e em que situações pode ser útil.
Ou certidão de teor predial - permite obter toda a informação sobre um imóvel. Neste documento consta todo o histórico da casa, nomeadamente:
Inclui os registos já feitos no passado, mas também os que estão pendentes.
Este documento é obrigatório para a compra, arrendamento ou venda de um imóvel e serve de prova perante qualquer entidade pública ou privada. Sendo um documento digital, está sempre atualizado e pode ser consultado online. É válido durante seis meses.
Há vários momentos em que pode ser necessário obter a certidão. Por exemplo:
Qualquer pessoa/organismo, desde que apresente os seguintes dados:
Ao fazer o pedido é, ainda, necessário indicar algumas informações, designadamente o distrito, o concelho e a freguesia, assim como o número de descrição de registo predial e, tratando-se de uma fração autónoma, a letra/número que a individualiza.
A requisição online é a forma mais cómoda e barata para fazer obter este documento. Todavia, se preferir, é possível fazer este pedido presencialmente num Registo Predial.
1. Preencher o pedido
Comece por aceder ao formulário no site Registo Predial Online e indique os seus dados pessoais, como nome completo, endereço de email e, se pretender, o NIF ou o telefone. De seguida deve escolher se pretende fazer uma renovação da certidão ou uma subscrição. Neste caso, a opção deve ser “adicionar subscrição”.
2. Adicionar Subscrição
Nesta fase, deve colocar os dados dos imóveis, como a localização (distrito, concelho e freguesia), o número de descrição do imóvel no registo predial, indicar a letra ou o número do apartamento (fracção autónoma).
Caso o imóvel esteja registado em livro (sistema anterior a 1984), terá de colocar o número da descrição, o livro, as folhas e a fracção autónoma ou temporal. Pode encontrar os dados do imóvel na escritura, no contrato de compra e venda ou na constituição de uma hipoteca. Também existe a hipótese de fazer o pedido recorrendo à informação matricial. Mas só deve escolher esta opção se estiver na posse de todos os dados disponíveis na caderneta predial. Depois, clique em “continuar”.
3. Escolher o método de pagamento
De seguida, deve confirmar o seu pedido e escolher o método de pagamento (multibanco ou cartão de crédito). Neste caso, são 15 euros.
1. Selecionar o balcão, Loja do Cidadão ou Espaço Registos a que pretende ir. No site do Instituto de Registos e Notariado é possível fazer uma pesquisa por concelho.
2. Agendar o atendimento presencial através do portal Siga ou da aplicação, a sigaApp.
3. Levar as informações necessárias para preencher o pedido.
Depende. Se o pedido for online, é mais barato e custa 15 euros. Se preferir a modalidade presencial e for a um Registo Predial, Loja do Cidadão ou Espaço Registos, paga 20 euros.
Após subscrever a "Certidão Permanente de registo predial" e o pagamento for confirmado, receberá uma mensagem no e-mail a avisar de que a mesma já está disponível, juntamente com os respetivos códigos de acesso. Nessa altura, poderá consultar o documento através da plataforma Predial Online, que pertence ao Ministério da Justiça. Siga os seguintes passos:
Pode usar o código as vezes que quiser enquanto a certidão estiver válida.
É possível requerer a renovação da certidão, tanto na plataforma online como presencialmente. No caso do pedido online, deve seguir os passos já enunciados e, em vez de escolher “adicionar subscrição”, deve optar por “adicionar Renovação”.
Uma nota importante: como a certidão tem a validade de seis meses, é necessário que este pedido de renovação ocorra no último mês antes de caducar.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
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