empresas

NIPC: o que é e como pedir

24 abr 2024 | 4 min de leitura

Quer pedir ou consultar o NIPC de uma empresa? Saiba, neste artigo, para que serve este número e como obtê-lo.

NIPC

Em Portugal, todas as entidades coletivas, sejam elas empresas, associações, fundações ou outras formas de organização, são identificadas por um número único conhecido como NIPC (Número de Identificação de Pessoa Coletiva).

 

Trata-se de um número obrigatório para qualquer entidade que exerça atividade económica no país.

 

 

NIPC: o que é e para que serve?

O Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC) é atribuído a entidades coletivas, tais como empresas, associações, fundações e outras entidades jurídicas. Este número é utilizado para identificar uma entidade no contexto fiscal, contabilístico, legal e administrativo.

 

O NIPC é atribuído pelo Registo Nacional de Pessoas Coletivas (RNPC) e é composto por nove dígitos, variando o primeiro dígito da esquerda entre os algarismos 5 e 9, com exclusão do algarismo 7.

 

 

Qual a diferença entre NIF e NIPC?

Ambos são utilizados para identificar entidades fiscais, mas aplicam-se a situações diferentes.

 

O Número de Identificação Fiscal (NIF) é utilizado para identificar pessoas singulares e entidades coletivas não sujeitas a registo no Registo Nacional de Pessoas Coletivas (RNPC). Já o NIPC é utilizado exclusivamente para identificar entidades coletivas (empresas, associações, etc.) sujeitas a registo comercial.

 

O NIF é atribuído pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), enquanto o NIPC é atribuído pelo Registo Nacional de Pessoas Coletivas.

 

 

Como obter o NIPC?

O NIPC é obtido após a inscrição da entidade no ficheiro central de pessoas coletivas (FCPC) - base de dados informatizada do Registo Nacional de Pessoas Coletivas na qual se organiza a informação atualizada sobre as pessoas colectivas.

 

No entanto, as entidades sujeitas a registo comercial obrigatório são oficiosamente inscritas no FCPC, através de comunicação automática electrónica do sistema integrado do registo comercial. Ou seja, a empresa irá receber um NIPC após efetuar o registo comercial.

 

O registo de empresas pode ser feito no serviço Empresa Online (através da plataforma Empresa 2.0 ou da Área da Empresa do portal ePortugal), e no serviço presencial Empresa na Hora. Existem também balcões dedicados ao registo de uma associação, cooperativa e sucursal, onde é possível tratar de todo o processo num só local e de forma cómoda.

 

 

Criar uma empresa online

Para criar uma empresa online - e, consequentemente, obter o NIPC - através do Empresa Online 2.0, deve seguir os seguintes passos:

 

1. Aceder ao serviço Empresa 2.0

 

2. Escolher um meio de autenticação (Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital, Certificado Digital de Profissional Jurídico ou Autenticação Europeia)

 

3. Preencher o formulário e juntar os documentos necessários (como a ata de deliberação da Assembleia-Geral, a certidão da escritura ou o documento de constituição ou pacto social atualizado das entidades coletivas e a declaração do registo do beneficiário efetivo)

 

4. Fazer o pagamento (MB WAY, Multibanco ou cartão de crédito). Tem 48 horas a contar da data de submissão do pedido para fazer o pagamento.

 

O custo da constituição de sociedade através do serviço Empresa Online varia consoante o serviço que utilizar, podendo oscilar entre os 100 e os 720 euros.

 

 

E depois?

Após fazer o pedido de constituição, este será analisado. Se não existirem inconformidades nos dados declarados, o registo é aprovado. Neste caso, receberá um e-mail e os códigos de acesso ao cartão eletrónico da empresa e à certidão permanente comercial. Posteriormente, chegará também o cartão da empresa em suporte físico, gratuitamente.

 

 

O que é o Cartão da Empresa

O Cartão da Empresa ou de Pessoa Coletiva está disponível em formato físico e eletrónico e reúne informações importantes relativas à entidade, tais como:

 

  • Número de identificação de pessoa coletiva (NIPC)
  • Número de inscrição na Segurança Social (NISS)
  • Nome e sede da entidade
  • CAE principal e até três CAE secundários
  • Natureza jurídica
  • Data de constituição
  • Código de acesso à certidão de contas anuais
  • Código de acesso à versão eletrónica do Cartão da Empresa ou de Pessoa Coletiva.

 

 

Como consultar o NIPC online?

Pode consultar o NIPC online através do cartão empresa no portal Empresa Online, bastando, para isso, indicar o código de acesso que lhe foi atribuído no momento da constituição da empresa.

 

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

O que achou deste artigo?

Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.

Agradecemos a sua opinião!

A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.

Salto Santander

Agradecemos o seu contributo!

Abra conta 100% online

Escolha a conta que precisa para gerir o seu negócio.

Abrir conta para empresas Abrir conta para empresas

Informação de tratamento de dados

O Banco Santander Totta, S.A. é o responsável pelo tratamento dos dados pessoais recolhidos.

O Banco pode ser contactado na Rua da Mesquita, 6, Centro Totta, 1070-238 Lisboa.

O Encarregado de Proteção de Dados do Banco poderá ser contactado na referida morada e através do seguinte endereço de correio eletrónico: privacidade@santander.pt.

Os dados pessoais recolhidos neste fluxo destinam-se a ser tratados para a finalidade envio de comunicações comerciais e/ou informativas pelo Santander.

O fundamento jurídico deste tratamento assenta no consentimento.

Os dados pessoais serão conservados durante 5 anos, ou por prazo mais alargado, se tal for exigido por lei ou regulamento ou se a conservação for necessária para acautelar o exercício de direitos, designadamente em sede de eventuais processos judiciais, sendo posteriormente eliminados.

Assiste, ao titular dos dados pessoais, os direitos previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados, nomeadamente o direito de solicitar ao Banco o acesso aos dados pessoais transmitidos e que lhe digam respeito, à sua retificação e, nos casos em que a lei o permita, o direito de se opor ao tratamento, à limitação do tratamento e ao seu apagamento, direitos estes que podem ser exercidos junto do responsável pelo tratamento para os contactos indicados em cima. O titular dos dados goza ainda do direito de retirar o consentimento prestado, sem que tal comprometa a licitude dos tratamentos efetuados até então.

Ao titular dos dados assiste ainda o direito de apresentar reclamações relacionadas com o incumprimento destas obrigações à Comissão Nacional da Proteção de Dados, por correio postal, para a morada Av. D. Carlos I, 134 - 1.º, 1200-651 Lisboa, ou, por correio eletrónico, para geral@cnpd.pt (mais informações em https://www.cnpd.pt/).

Para mais informação pode consultar a nossa política de privacidade (https://www.santander.pt/politica-privacidade).