Gostava de expandir o seu negócio? Saiba como é que o e-commerce pode ajudá-lo.
O e-commerce é uma forma de abrir janelas de oportunidades para o seu negócio e chegar a novos mercados. Saiba o que é este modelo de negócio e como implementar uma estratégia eficaz.
É um modelo de negócio em que a compra e venda de produtos ocorre exclusivamente pela via eletrónica, através da internet ou aplicações móveis. Todas as etapas do processo, desde a seleção do produto, entrega, forma de pagamento e conclusão da compra, são realizadas virtualmente.
O e-commerce tem como propósito facilitar a compra e venda de produtos e serviços online. Isso significa que o consumidor pode encontrar o que procura, em qualquer lugar do mundo, de forma conveniente e rápida. Para as empresas, o e-commerce é sinónimo de redução de custos e maior inovação tecnológica. Atualmente, as vendas através de e-commerce estão em constante crescimento, devido à comodidade que representam para os consumidores.
De modo geral, quando pensamos em comércio eletrónico, pensamos numa transação comercial online entre um fornecedor e um cliente. No entanto, existem outros tipos de e-commerce. Cada um tem uma abordagem específica para atender a diferentes necessidades:
Se pretende apostar no e-commerce, existem duas vias para fazê-lo:
1. Loja Virtual: categoria específica de e-commerce. Pertence a uma única empresa ou marca, vendendo exclusivamente produtos próprios ou serviços através de um site. Tem mais custos e exige maior investimento em tecnologia, mas permite à marca destacar-se num espaço próprio
2. Marketplace: é uma plataforma onde múltiplos vendedores ou marcas independentes oferecem os seus produtos ou serviços num único local. É como uma feira ou centro comercial: tem mais visitantes, mas acolhe várias marcas, o que torna mais fácil a comparação com a concorrência nacional e internacional.
Há várias vantagens no e-commerce para empresários que não querem montar uma loja física. Algumas das mais-valias são:
Gerir uma loja de e-commerce é menos dispendioso do que uma loja física, uma vez que não é necessário arrendar um espaço para atendimento ao público, pagar eletricidade, água e gás, ou contratar funcionários para a loja. Num negócio de e-commerce, os custos típicos incluem a criação do site, o alojamento web, marketing e armazenamento de stock.
Com um negócio e-commerce é possível alcançar clientes em todo o mundo. Desta forma, um pequeno negócio pode chegar a qualquer parte do mundo e angariar mais clientes do que uma loja local.
A possibilidade de ter clientes a fazer compras a qualquer hora do dia - sem ter que ter uma loja fisicamente aberta - é uma grande vantagem.
Numa loja física, quanto maior o crescimento, maiores os custos com funcionários, com arrendamento de espaços e com as despesas fixas. Já o crescimento de um negócio de e-commerce, também pede um crescimento estrutural, entretanto, numa proporção muito menor.
Do lado das desvantagens é preciso estar especialmente atento:
1. Identifique o público-alvo e os produtos a vender mediante uma pesquisa de mercado completa
2. Escolha um nome de domínio relevante e um serviço de alojamento
3. Opte por uma plataforma de e-commerce (como, por exemplo, o Shopify ou o WooCommerce) e personalize a experiência do utilizador no site
4. Crie sistemas de pagamento seguros, seguindo as orientações das entidades reguladoras
5. Defina políticas, incluindo termos e condições, para cumprir regulamentações legais
6. Trabalhe nas descrições dos produtos e assegure a qualidade das imagens e vídeos para uma apresentação eficaz
7. Elabore um plano para o controlo de inventário e todo o processo logístico
8. Realize testes completos para garantir o correto funcionamento do site, em todas as suas dimensões
9. Desenvolva com a sua equipa de marketing uma estratégia online para aumentar a visibilidade da marca, alcançar mais pessoas e atrair clientes.
No comércio eletrónico são usadas ferramentas de análise, que ajudam a conhecer melhor os clientes, potenciais clientes e o processo de compra. Podemos, por exemplo, saber qual é a sua idade, género e hábitos de consumo.
Para avaliar o sucesso do e-commerce deve definir as métricas de desempenho (KPI) e acompanhá-las regularmente. Os KPIs (Key Performance Indicators) são os Indicadores-Chave de Desempenho de um negócio. Permitem-lhe avaliar elementos como:
As métricas de e-commerce podem ser organizadas em diferentes categorias:
Para criar um e-commerce de sucesso é importante seguir algumas guidelines:
Umas das primeiras tendências que é possível identificar é a integração omnicanal, que combina as experiências de compra online e offline. Simultaneamente, o mobile continua a crescer, com estudos a indicar que a maioria das vendas passará a ocorrer através de dispositivos móveis. Isto é significante na dinâmica de otimização de sites para dispositivos móveis.
Verifica-se ainda que o "social commerce" está em ascensão, com vendas substanciais a ocorrerem através das redes sociais. As gerações mais jovens confiam nestas plataformas, como o TikTok, para tomar decisões de compra. Neste sentido, estratégias de marketing centradas nas comunidades, bem como parcerias com influenciadores, podem desempenhar um papel fundamental na aquisição e fidelização de clientes.
É um profissional que monitoriza todas as operações de e-commerce. Supervisiona o “look & feel” do site, e desempenha um papel crucial na gestão de vendas através dos canais online.
As empresas que pretendem iniciar ou reforçar a sua presença internacional através dos canais de comércio eletrónico podem beneficiar do incentivo à Internacionalização via e-commerce, uma medida do Plano de Recuperação e Resiliência que visa dinamizar as exportações online de produtos e serviços portugueses.
Através deste apoio, as PME obtêm apoio para os seus projetos individuais de presença direta nos canais online, como a criação de lojas próprias e/ou adesão a marketplaces, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.
O incentivo Internacionalização via e-commerce apoia as empresas portuguesas em duas tipologias:
O apoio a conceder reveste a forma de incentivo não reembolsável e é calculado a uma taxa de 50% sobre as despesas elegíveis apuradas. Nomeadamente:
1. Realizar diagnóstico de e-commerce. Previamente à submissão da candidatura, a PME deve realizar o Diagnóstico de E-Commerce no website Portugal Exporta
2. Desenvolver um plano de e-commerce internacional. Deve apresentar um Plano detalhado de E-Commerce Internacional que sustente a apresentação da candidatura e, por outro lado, a definição da tipologia da candidatura a submeter
3. Realizar a candidatura no Balcão dos Fundos. As candidaturas são realizadas através de formulário eletrónico disponível no Balcão dos Fundos, juntando, em anexo, o Diagnóstico de E-Commerce e o Plano de E-Commerce Internacional.
As candidaturas estão abertas até dia 20 de outubro de 2023.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
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