Quer saber tornar a sua empresa mais visível no Google e no Maps? Ou como chegar ao topo dos resultados do Google e aumentar as vendas? O Google My Business pode ajudá-lo. Saiba como.
Manter um perfil da empresa ajuda a tornar a sua empresa mais visível no Google, além de aumentar a credibilidade através de avaliações de clientes. Porém, tal só pode ser feito com a ajuda de uma ferramenta essencial (e gratuita) no mundo digital das empresas: o Google My Business. Saiba por que razão a sua empresa precisa desta plataforma digital.
O Google My Business, que agora tem o nome de Google Business Profile (em português, Perfil da Empresa), é uma ferramenta gratuita da Google que permite controlar as informações exibidas sobre o seu negócio no motor de pesquisa e no Google Maps. Com o Perfil da Empresa, pode interagir com os clientes, publicar atualizações, apresentar os seus produtos e serviços ou aceitar encomendas online.
O Google Business Profile organiza a informação do seu negócio de modo simples e interativo. Por exemplo, permite-lhe disponibilizar:
Além disso, a ferramenta ajuda a indexar o conteúdo nas pesquisas Google e Google Maps. Assim, sempre que um potencial cliente pesquisar o nome da sua empresa, este será o primeiro item a surgir.
Nos tempos que correm, não ter um Perfil da Empresa, anteriormente Google My Business, é sinónimo de ser invisível no mundo digital. Ao criar e gerir um, pode:
Se tiver o Perfil da Empresa, quando alguém faz uma pesquisa no Google com o nome da empresa, o seu negócio aparecerá destacado na página e o cliente (ou potencial cliente) poderá ver a informação que deseja, que em muitos casos será a localização, se existe uma loja próxima ou qual o horário de abertura.
Porém, quando se trata de uma pesquisa mais abrangente, a situação é diferente. Por exemplo, imagine que tem um restaurante de comida tradicional portuguesa. Se tiver o Google Business Profile atualizado e alguém pesquisar no Google por “restaurante típico português”, receberá como resultado um mapa (a região onde se encontra) e uma lista com os restaurantes mais próximos da localização onde se encontra.
Nesse caso, o consumidor poderá clicar nas várias opções que surgem, verificar as informações disponíveis (por exemplo, menu, horário e reviews) e fazer a sua escolha, aumentando as possibilidades de escolher o seu restaurante para almoçar.
Por oposição, se a sua empresa não for apresentada nas pesquisas relevantes da sua área, é como se não existisse no Google. Neste caso, para maximizar a frequência com que os utilizadores encontram a sua empresa, certifique-se que os dados da empresa no Perfil da Empresa estão completos e apelativos. É aqui que entra o SEO Local.
É uma estratégia de otimização da pesquisa (SEO) que ajuda a sua empresa a ser mais visível nos resultados de pesquisa local no Google.
Quando alguém faz uma pesquisa, o Google utiliza os dados que colocou no Google Business Profile para ajudar a disponibilizar resultados da pesquisa local relevantes no Google Maps e na pesquisa. Por este motivo, é essencial otimizar o SEO Local com a ajuda do Google Business Profile.
O Google favorece os resultados mais relevantes em cada pesquisa e as empresas com os dados completos são destacadas mais facilmente.
Assim, quando está a criar ou a atualizar o seu perfil, certifique-se de que introduz os dados completos da empresa, para que os utilizadores conheçam a sua atividade, localização e quando podem visitá-la. Forneça informações como, entre outras, as seguintes:
Importante: certifique-se de que mantém as informações atualizadas.
Ter a localização sempre atualizada é muito importante para aumentar as probabilidades de aparecer nos resultados da pesquisa local do motor de pesquisa e Google Maps.
Senão, pense no seguinte: se quiser encomendar uma pizza para o escritório e, para tal, pesquisar no Google “entrega de pizza”, os resultados que surgem na página do Google serão completamente diferentes daqueles que apareceriam se fizesse a mesma pesquisa em casa. Isto acontece porque são duas localizações diferentes e, como tal, o Google destaca as empresas mais próximas da zona onde está.
Quando abre o seu negócio? A que horas encerra? Está aberto aos fins-de-semana ou nos feriados? Estas informações são essenciais para que os seus clientes saibam quando está disponível, dando-lhes a confiança de saberem que a sua empresa estará aberta quando chegarem.
As críticas (reviews) do Google fornecem informações úteis aos consumidores e ajudam a sua empresa a destacar-se. Estas serão apresentadas junto ao Perfil da Empresa no Maps e na pesquisa.
Responder às críticas demonstra que valoriza a opinião dos seus clientes. Além disso, os comentários positivos podem melhorar a visibilidade da sua empresa e aumentar a probabilidade de ganhar novos clientes.
Para ajudar a completar o seu perfil, e torná-lo mais apelativo para os consumidores, partilhe fotografias da loja, produtos ou serviços. As imagens ajudam a contar a história da sua empresa e a mostrar aos compradores que a sua empresa oferece aquilo que procuram.
Ao aderir ao Perfil da Empresa terá acesso a uma ferramenta de analytics (medição de dados) que permitirá aferir informações importantes para poder otimizar a sua página, como por exemplo:
Esta informação é essencial para compreender a relação entre a sua empresa e os clientes, permitindo-lhe otimizar o perfil sempre que necessário.
1. Inicie sessão na sua Conta Google ou crie uma conta para a empresa
2. Aceda a Criar um perfil
3. Introduza o nome da empresa
4. Pesquise a sua categoria empresarial
5. Escolha se tem um estabelecimento que os clientes podem visitar
6. Introduza a área de serviço da sua empresa (pode definir a zona com base nas cidades ou códigos postais)
7. Introduza um número de telefone e o URL do website.
8. Clique em Concluir.
Depois de concluída a criação do Perfil da Empresa não se esqueça de personalizá-lo, colocando o horário, fotos e outros detalhes. Atualize sempre que necessário e responda aos comentários e críticas, interagindo com os clientes.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
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