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Como divulgar uma empresa nas redes sociais

05 abr 2023 | 8 min de leitura

A empresa já está no Facebook, TikTok ou Instagram? Saiba como divulgar uma empresa nas redes sociais.

Nas redes sociais existem muitas oportunidades para as empresas comunicarem com o seu público-alvo. Através de plataformas como o Facebook, Instagram, Youtube ou TikTok é possível desenvolver uma ligação mais forte com o seu público-alvo, dar a conhecer a sua marca e aumentar as vendas. Tudo isto de forma gratuita.

 

Porém, se pretende ter uma presença nas redes sociais com sucesso, é importante criar uma estratégia de marketing. Conheça, neste artigo, as vantagens de marcar presença nestas plataformas, quais as mais apetecíveis e como divulgar uma empresa nas redes sociais.

 

 

Vantagens das redes sociais nas empresas

As redes sociais permitem que as marcas tenham um canal de comunicação direto com os seus clientes e beneficiem as empresas de várias formas, sendo uma das mais importantes a construção de uma comunidade.

 

1. Aumentar a exposição da marca

Ter a sua marca nas redes sociais, permite-lhe que os utilizadores a encontrem online. As redes sociais são uma excelente ferramenta para atingir seu público-alvo e construir uma comunidade.

 

Os utilizadores procuram marcas com as quais se identifiquem e que potencialmente gostariam de comprar, seja um produto ou um serviço. As redes sociais são uma ótima forma de ser visto e notado e, a partir daí, crescer e impulsionar o reconhecimento da marca.

 

2. Aprender os padrões de compra do seu cliente ideal

Através das redes sociais pode conhecer melhor o seu consumidor, o que estão a publicar e como estão a interagir. Ao reunir estas informações, pode alterar o seu posicionamento ou estratégia de produto para responder aos comportamentos dos consumidores.

 

3. Investir em publicidade a baixo custo

As redes sociais podem trazer retornos elevados com investimento reduzido. A começar pela possibilidade de criar uma página em qualquer rede social de forma gratuita, estabelecendo a sua presença e angariando novos seguidores. As redes sociais permitem, ainda, que invista em publicidade a baixo custo, obter relatórios de desempenho em tempo real e ajustar a campanha a qualquer momento, consoante a sua performance.

 

4. Interagir com os consumidores

Seja através de live streamings, conversas no chat, anúncios ou posts orgânicos, as formas de interagir com o seu público são infinitas. Através das redes sociais é possível receber feedback, aceitar sugestões, esclarecer dúvidas e gerir críticas, de forma ágil e em cima do acontecimento.

 

O objetivo é oferecer valor acrescentado às pessoas, através de sugestões, dicas, truques, notícias e informações úteis relacionadas com a área em que a empresa opera, ajudando a que o público veja a companhia como uma referência no setor.

 

5. Aumentar a satisfação do cliente

No mundo atual, os consumidores não hesitam em utilizar as redes sociais quando têm uma experiência negativa com um produto ou serviço. Se tiver uma presença ativa nas redes sociais pode transformar essa experiência negativa em positiva através de um gesto de boa vontade (como uma oferta para compensar) ou um pedido de desculpas personalizado, fazendo com que o cliente se sinta ouvido e valorizado.

 

 

Então, como divulgar uma empresa nas redes sociais?

Por regra, o principal papel das empresas nas redes sociais é comunicar com o seu público-alvo, angariar novos clientes e, consequentemente, aumentar as vendas. Porém, como promover a sua empresa nas redes sociais com sucesso? Conheça os principais passos para definir uma estratégia de marketing nas redes sociais.

 

Defina os seus objetivos

Antes de começar a criar conteúdos ou avaliar resultados, é importante estabelecer metas e objetivos para construir a presença da sua marca nas redes sociais, tais como:

 

  • Criar um relacionamento com a audiência
  • Melhorar a perceção da sua marca
  • Aumentar o tráfego para o site
  • Incrementar as vendas através das redes sociais
  • Angariar novos contactos para a base de dados.

 

Só após definir com clareza os objetivos da sua presença é que deverá criar conteúdo e interagir com os seguidores.

 

Conheça o seu público

Um dos objetivos de uma estratégia de redes sociais é relacionar-se com o seu público. Mas para compreender o comportamento dos seus consumidores - o que gostam, como interagem ou em que situações compram - é necessário conhecer o seu público-alvo e, para isso, é importante coletar dados sobre o mesmo. Onde pode angariar informação sobre o seu público?

 

Através de ferramentas como o Google Analytics, através da qual pode medir quais as páginas que têm mais tráfego no seu site ou reunir os dados demográficos do seu público (género, idade ou localização). Existem ainda ferramentas de analytics integradas nas redes sociais, como o Facebook, Instagram ou TikTok, que são essenciais para reunir informações importantes, como a que horas o seu público costuma estar online, quais os posts que criam mais interação ou levam mais pessoas ao site.

 

Algumas questões essenciais que deve saber responder

 

  • Quem é o seu público-alvo?
  • Em que redes sociais está presente?
  • Como utilizam essas redes?
  • Quais os seus hábitos no mundo virtual?

 

Saiba como funciona cada rede social

Existem diversas redes sociais e cada uma tem um modo de utilização próprio, por isso é importante conhecê-las bem, antes de investir o seu tempo e dinheiro. Conhecer as redes sociais e o público que as utiliza é útil para desenvolver o tom de voz da sua marca, o que irá ajudar a sua página a destacar-se das restantes.

 

Crie um calendário editorial

Um aspeto importante é definir um cronograma para as suas metas, ou seja, quando é que gostaria de atingir os objetivos. Ter um calendário editorial das redes sociais organizado ajuda a manter a regularidade nos posts, o que mantém o público envolvido e melhora o alcance orgânico.

 

Elabore conteúdo relevante

O conteúdo que publica nas redes sociais não deve ser aleatório, desprovido de estratégia ou objetivo. Por esse motivo, é tão importante conhecer o seu público-alvo e criar personas. Só assim poderá criar conteúdo relevante, capaz de atrair, educar e envolver o público.

 

Para ser relevante, o conteúdo deve responder às necessidades da audiência e não apenas da sua empresa. Por isso, deve procurar produzir conteúdo que responda às dúvidas dos seus consumidores, como, por exemplo, explicar como funciona o produto ou serviço que vende, como pode beneficiar o consumidor ou como escolher o mais adequado à sua situação.

 

Estimule a interação

Construir um relacionamento com o seu público é um grande benefício das redes sociais. A interação com o seu conteúdo é um sinal positivo para os algoritmos, que podem ajudar os seus posts a chegarem a mais pessoas, de forma orgânica.

 

Para ganhar seguidores e aumentar o envolvimento, experimente fazer passatempos, oferecendo um produto ou serviço da sua marca. Além disso, os seus posts devem ter sempre um “call to action” (chamada para ação), uma técnica utilizada para despertar interesse no público em realizar uma ação. Por exemplo, pode ser uma pergunta, que incentiva o público a gostar, partilhar ou a comentar a sua publicação.

 

Vale a pena contratar uma empresa de gestão de redes sociais?

Nos tempos que correm, estar presente nas redes sociais é um dever para as empresas que queiram manter-se relevantes, independentemente da sua dimensão. Porém, se não tem recursos humanos para realizar este trabalho, a contratação de uma empresa especialista em gestão de redes sociais pode ser bastante útil para estabelecer uma presença consistente nas diferentes redes sociais. Pode ser uma ajuda para:

 

  • Elaborar uma estratégia de redes sociais
  • Otimização de perfis nas redes sociais
  • Planear, criar e partilhar conteúdo relevante
  • Envolver os seguidores e consumidores
  • Monitorizar a concorrência e estar a par das tendências
  • Analisar os resultados e adaptar a estratégia
  • Criar e gerir anúncios nas redes sociais.

 

 

Quais as redes sociais mais usadas pelas empresas?


Facebook

  • Número de utilizadores em Portugal: 5,90 milhões
  • 52,1% dos utilizadores em Portugal são do sexo feminino, enquanto 47,9% são homens

 

Quer pretenda dar a conhecer a sua empresa ou atrair novos clientes, o Facebook é uma excelente plataforma para fazê-lo. Pode criar um grupo ou página no Facebook e começar a atrair o seu público. Embora possa recorrer a publicidade paga, também pode alcançar as pessoas organicamente. Ao interagir com as pessoas via Messenger, terá muitas oportunidades de promover a sua marca e mostrar o que tem a oferecer.

 

Saiba como criar uma página de facebook para empresas.

 


Youtube

  • Número de utilizadores em Portugal: 7,43 milhões
  • 72% das pequenas empresas acham que é fácil começar um canal no YouTube
  • 65% dos proprietários de pequenas empresas com um canal no YouTube dizem que o utilizam para dar a conhecer os seus produtos e serviços
  • 85% dos utilizadores recorrem ao YouTube para encontrar novos produtos.

 

O Youtube é a segunda página da internet mais visitada em todo o mundo, a seguir ao Google. É nesta rede social que muitos influenciadores digitais começaram a sua carreira e que muitas marcas utilizam para dar a conhecer os seus produtos ou serviços, através de vídeos informativos (“how to”) e divertidos.

 

No Youtube da sua empresa, para além da criação de vídeos, pode privilegiar as parcerias com influenciadores que possam conferir credibilidade à sua marca, assim como investir em publicidade em outros vídeos.

 

Saiba como criar um canal de Youtube para empresas.

 


Instagram

  • Número de utilizadores em Portugal: 5,30 milhões
  • 90% das pessoas seguem, pelo menos, um negócio
  • 70% das pessoas inquiridas gostam ou não se importam de ver anúncios quando visualizam vídeos no Instagram.

 

O Instagram é a rede social mais utilizada em Portugal pelos jovens com idades entre os 15 e os 24 anos, segundo o estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, da Marktest. Esta rede social é principalmente visual, onde é possível publicar imagens, fotografias e vídeos de curta e longa duração (reels).

 

Uma boa estratégia num Instagram para empresas deve passar por produzir conteúdo diferenciado, informativo e visualmente apelativo, que chame a atenção de quem faz scroll no seu smartphone.

 

Saiba como criar conta para empresas no Instagram.

 


Linkedin

  • Número de utilizadores em Portugal: 4,30 milhões
  • 4 em cada 5 utilizadores do Linkedin são responsáveis por decisões de negócios.

 

Ao contrário das outras redes sociais, o Linkedin tem um perfil mais profissional e uma forte componente de recrutamento. Porém, o Linkedin para empresas também pode ser utilizado para mostrar autoridade em determinados temas, relacionados com a área em que operam, através da divulgação de conteúdos de qualidade que criem valor acrescentado para a comunidade.

 

Saiba como criar uma página de Linkedin para empresas.

 


TikTok

  • Número de utilizadores em Portugal: 3,24 milhões
  • 52% dos utilizadores que assistem a conteúdos de pequenas e médias empresas no TikTok fazem uma compra
  • 82% dos utilizadores dizem ter descoberto uma pequena ou média empresa no TikTok antes de a ver em outro lugar

 

O TikTok é uma das redes sociais mais populares entre a geração Z, portanto é ideal para quem quer alcançar um público mais jovem. Esta plataforma permite criar vídeos curtos, divertidos e envolventes sobre diferentes temas, com o objetivo de se tornarem virais.

 

Pode criar o seu próprio conteúdo ou fazer parcerias com criadores TikTok que tenham bastantes seguidores, para que estes contem a história da sua marca ou produto.

 

Saiba como criar uma conta empresarial no TikTok.

 

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

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