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Assinar documentos digitalmente de forma rápida e segura

14 fev 2025 | 3 min de leitura

Assinar documentos online de forma segura e sem complicações é mais fácil do que parece – com as ferramentas certas, o processo torna-se simples e eficiente.

A assinatura digital veio facilitar a vida de quem lida com documentos no dia a dia. É rápida, prática, segura e tem a mesma validade legal que uma assinatura manuscrita. Mas como funciona exatamente? E será que é mesmo assim tão simples? Vamos esclarecer tudo o que precisa de saber.

 

 

O que é a assinatura digital?

Segundo o Regulamento da UE relativo à identificação eletrónica e aos serviços de confiança (IDeSC) há três tipos de assinaturas eletrónicas:

 

  1. Assinatura eletrónica simples: tem validade jurídica, mas pode ser mais fácil de contestar porque não garante, por si só, a identidade do signatário
  2. Assinatura eletrónica avançada: oferece um nível de segurança mais elevado, pois é exclusiva para cada utilizador. Permite identificá-lo e assegura que qualquer alteração ao documento pode ser detetada
  3. Assinatura eletrónica qualificada: equivale legalmente à assinatura manuscrita. Para ser considerada qualificada, deve ser emitida por um prestador de serviços de confiança qualificado e utilizar um certificado digital qualificado.

 

Em Portugal, a Chave Móvel Digital (CMD) e o Cartão de Cidadão permitem assinar documentos eletronicamente com validade jurídica plena, desde que usadas com certificados qualificados. A assinatura eletrónica qualificada ao abrigo da Lei n.º 37/2014, de 26 de junho, nos termos regulamentados pela Portaria n.º 77/2018, de 16 de março, também denominada de “assinatura digital” veio desde outubro de 2017 permitir uma alternativa fiável à assinatura manuscrita.

 

Assim, usar a assinatura digital é o equivalente eletrónico a colocar a sua assinatura à mão num papel. Só que, neste caso, existe um certificado digital associado à sua identidade que garante três coisas importantes:

 

  1. Autenticidade: o documento foi assinado por si e não por outra pessoa
  2. Integridade: nada do documento foi alterado depois de ser assinado
  3. Não repúdio: quem assina não pode negar que o fez.

 

Por outras palavras: é como um selo de confiança que dá validade e segurança ao documento. E é válido legalmente em toda a União Europeia.

 

 

Como assinar documentos digitalmente?

Existem diferentes formas de assinar documentos digitalmente, dependendo do método que prefere ou das ferramentas que tem à mão. Nesta secção, vamos falar-lhe da Chave Móvel Digital (CMD) e do Cartão de Cidadão (CC).

 

 

Assinar com a Chave Móvel Digital (CMD)

A CMD associa o seu número de telemóvel ao seu número de identificação civil. Para começar, só precisa de:

 

  • Ter a CMD ativa (pode ativar online no portal ou numa Loja do Cidadão)
  • Ter a assinatura digital ativa (para tal, tem que ter a CMD ativa)
  • Saber o seu PIN da CMD (é diferente do PIN de acesso).

 

 

Siga os seguintes passos para assinar o documento

  1. Abra a aplicação Autenticação.gov
  2. Clique em "assinatura" e depois em “simples”
  3. Adicione ou arraste o documento que quer assinar 
  4. Escolha onde quer colocar a assinatura no documento
  5. Clique no botão "assinar com Chave Móvel Digital" e insira o número de telemóvel e o PIN da CMD
  6. Insira o código de seis dígitos que recebeu no telemóvel
  7. Guarde o documento assinado.

Veja o vídeo.

 

 

Assinar com o Cartão de Cidadão (CC)

Vai precisar de:

 

  • Ter a funcionalidade de assinatura ativa (pode ativá-la num balcão de atendimento)
  • Dispor de um leitor de cartões e a aplicação Autenticação.Gov instalada no seu computador.

 

Siga os seguintes passos:

  1. Insira o Cartão de Cidadão no leitor de cartões (alguns teclados têm o leitor incorporado)
  2. Abra a aplicação Autenticação.gov
  3. Clique em "assinatura"
  4. Adicione ou arraste o documento que quer assinar
  5. Escolha onde quer colocar a assinatura no documento
  6. Clique no botão "assinar com Cartão de Cidadão" e insira o PIN da assinatura
  7. Guarde o documento assinado.

 

Veja o vídeo.

 

 

Como assinar um documento PDF digitalmente?

Os PDFs são, sem dúvida, o formato mais comum. Felizmente, é muito fácil assiná-los digitalmente:

 

  • Com a CMD ou CC: utilize o website Autenticação.Gov, a aplicação móvel gov.pt ou a app para computador e siga os passos anteriormente mencionados
  • Outros métodos: pode também usar ferramentas como Adobe Acrobat ou o DocuSign, desde que tenha um certificado digital válido instalado. Mais à frente, sugerimos algumas aplicações para o efeito.

 

 

Todos os documentos têm de ser assinados com CMD ou CC?

Nem sempre. Embora as assinaturas com CMD ou CC sejam seguras e amplamente aceites, outras ferramentas digitais também são válidas, desde que garantam autenticidade e integridade. Existem diversas alternativas no mercado; poderá consultar várias opções de entre a lista de prestadores confiáveis disponibilizada no website da Comissão Europeia para o efeito.

 

 

Quais as melhores apps para assinar documentos online?

Se quer soluções rápidas e eficientes, aqui ficam cinco opções:

 

  1. DocuSign: uma das plataformas mais conhecidas e utilizadas para assinatura digital de documentos de forma simples e segura
  2. Adobe Sign: ferramenta poderosa da Adobe que oferece uma interface fácil e uma integração com outras soluções Adobe
  3. Smallpdf: plataforma versátil que permite assinar documentos PDF digitalmente, com opções adicionais como conversão e compressão de ficheiros. Tem funcionalidades grátis e outras pagas
  4. Dropbox Sign: uma solução intuitiva que facilita a assinatura e a gestão de documentos online, com integração direta ao Dropbox para armazenamento e partilha
  5. SignNow: permite assinaturas digitais em diversos tipos de documentos, com boas opções de integração com outras ferramentas. 

 

Note que os programas que estão listados acima são de assinatura eletrónica, o que não é igual a ter assinatura eletrónica qualificada (como pelos prestadores confiáveis).

 

 

Documentos que podem ser assinados com assinatura digital

  • Documentos PDF: contratos, declarações fiscais, formulários administrativos, entre outros
  • Documentos do Microsoft Office: Word (DOCX), Excel (XLSX), PowerPoint (PPTX)
  • Documentos DWG: projetos e desenhos técnicos (AutoCAD, etc.)
  • E-mails: assinatura de e-mails para garantir segurança e validade.
  • Ficheiros de imagem e outros formatos: JPEG, PNG e outros
  • Documentos de negócios e contratos: acordos comerciais, termos de serviço, contratos legais
  • Declarações fiscais e documentos administrativos: IRS, subsídios, segurança social, entre outros
  • Relatórios e documentos financeiros: declarações de contas, relatórios financeiros
  • Contratos de trabalho e acordos laborais: contratos, aditivos, acordos de confidencialidade
  • Documentos jurídicos: testamentos, procurações, petições
  • Faturas e recibos: faturas e comprovantes de pagamento
  • Documentos públicos e administrativos: vistos, licenças, requerimentos processuais.

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

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