Ative a sua Chave Móvel Digital em poucos minutos. Saiba como pedir e usar a sua Chave Móvel Digital de forma simples e rápida e, ainda, como ativar a sua assinatura digital.
Se ainda não tem a sua Chave Móvel Digital (CMD), saiba que esta pode salvá-lo de longas horas de espera nos serviços públicos. Renovar o cartão de cidadão, carta de condução ou pedir certidões podem ser feitos em apenas alguns minutos.
Neste artigo, mostramos-lhe como pedir a sua Chave Móvel Digital de forma simples e rápida.
Atualmente, existem quatro formas de pedir a Chave Móvel Digital, online ou presencialmente:
A Chave Móvel Digital é criada ao associar o seu número de telemóvel ao seu número de identificação civil (NIC), para um cidadão português, e ao número de passaporte para um cidadão estrangeiro que resida em Portugal.
Poderá pedir a CMD através da aplicação para telemóvel. Para isso, precisa de ter consigo o cartão de cidadão, a app instalada para Android, iOS ou Huawei e um telemóvel com câmara fotográfica.
Instale a aplicação, clique no botão “Ativar” para dar início ao processo e siga as instruções. Vai ser necessário tirar uma fotografia da sua cara e do seu cartão de cidadão, por isso, certifique-se de que está num local bem iluminado durante o processo.
Veja no vídeo abaixo como o fazer:
Online, ainda poderá pedir ainda a sua Chave Móvel Digital através do Portal Autenticação.GOV:
1. Aceda ao Portal Autentificação.GOV com os seus dados de acesso (NIF e senha de acesso ao Portal das Finanças)
2. Aqui, terá de autorizar que o seu NIF e Nome seja fornecido e associado à Chave Móvel Digital
3. Após autorizar o passo anterior, terá a informação de como é efetuado o registo da CMD (Chave Móvel Digital). Leia com atenção e clique “seguinte”
4. De seguida, associe os seus dados de contacto. Pode optar por associar apenas o número de telemóvel ou o email, ou ambos
5. Por fim, receberá uma mensagem (ou e-mail, mediante o que escolheu no passo anterior) com um código de segurança, que deve inserir no espaço indicado abaixo. Clique “seguinte” para finalizar o processo
6. Com o passo anterior o seu registo está concluído e, no prazo de 5 dias, receberá uma carta na morada do Cartão de Cidadão, com o PIN da CMD para dar início à sua utilização.
Poderá ainda optar por aceder ao Portal Autenticação.GOV com o Cartão do Cidadão:
Para esta opção, instale o plug-in Autenticação.GOV no seu computador, precisa, ainda, de um leitor de cartões e do código PIN de autenticação - que se encontra na carta de códigos PIN do Cartão de Cidadão. Veja como fazer neste vídeo.
Para pedir a Chave Móvel Digital por videochamada, precisa do cartão de cidadão, um computador, telemóvel ou tablet com câmara e microfone. Certifique-se de que está sozinho e num local bem iluminado. Saiba como agendar a videochamada no portal ePortugal.
Por último, pode pedir a CMD em qualquer altura, nos seguintes espaços:
A Chave Móvel Digital dá-lhe acesso a uma grande variedade de portais e serviços, públicos ou privados, onde pode dar início a processos online, como:
A Chave Móvel Digital utiliza a segurança de autenticação de 2 fatores, o que a torna bastante segura.
Como medida de segurança acrescida, a lei permite que os cidadãos possam rever o seu histórico de autenticações e também de assinaturas digitais. Já a proteção dos dados, é garantida pela Agência para a Modernização Administrativa - AMA.
Aconselhamos que, para sua segurança, não partilhe o seu PIN da CMD com terceiros e que o mantenha privado.
Qualquer cidadão, português ou estrangeiro, pode pedir a Chave Móvel Digital. Se for cidadão português, pode proceder à ativação da CMD utilizando o Cartão de Cidadão, o Bilhete de Identidade ou o Passaporte. A CMD associa um número de telemóvel ao número de identificação civil.
Se for cidadão estrangeiro, pode pedir a CMD com o Passaporte, com o cartão ou título de residência num:
Se já pediu a sua CMD, mas não se recorda do PIN ou se introduziu o PIN errado e ficou com a Chave Móvel Digital bloqueada, o que precisa de fazer para a recuperar/desbloquear é simples:
Se a sua CMD ficar bloqueada, pode desbloqueá-la na área reservada do Portal Autenticação.GOV. Vai precisar de iniciar sessão (login), e autenticar-se com Cartão de Cidadão e leitor de cartões smartcard.
Em alternativa, pode dirigir-se a um Espaço Cidadão.
Se esqueceu o PIN, terá de pedir uma nova Chave Móvel Digital, com o seu cartão de cidadão pelos seguintes meios:
Neste caso, tem de cancelar a CMD atual para ativar uma nova.
Se preferir recuperar o código PIN da CMD, em vez de escolher um novo, dirija-se a um Espaço Cidadão. Pode ler mais sobre desbloquear e recuperar os códigos PIN da Chave Móvel Digital no Portal ePortugal.
Para além de recuperar o PIN, pode também, em qualquer momento, alterá-lo. Para além do PIN de autenticação e do PIN, pode alterar o número de telemóvel associado e o e-mail.
Estas alterações podem ser feitas online na área reservada do Portal de Autenticação.GOV, por telefone, ou presencialmente num Espaço Cidadão.
Saiba mais sobre alterar os dados associados à Chave Móvel Digital no Portal ePortugal.
Se pediu ou já tem a sua Chave Móvel Digital, para assinar documentos só precisa de ativar a assinatura digital. Os documentos que assinar com a sua assinatura digital têm a mesma validade de uma assinatura à mão. A assinatura digital com Chave Móvel Digital é certificada pelo Regulamento 910/2014 da União Europeia.
Pode ativar a sua assinatura digital online, através da área reservada do Portal Autenticação.GOV, ao selecionar “Chave Móvel Digital” como meio de autenticação e escolher através de que meio pretende fazer a autenticação. Ou em qualquer balcão ou serviço que disponibilize a ativação da Chave Móvel Digital:
Sim, já é possível abrir conta online em vários bancos utilizando a Chave Móvel Digital. No caso do Santander, é possível abrir conta online através do navegador e da App Santander com a Chave Móvel Digital.
Usar a Chave Móvel Digital neste processo torna-o mais rápido. Os dados associados ao Cartão de Cidadão são transferidos de imediato quando se autenticar com a sua Chave Móvel Digital. Por isso, essa parte do processo é imediata.
A segurança da abertura de conta online também está garantida por este sistema certificado pelo Estado português. Funciona da mesma forma quando abre conta num banco ou se autentica no Portal das Finanças com o PIN da Chave Móvel Digital.
E se for estudante universitário?
Para facilitar a entrada na vida universitária ou num novo ano letivo, o Santander disponibiliza a abertura de conta bancária online e o pedido de Cartão de Estudante num só processo.
A autenticação é feita com a Chave Móvel Digital ou por videochamada.
Neste caso, a conta indicada para universitários é a Conta Stream, sem comissões para estudantes do Ensino Superior até aos 25 anos.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!