Se está a planear uma grande viagem, há uma checklist obrigatória antes de colocar o cinto e carregar no acelerador. Siga estes conselhos para a sua segurança e conforto.
Sair de casa com o porta-bagagens completo e um sorriso nos lábios pode ser entusiasmante, mas não chega para que a viagem corra bem. A segurança está em primeiro lugar e, por isso, antes da partida, é essencial verificar se o automóvel cumpre as condições necessárias para se fazer à estrada. Siga estas dicas para fazer uma viagem de carro de forma eficaz e segura.
Antes de começar a viagem, deve verificar se o seu veículo cumpre as condições mínimas de segurança:
O nível do óleo do motor
Confirme se o óleo do motor está no nível necessário. Faça-o com o motor desligado e frio. Se o óleo estiver abaixo do limite, poderá danificar gravemente o automóvel.
Os travões
Verifique o nível do óleo dos travões com a ajuda de uma vareta. Tenha, também, atenção às pastilhas dos travões. Se estiverem desgastadas, o carro poderá não responder de forma eficaz. Antes de iniciar a sua viagem, faça um teste de travagem que lhe permita detetar qualquer problema ou fragilidade.
As escovas de limpeza do pára-brisas
Assegure-se que o líquido dos limpa-para-brisas está no nível correto. As escovas também devem estar em boas condições, para que a chuva ou outros elementos estranhos à condução, como as folhas ou flores das árvores, que prejudiquem a visibilidade.
Os espelhos retrovisores corretamente
Os ângulos mortos são, muitas vezes, a causa de acidentes. Ajuste, por isso, os três espelhos retrovisores às posições que garantirem maior e melhor visibilidade. Ajuste os espelhos.
As luzes: faróis e travões
Garanta que os mínimos, médios e máximos, bem como os faróis de nevoeiro, estão em perfeito funcionamento. Ao mesmo tempo, regule a sua posição, de forma a evitar o encadeamento de automobilistas que circulam na direção oposta. Não se esqueça, ainda, de verificar as luzes dos travões, essenciais para comunicar com quem circula atrás de si.
O desgaste dos pneus
A aderência à estrada é de extrema importância para a segurança rodoviária, principalmente em pisos molhados. Verifique, por isso, se os pneus denotam algum tipo de desgaste. A pressão dos pneus também é essencial à segurança, além de que pode influenciar o consumo de combustível.
A bateria do carro
A bateria e os terminais do automóvel devem estar sempre limpos. Este é um fator essencial à sua conservação
Os documentos do carro
Antes de sair, verifique se tem o seguro automóvel em dia e todos os documentos atualizados. Para uma viagem descansada, é ainda obrigatório circular com o colete, o triângulo, o macaco e outros elementos auxiliares.
O orçamento é um fator importante em qualquer viagem. Além disso, planear os gastos em combustível é mais simples do que possa parecer.
Para calcular os consumos médios dos veículos, os fabricantes de automóveis seguem um regulamento internacional: o Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure - WLPT. Nos diferentes testes, simula-se com o maior realismo possível o quotidiano de um condutor comum.
Se o fabricante anotou um consumo médio de 4,5 litros/100 quilómetros para o seu automóvel e se o depósito de combustível tem uma capacidade de 45 litros, deve e aplicar a seguinte fórmula para conhecer a autonomia do seu veículo
(Capacidade do depósito/consumo médio) x 100 quilómetros = autonomia
Neste caso, o automóvel com o depósito cheio tem 1 000 quilómetros de autonomia. Senão veja:
(45/4,5) x 100 = 1 000
Para calcular o consumo médio do seu automóvel deve encher o depósito e contar quantos quilómetros percorreu nessas condições.
Assim:
Se gastou 45 litros para circular 500 quilómetros, faça esta conta:
(45 litros/500 quilómetros) x 100
Neste caso, o resultado indica que o seu carro gasta 9 litros de combustível a cada 100 quilómetros.
Para fazer um orçamento de viagem completo, resta-lhe saber quantos quilómetros vai percorrer. Assim, é essencial organizar um roteiro de viagem antes de partir. Esta é também uma forma de traçar o percurso mais eficiente para a sua viagem. Não se esqueça de contar com pequenos trajetos e guarde um espaço para incluir desvios imprevistos. É sempre melhor prevenir e contar com quilómetros a mais.
O segredo de uma boa viagem não está apenas na sua preparação, mas também na forma como conduz. Não se esqueça que uma condução defensiva contribui para viagens mais seguras mas também mais económicas.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!