Sempre que falamos de crédito habitação, a palavra spread aparece. Vamos ajudá-lo a descomplicar o conceito e a torná-lo parte do seu discurso informado sobre o empréstimo da sua casa.
Sempre que falamos de crédito habitação, a palavra spread aparece.
Mas o que é o spread? Sabia que o spread tem peso na sua prestação mensal do crédito habitação?
Vamos ajudá-lo a descomplicar o conceito e a torná-lo parte do seu discurso informado sobre o empréstimo da sua casa.
O spread é uma das partes da taxa de juro do crédito habitação. É a margem de lucro definida por cada banco e por isso não é sempre o mesmo. O spread está ligado ao risco que o cliente representa para o banco. Este só é alterado se o cliente deixar de cumprir as condições inicialmente acordadas.
A Euribor é outra parte da taxa de juro do crédito habitação. É a taxa estimada que os bancos da União Europeia cobrariam para emprestarem dinheiro entre si. Varia consoante a modalidade contratada (fixa, variável ou mista).
Fixa: a prestação do seu empréstimo mantém-se igual até ao final.
Variável: consoante o prazo da Euribor, a prestação do crédito habitação é revista. Por exemplo, a Euribor a três meses é revista trimestralmente, a Euribor a seis meses é revista semestralmente e assim sucessivamente.
Mista: agrega a taxa fixa e a variável. Normalmente o cliente tem taxa fixa durante um período inicial a definir com o banco e os restantes anos, até ao final do empréstimo, passam a taxa variável.
Pode ainda saber mais detalhes sobre a euribor aqui.
Resumidamente:
Taxa de juro do empréstimo = Euribor + Spread
Não. O spread varia de cliente para cliente, de acordo com a dificuldade que o banco tem em financiar-se e com o risco que este está a aceitar ao fazer o crédito habitação.
Vários fatores, incluindo as condições do banco com que está a negociar. Entre estes fatores são considerados:
Existem formas de baixar a margem de lucro do banco (spread), mas normalmente implicam a contratação de outros serviços, tais como:
Peça uma simulação e veja se compensa adicionar serviços para baixar o seu spread e consequentemente a prestação mensal do seu empréstimo.
Pode optar pelo simulador disponível no site do Banco de Portugal que lhe permite calcular o valor da prestação mensal e o custo total do crédito.
Quer seja ou não, cliente Santander pode simular o seu crédito habitação no nosso site.
Conheça as condições de spread atuais, trate do processo sem sair de casa e fique a par das várias opções de taxa de acordo com as suas necessidades.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!