Sente dificuldades em poupar dinheiro semanalmente ou mensalmente? Damos-lhe a conhecer o desafio de poupança das 52 semanas e outros truques que pode experimentar para simplificar este processo.
Poupar não é fácil. Enquanto seres humanos, temos a tendência para privilegiar os desejos imediatos sobre as necessidades do futuro e, por esse motivo, adiamos ou evitamos a poupança. Se quer dar o primeiro passo para começar a aforrar, fique a conhecer alguns desafios que podem ajudá-lo a contrariar esta tendência e alcançar os seus objetivos. Comecemos pelo desafio de poupança das 52 semanas.
O Desafio 52 semanas é uma estratégia para poupar dinheiro todas as semanas, durante um ano, de forma simples e divertida, como se fosse um jogo.
Um ano tem 52 semanas e o objetivo é ir aumentando em um euro o valor que poupa todas as semanas.
Na primeira semana começa por poupar um euro, na seguinte aumenta para dois euros, na terceira passa para três euros e assim consecutivamente, até que na 52.ª e última semana do desafio, poupa 52 euros. Se mantiver o ritmo, quando chegar ao final terá conseguido colocar de lado 1 378 euros quase sem se dar conta.
Para perceber melhor como funciona, faça o download do calendário das 52 semanas. Sugerimos que o imprima, coloque num local visível e risque os valores que poupou.
Poupar um euro na primeira semana ou dois na segunda semana é simples e pode estar ao alcance de qualquer pessoa. Porém, à medida que o desafio avança e o valor semanal também, pode sentir dificuldades acrescidas para concluir a missão com sucesso. Por exemplo, se no primeiro mês o total de poupança é 10 euros, no último mês já passa a ser 202 euros.
No entanto, existem estratégias que pode utilizar para superar estes momentos e alcançar o seu objetivo. Como? O desafio das 52 semanas tradicional é crescente, ou seja, a cada semana a dificuldade aumenta, mas pode experimentar as seguintes versões:
Existem outros truques para poupar dinheiro, que são ideais para quem não tem este hábito ou precise de colocar as contas em ordem.
Numa tradução livre para português significa “desafio de não gastar dinheiro”. Estabeleça um período em que não pode gastar dinheiro além das despesas fixas e obrigatórias mensais, como os créditos, contas mensais, escola das crianças e despesas de supermercado. O desafio pode ter a duração de uma semana, um mês ou dois meses. Os mais arrojados conseguem ficar um ano neste registo.
Para realizar este desafio com sucesso, é importante que se prepare, nomeadamente conhecer bem as despesas mensais essenciais, para definir onde pode gastar dinheiro, e fazer uma lista dos itens não essenciais para eliminar. Alguns exemplos são: refeições fora, subscrições de serviços que utiliza pouco, roupas ou gadgets.
Todo o dinheiro que não gastar, deve seguir para uma poupança.
É menos intenso que o “no spend challenge”, mas pode ser igualmente difícil. É perfeito para realizar com amigos ou familiares próximos. Pense nos seus hábitos diários menos saudáveis que lhe consomem algum dinheiro. Pode ser café, tabaco, bebidas alcoólicas ou até as raspadinhas. A ideia é definir um período em que não os pratique, por forma a conseguir poupar dinheiro, mas também a alcançar um estilo de vida mais saudável.
Quantas moedas costuma transportar na carteira, nos bolsos dos casacos ou calças? Pois bem, este desafio promete retirar-lhe este peso da roupa. O “spare change challenge”, que em português significa desafio dos trocos, é uma forma prática de poupar e que muitas pessoas já experimentaram alguma vez na vida.
O mecanismo é simples: quando chega a casa, ao final do dia, procure todas as moedas que tem consigo e coloque-as num frasco transparente ou um mealheiro tradicional. Vale tudo, incluindo moedas de 1 ou 2 cêntimos. No final do mês, terá conseguido juntar mais dinheiro do que imagina. Lembre-se sempre de adicionar este valor à sua poupança.
Agora experimente subir a parada. Em vez de colocar de lado as moedas dos bolsos, ganhe o hábito de guardar todas as notas de cinco euros que recebe nas suas compras diárias. Ou seja, sempre que pagar uma despesa e no troco constar uma nota de cinco euros ou quando levantar dinheiro e receber uma nota idêntica, deve evitar gastá-la. Guarde-a e quando chegar a casa, coloque-a num frasco ou mealheiro.
Os mealheiros ou os frascos transparentes são ferramentas essenciais para estes desafios de poupança, pois permitem que veja o dinheiro a aumentar. Assim, é mais fácil manter os níveis de motivação elevados. No entanto, também podem penalizar o seu esforço, devido à inflação.
É importante que esse dinheiro, fruto do seu esforço diário, seja periodicamente aplicado num produto de poupança que pague juros, por forma a conseguir minimizar o efeito da inflação.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!