Uma conta poupança, ou depósito a prazo, é uma forma de manter o seu dinheiro longe das tentações do dia a dia e funciona como mealheiro para os seus objetivos. Vamos encontrar a melhor conta poupança para o seu caso?
Se está à procura de uma conta poupança, já está no bom caminho. Porquê? Porque fazer uma poupança pode ser uma decisão difícil. E a razão principal está no nosso cérebro, que insiste em manter-nos no presente e a olhar para o futuro com desconfiança. É isso que explica a economia comportamental. Além de vermos a poupança como uma perda a curto prazo, em vez de um ganho a longo prazo, sentimos mais prazer ao gastar o dinheiro no imediato do que a poupá-lo para o futuro.
Por isso, uma conta poupança é uma forte aliada nesta luta entre a emoção do presente e a razão do futuro. Basta encontrar a conta poupança que melhor serve o seu objetivo. Defina, hoje, um compromisso consigo e use a tecnologia a seu favor.
Uma conta poupança é, na verdade, um depósito a prazo. Tem algumas características que vale a pena conhecer:
As poupanças não são todas iguais. Para encontrar a melhor conta poupança para si, faça algumas perguntas e pense nas suas respostas:
A conta poupança é o “mealheiro” ideal para diferentes prazos. Se sente que pode precisar do seu dinheiro num prazo mais curto, aponte para produtos com prazos de 3, 6 ou 12 meses. Se pode manter o dinheiro parado durante mais tempo sem problemas, opte por contas ou depósitos com prazos mais longos, como 3 ou 5 anos.
Há diferentes formas de poupar. Uma maior disponibilidade pode surgir de um evento da sua vida, um momento único. Por exemplo, pode ter aumentado o seu pé-de-meia com uma herança, prendas de casamento ou um prémio de desempenho no trabalho. Ainda assim, a maior parte do seu esforço de poupança deve acontecer regularmente, todos os meses, a partir da gestão do orçamento familiar.
Se recebeu um valor elevado e quer poupá-lo, há contas poupança desenhadas para um montante único e pelo prazo que entender. Se prefere poupar todos os meses e aumentar o saldo da sua conta, escolha uma conta que permita reforços.
Quantas vezes já pensou em poupar regularmente e chegou ao fim do mês sem o objetivo cumprido? Não tem de ficar desapontado, não é o único. O esforço de poupança regular é uma luta constante contra os nossos desejos mais imediatos. Há uma forma de contornar a procrastinação. Como? Através da poupança automática programada. Sim, há contas poupança que permitem fazer um plano de entregas de dinheiro todos os meses ou quando entender de forma automática. Só tem de definir o montante e a periodicidade da entrega do dinheiro e o seu banco faz tudo automaticamente.
As poupanças estão normalmente ligadas a um objetivo, mesmo que muito longínquo, como a reforma. São os eventos da sua vida que normalmente ditam o objetivo ou o “mealheiro”. Quem tem um recém-nascido, procura a melhor conta poupança para o seu bebé. Se os descendentes já são mais crescidos, procura a melhor conta poupança jovem ou a melhor conta poupança júnior.
Independentemente do objetivo, a sua conta poupança deve ajustar-se aos 3 passos anteriores: a frequência do dinheiro, a necessidade temporal do dinheiro e a automatização da sua poupança.
Existem dois fatores fundamentais na hora de escolher um banco para abrir uma conta poupança:
Hoje em dia, é importante ter o banco à distância de uma app ou homebanking. A simplicidade e a facilidade de constituição de uma conta poupança são determinantes para manter as suas poupanças em ordem e a saber sempre quanto já conseguiu poupar.
Além disso, o melhor banco para fazer uma poupança também deve vir com diferentes possibilidades de contas poupança. Porquê? Porque os seus objetivos ao longo da vida vão mudando e vai precisar de mais do que uma conta. Por exemplo, pode ter o fundo de emergência para 6 meses das suas despesas (em caso de um imprevisto negativo) numa conta poupança a 1 ano e constituir outra para entrada da casa nova, que pensa comprar dentro de 5 anos, num depósito com reforços regulares.
Seja qual for o banco ou o seu objetivo de poupança, deve evitar sempre deixar o dinheiro na conta à ordem. É o primeiro passo para gastá-lo.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!