finanças

Como pedir ou recuperar a senha das Finanças? Veja o passo a passo

21 ago 2024 | 3 min de leitura

Se ainda não tem senha de acesso ao Portal das Finanças, ou quer alterá-la, veja como o fazer de forma rápida e simples.

O Portal das Finanças é uma plataforma essencial para gerir múltiplas questões fiscais, desde a entrega do IRS até à consulta de dívidas. Mas, para aceder à área privada, é necessário ter uma senha de acesso. Neste artigo, explicamos detalhadamente como pedir, recuperar e alterar o seu acesso ao Portal das Finanças.

 

 

Como pedir a senha do Portal das Finanças?

Se ainda não tem uma senha para aceder a este Portal, siga os passos abaixo para a obter:

 

 

1. Registo no Portal das Finanças

  • Aceda ao Portal das Finanças e clique em "Registar-se"

 

  • Preencha o formulário de adesão com os seus dados pessoais, incluindo o número de contribuinte (NIF), e-mail, telefone e morada fiscal

 

  • Defina uma pergunta de segurança e responda à mesma. Esta pergunta será fundamental para futuras recuperações de senha, caso necessário

 

  • Clique em "Pedir Senha" para concluir o processo de registo.

 

 

2. Receção da senha

  • A senha será enviada para a sua morada fiscal via CTT, no prazo de cinco dias úteis

 

  • Se não receber a senha no prazo estipulado, contacte o Serviço de Finanças ou o Centro de Atendimento Telefónico da Autoridade Tributária (AT) para verificar o estado do pedido.

 

 

3. Confirmação da senha

Após receber a senha pelo correio, confirme-a no Portal das Finanças. Na barra "Iniciar Sessão", introduza o seu NIF e a senha recebida. A partir deste momento, terá acesso a todos os serviços disponíveis no Portal das Finanças.

 

Pode ver no vídeo abaixo como fazer.

 

 

Como recuperar a senha do Portal das Finanças?

Se perdeu ou esqueceu a senha de acesso, pode recuperá-la seguindo estes passos:

 

 

1. Aceda ao Portal das Finanças

Entre no Portal das Finanças e escreva “Recuperar Senha” na barra de pesquisa, ou aceda diretamente à opção "Recuperar Senha", no menu "Iniciar Sessão".

 

 

2. Escolha o método de recuperação

Através da pergunta de segurança

 

  • Aqui, terá de introduzir o NIF e responder à sua pergunta secreta para recuperar a senha de acesso. Ao escolher o modo de recuperação de senha “Carta”, a senha antiga será cancelada e será enviada uma nova para a sua morada fiscal, no prazo de cinco dias úteis

 

  • Se tiver o seu telemóvel fiabilizado, não precisa de responder à pergunta de segurança e, em vez disso, escolha a opção “Código por SMS”. Receberá um código de seis dígitos para redefinir a senha.

 

Cartão de cidadão com códigos de autenticação ou Chave Móvel Digital (CMD)

 

Se tem à sua disposição os códigos de autenticação do cartão de cidadão ou a CMD, efetue a autenticação e recupere a senha de acesso no momento.

 

Opção “Outras Formas”

 

Caso não se recorde da pergunta e resposta de segurança, não tenha o telemóvel fiabilizado ou não disponha do Cartão de Cidadão ou da CMD escolha esta opção.

 

Sem pergunta de segurança e sabe o e-mail registado no Portal

 

Envie um e-mail do endereço eletrónico registado no Portal das Finanças (que está associado ao seu número de contribuinte) para portal-senhas@at.gov.pt, com o assunto “Cancelamento de senha NIF” e inclua o seu NIF, nome completo e domicílio fiscal. Após a confirmação por e-mail do cancelamento da senha de acesso, faça um novo registo e aguarde pela nova senha via CTT.

 

Sem pergunta de segurança e sem e-mail registado

 

Solicite a atualização do endereço eletrónico num Serviço de Finanças.

 

Em situações urgentes, envie um e-mail para portal-senhas@at.gov.pt com os dados acima mencionados, incluindo uma cópia digitalizada do documento de identificação e um pedido assinado para cancelar a senha de acesso.

 

Pode consultar o guia de Senhas de Acesso ao Portal das Finanças, da Autoridade Tributária e Aduaneira, ou ver o vídeo abaixo.

 

 

Como alterar a senha do Portal das Finanças?

Se deseja alterar a sua senha de acesso ao Portal das Finanças, siga estes passos:

 

1. Entre na sua área pessoal no Portal das Finanças

 

2. Na barra de pesquisa, escreva “Alterar Senha” e selecione a opção "Alterar Dados de Acesso"

 

3. Introduza o seu NIF e a senha atual

 

4. Selecione "Alterar Senha", introduza a nova senha e confirme-a

 

5. Clique em "Alterar" para concluir o processo.

 

Pode ver no vídeo abaixo como fazer.

 

 

Ao seguir todos estes passos, garante que terá sempre acesso ao Portal das Finanças e os dados seguros e atualizados. Lembre-se: crie uma senha forte e de fácil memorização para evitar novas recuperações.

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

O que achou deste artigo?

Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.

Agradecemos a sua opinião!

A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.

Salto Santander

Agradecemos o seu contributo!

Informação de tratamento de dados

O Banco Santander Totta, S.A. é o responsável pelo tratamento dos dados pessoais recolhidos.

O Banco pode ser contactado na Rua da Mesquita, 6, Centro Totta, 1070-238 Lisboa.

O Encarregado de Proteção de Dados do Banco poderá ser contactado na referida morada e através do seguinte endereço de correio eletrónico: privacidade@santander.pt.

Os dados pessoais recolhidos neste fluxo destinam-se a ser tratados para a finalidade envio de comunicações comerciais e/ou informativas pelo Santander.

O fundamento jurídico deste tratamento assenta no consentimento.

Os dados pessoais serão conservados durante 5 anos, ou por prazo mais alargado, se tal for exigido por lei ou regulamento ou se a conservação for necessária para acautelar o exercício de direitos, designadamente em sede de eventuais processos judiciais, sendo posteriormente eliminados.

Assiste, ao titular dos dados pessoais, os direitos previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados, nomeadamente o direito de solicitar ao Banco o acesso aos dados pessoais transmitidos e que lhe digam respeito, à sua retificação e, nos casos em que a lei o permita, o direito de se opor ao tratamento, à limitação do tratamento e ao seu apagamento, direitos estes que podem ser exercidos junto do responsável pelo tratamento para os contactos indicados em cima. O titular dos dados goza ainda do direito de retirar o consentimento prestado, sem que tal comprometa a licitude dos tratamentos efetuados até então.

Ao titular dos dados assiste ainda o direito de apresentar reclamações relacionadas com o incumprimento destas obrigações à Comissão Nacional da Proteção de Dados, por correio postal, para a morada Av. D. Carlos I, 134 - 1.º, 1200-651 Lisboa, ou, por correio eletrónico, para geral@cnpd.pt (mais informações em https://www.cnpd.pt/).

Para mais informação pode consultar a nossa política de privacidade (https://www.santander.pt/politica-privacidade).