Cerca de 80% dos fumadores gostariam de acabar com este vício. No entanto, apenas 25% aguentam mais do que uma semana. É o seu caso? Saiba como deixar de fumar e algumas estratégias para ajudá-lo a concretizar este objetivo.
Deixar de fumar é uma das decisões mais importantes que uma pessoa pode tomar para melhorar a saúde e qualidade de vida. Embora possa parecer desafiante, o processo é possível e recompensador. Com motivação, apoio e as estratégias certas, cada passo dado vai aproximá-lo de uma vida mais saudável e plena.
Deixar de fumar desencadeia uma série de melhorias, tanto imediatas quanto a médio e longo prazo. Destacamos a diminuição do risco de inúmeras doenças, como:
Além disso, melhora a saúde oral e diminui o risco de morte prematura. Mas saiba que os benefícios começam assim que apagar o último cigarro. Por exemplo:
Durante o processo, é normal enfrentar sintomas como ansiedade, irritabilidade, insónias e desejo intenso de fumar. Contudo, esses sinais são temporários e diminuem com o tempo. Técnicas como respiração profunda, atividade física e suporte de amigos ajudam a lidar melhor com esta fase.
Antes iniciar um processo de cessação tabágica, interessa avaliar dois parâmetros:
Existem algumas opções terapêuticas que ajudam a lidar com os sintomas de privação de nicotina, que devem ser utilizadas com acompanhamento médico e personalizado às suas necessidades:
Existem medicamentos disponíveis para ajudar a cessar o tabagismo, com comparticipação do Estado:
Sim, é possível, embora o apoio especializado possa aumentar as hipóteses de sucesso. A chave está na determinação e na criação de um plano bem definido.
Se optar por deixar esta dependência sem acompanhamento, pode escolher uma de duas abordagens:
É, sem dúvida, um desafio. Mas com determinação e algumas estratégias inteligentes, pode tornar-se mais fácil do que imagina. Não há fórmulas mágicas, mas cada pequeno passo conta. Siga os conselhos da Direção-Geral da Saúde.
1. Faça uma lista com os motivos para deixar de fumar
Qual é a sua motivação para deixar de fumar? Quer seja uma questão económica ou de saúde, este passo ajuda a consolidar a importância que a cessação tabágica tem para si. Reveja essa lista sempre que sentir a tentação de voltar a este hábito.
2. Conheça os seus hábitos tabágicos
Trace o seu perfil de consumidor: quantos cigarros fuma por dia, há quantos anos já o faz, quais os que lhe dão mais prazer e os que são mais difíceis de retirar.
3. Fixe uma data
É importante escolher o “dia D” em que pretende deixar de fumar, para estabelecer uma meta.
4. Partilhe a decisão
Anuncie à família, amigos e colegas a decisão de deixar de fumar, de forma a reforçar o compromisso, permitindo que estes o ajudem a cumprir este objetivo.
5. Prepare a mudança
Antes do “dia D” comece a reduzir o número de cigarros: adie o primeiro cigarro da manhã e reduza os locais e atividades relacionados com o consumo. É aconselhável que procure um profissional especializado, sendo que, nesta fase, poderá ser necessário iniciar uma terapêutica farmacológica ou que inclua substitutos de nicotina.
6. Retire todos os objetos relacionados com o hábito
Isqueiros, cinzeiros e maços de tabaco devem “desaparecer” de casa, do automóvel ou do local de trabalho.
7. Adote estratégias de relaxamento
Haverá momentos em que terá um desejo enorme de fumar, mas durarão alguns minutos e serão cada vez menos frequentes ao longo do tempo. Tenha algumas estratégias definidas para lidar com estes períodos:
8. Evite pensar “nunca mais vou voltar a fumar”
Se é fumador há muito tempo, este pensamento pode deixá-lo ansioso. Sempre que esta ideia surgir, direcione o pensamento para o dia de hoje e para os benefícios de deixar este hábito. Pode ser uma boa altura para rever a lista que fez com as suas motivações.
9. Pratique exercício físico
Comece a exercitar-se ou aumente o número de idas ao ginásio, uma vez que o exercício físico ajuda a melhorar o humor e a controlar o aumento de peso e a ansiedade decorrente da cessação tabágica.
10. Faça uma alimentação saudável
Um dos efeitos secundários de deixar de fumar é o aumento de peso. Isto acontece por vários motivos:
Mantendo uma dieta saudável, com ingestão de fruta e legumes, evitando os açúcares e as gorduras, poderá ajudar a controlar o peso.
11. Reduza os cafés e bebidas alcoólicas
Estes hábitos estão, muitas vezes, associados ao consumo de tabaco. Prefira consumir chás ou infusões sem açúcar.
12. Evite as tentações
Distancie-se de fumadores e peça às pessoas que o rodeiam que respeitem o seu pedido. Evite, ainda, atividades que conduzam ao ato de fumar, durante o período em que sentir muita vontade de o fazer. Lembre-se que fumar um único cigarro contribui para ter uma recaída.
13. Faça uma poupança
Coloque um frasco transparente num local visível e deposite o dinheiro que costumava gastar diariamente ou semanalmente em tabaco. Veja a sua poupança a crescer e, ao final de alguns meses, utilize esse dinheiro para realizar algo que lhe dê prazer, como a viagem dos seus sonhos. É um prémio pelo seu esforço.
Hoje em dia, existem várias aplicações que funcionam como autênticos aliados no combate ao tabagismo.
Se tiver uma recaída, não desanime. Volte a tentar e procure apoio especializado. O caminho para uma vida sem tabaco está ao seu alcance!
Quem deseja deixar de fumar pode recorrer a consultas de cessação tabágica disponíveis tanto no Serviço Nacional de Saúde (SNS), através de hospitais, centros de saúde e médicos de família, como em clínicas e hospitais privados. Estas consultas especializadas são conduzidas por equipas multidisciplinares e incluem uma combinação de técnicas eficazes, como aconselhamento psicológico e comportamental, tratamento farmacológico e um plano de acompanhamento personalizado.
Existem alguns tratamentos alternativos descritos para deixar de fumar, contudo não são ainda reconhecidos pela comunidade médica, por não terem sido feitos estudos com evidência científica que comprove a sua eficácia.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!