O vegetarianismo é uma opção alimentar que exclui carne e peixe, mas não necessariamente ovos ou queijo, por exemplo. Quer tenha aderido, esteja a ponderar aderir, ou simplesmente goste de incluir pratos vegetarianos na sua dieta, temos 5 receitas para si.
O vegetarianismo é uma opção alimentar adotada por milhares de pessoas em Portugal e em todo o mundo, por motivos culturais, religiosos, éticos, por preocupações ambientais, ou ainda por motivos de saúde.
A alimentação vegetariana privilegia ingredientes de origem vegetal. A carne e o peixe estão sempre excluídos; mas certas abordagens preveem o consumo de outros produtos de origem animal:
Já o veganismo é considerado um estilo de vida. As pessoas vegan não consomem quaisquer produtos de origem animal – seja na alimentação ou noutras dimensões da vida. Assim, seguem uma dieta inteiramente vegetal (excluindo também o mel, por exemplo), evitam utilizar roupa de lã, e têm atenção aos ingredientes e processos de fabrico dos produtos de higiene pessoal e doméstica.
Recentemente surgiram ainda os termos flexitariano e piscitariano para nomear padrões alimentares em que as pessoas reduzem significativamente os ingredientes de origem animal, mas não os excluem. Um flexitariano mantém-se omnívoro, comendo carne e peixe ocasionalmente; e um piscitariano exclui a carne, mas come peixe e marisco.
Em todas estas variantes, os vegetais são quem mais ordena.
Mostramos-lhe a seguir 5 receitas vegetarianas simples de confecionar e saborosas.
Ingredientes:
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Pique a cebola e salteie-a em azeite numa frigideira ou wok. Quando estiver dourada, adicione o tomate aos pedaços e deixe cozinhar em lume médio. Tempere com sal, pimenta e endro. Vá mexendo suavemente.
Noutra frigideira, salteie o alho, previamente picado. Quando estiver dourado, adicione os espinafres. Deixe-os mirrar.
Numa taça, junte a ricotta, o ovo e umas gotas de sumo de limão. Envolva e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Quando os espinafres estiverem salteados, adicione-os à taça e envolva. Será esta a sua mistura principal.
Chega o momento de avançar para o tabuleiro ou pirex de ir ao forno. Coloque um fio de azeite e uma camada de molho de tomate na base. Cubra essa camada com massa de lasanha, colocando uma “folha” ao lado da outra (sem as empilhar).
Cubra a massa com a mistura de ricotta e espinafres. Coloque mais uma camada de massa; e repita, de modo a ficar com duas camadas de ricotta.
Por fim, feche a lasanha:
Ingredientes:
Preparação:
Comece por passar a quinoa por água corrente. De seguida, coza-a numa panela, com o mesmo rácio que utiliza para o arroz: duas medidas de água para uma de quinoa. Tempere com um pouco de molho de soja e deixe cozer até os grãos expandirem. Desligue o lume e deixe arrefecer.
Lave a alface e a rúcula e coloque-as numa taça grande. Adicione a quinoa cozida e envolva.
Adicione o tomate cherry, cortado em metades; as azeitonas; e, se quiser, um queijo feta cortado em cubos.
Tempere com azeite, vinagre balsâmico, sal, pimenta e orégãos.
Decore com sementes e/ou a cebola frita.
Ingredientes:
Preparação:
Coza a massa numa panela com água a ferver e uma pitada de sal. No final, escorra e sirva numa taça larga. Envolva-a no molho pesto.
Abra a burrata e coloque-a ao centro.
Corte o tomate seco em tiras estreitas e distribua por cima da burrata e da massa.
Regue com um fio de azeite e termine com um toque de pimenta.
Ingredientes:
Para a massa:
Para a pizza:
Preparação:
Comece por preparar a massa da pizza:
Pré-aqueça o forno a 190 graus e, se possível, num programa para pizzas ou tartes.
Quando a massa estiver quase pronta, comece a preparar o molho de tomate. Salteie os dentes de alho picados numa panela com azeite em lume médio. Quando estiverem dourados, adicione a polpa de tomate e tempere com sal e pimenta. Vá mexendo e provando. Quando sentir que está no ponto, desligue o lume.
Lave e corte a beringela, o pimento, os cogumelos e os espargos (ou outros vegetais à sua escolha) às tiras ou rodelas. Salteie-os um pouco em azeite numa frigideira. Não precisam de ficar totalmente cozinhados – o objetivo é soltarem alguma água e ganharem sabor.
Estenda a massa de pizza numa superfície plana e espaçosa. Pode usar um rolo de massa, um copo envolto em farinha, ou apenas as mãos.
Preencha a pizza com o molho de tomate, do centro para as margens. De seguida, coloque cerca de um terço do pacote de queijo mozzarella (ou alternativa vegetal) sobre o molho.
Espalhe os vegetais por toda a superfície da pizza e polvilhe-os com o restante queijo (ou alternativa vegetal).
Adicione um fio de azeite e orégãos a gosto.
Leve ao forno durante cerca de 20 minutos.
Ingredientes:
Preparação:
Lave os cogumelos e retire-lhes os talos.
Coloque os talos e algumas tiras de cebola numa panela com água a ferver. Adicione sal grosso a gosto. Este será o caldo do seu risotto. Deixe-o cozer durante 15 minutos.
Num tacho ou wok, derreta uma colher de sopa de manteiga e adicione o resto da cebola, já picada, assim como os dentes de alho. Deixe alourar.
Adicione o arroz e mexa suavemente durante um par de minutos, até que fique translúcido. Se precisar, adicione mais uma colher de manteiga.
Com uma concha, retire duas porções do caldo e verta para cima do arroz. Deixe cozer.
Adicione um pouco de vinho branco e, depois, os cogumelos. Envolva todos os ingredientes e tempere com sal, pimenta e queijo parmesão ralado.
Sempre que o arroz começar a secar, adicione novas porções de caldo e misture. Repita até que os cogumelos estejam cozinhados e o arroz esteja cozido al dente. Este processo pode demorar 20 a 30 minutos. Vá mexendo e provando.
No final, desligue o lume, adicione uma última colher de manteiga, e rale um pouco mais de queijo parmesão. Finalize o prato com cebolinho cortado de fresco.
Bom apetite!
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!