Comece por saber o que é, reconheça as ameaças e proteja-se. Não vai querer ser uma das pessoas pescadas no meio do oceano digital. Garantimos-lhe que não é uma experiência agradável.
Como em qualquer situação é essencial conhecer os conceitos e as ações relacionadas com determinado problema. O mundo digital trouxe consigo novas formas de comunicação e interação e, como em qualquer outro meio, desenvolveram-se riscos e ameaças, além das oportunidades e mais-valias.
O que é o phishing e que perigos envolve? Como garantir a segurança da sua informação e do seu dinheiro?
O phishing consiste no envio de mensagens fraudulentas a partir de uma suposta fonte segura e credível tentando convencer-nos a atuar sobre algo que de outra forma não faríamos. É usualmente feito via email e tem como objetivo o roubo de informação pessoal e sensível como dados de cartões de crédito e palavras-passe ou conseguir instalar malware, um software malicioso, no computador da vítima.
A maioria dos ciberataques começa pelo phishing. É importante saber como o detetar e ter atenção aos sinais. Recebemos muita informação digital e saber identificar os riscos é o primeiro passo para garantir a sua segurança.
Os criminosos começam por identificar um grupo de pessoas – por vezes listagens de contactos facilmente disponíveis online - que querem como alvo do ciberataque. Criam emails e mensagens de texto que parecem legítimas, mas que na verdade contêm links ou anexos de alto risco.
A vítima recebe uma mensagem fraudulenta que aparenta ser enviada por um contacto seguro e credível. Acaba por fornecer dados e informações confidenciais e, por vezes, descarrega malware para o computador.
Aceder à sua informação pessoal e confidencial e ao seu dinheiro.
Alguns pontos que deverá ter em conta:
Perigos do phishing para si:
Perigos do phishing para a sua empresa:
Infelizmente, o phishing é real e um perigo atual. Deverá ter em conta vários aspetos na partilha de informação pessoal ou da empresa e ter em mente que não acontece apenas aos outros.
Atento a emails, mas não só: noutros canais de phishing
Apesar de ser o meio mais utilizado, o correio eletrónico não é a única forma de ataque por phishing. Pode ocorrer através de SMS, chamada ou mensagens instantâneas.
As comunicações maliciosas são cada vez mais difíceis de detetar e é importante assegurar que sabe responder a estas perguntas antes de atuar:
1. Esperava esta mensagem?
2. Conhece o remetente?
3. Estão a pedir-lhe para clicar num link, partilhar informação ou descarregar um ficheiro?
Basta um “não” a qualquer uma das perguntas anteriores para ficar em alerta.
Se tiver dúvidas, verifique a informação através de um canal de confiança, como o website oficial ou o número de telefone que conhece. Se não conseguir, reporte às autoridades e em caso de fraude com as suas contas bancárias reporte ao seu banco - saiba aqui como no caso de ser cliente Santander.
Os ciber-criminosos também podem tentar fazer-se passar por si ou pela sua empresa. Torne mais difícil o acesso à informação.
No caso das empresas
No caso dos particulares
Além destas dicas, pode estar a par de informações atuais sobre cibersegurança. É uma área onde as novidades chegam depressa, por isso, conhecer formas de ataque e de defesa recentes também é uma maneira de se proteger.
Teste os seus conhecimentos sobre cibersegurança. Está preparado para se defender das ameaças online?
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
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