bem-estar

Conheça 20 instituições para fazer voluntariado de norte a sul do país

24 jul 2024 | 8 min de leitura

Sempre quis fazer trabalho voluntário? Então o nosso artigo veio mesmo a calhar! Reunimos 20 instituições para fazer voluntariado, conheça-as.

jovens a fazer voluntariado internacional

O voluntariado é uma experiência enriquecedora e uma das formas mais gratificantes de participação cívica. Ao mesmo tempo que contribui para o bem comum e fortalece a comunidade, também permite desenvolver diversas habilidades pessoais. Explore a nossa listagem de instituições e faça a diferença, hoje mesmo!

 

 

O que é “fazer voluntariado”?

É um termo conhecido por muitos, mas nunca é demais contextualizar: voluntariado nada mais é do que o ato de dedicar tempo e esforço para ajudar outras pessoas ou causas sem receber remuneração. É uma atividade altruísta que tem como principal objetivo beneficiar a comunidade e contribuir para o bem-estar social.

 

Ao fazer voluntariado, tem a oportunidade de aprender novas habilidades, fazer conexões significativas e causar impacto positivo.

 

 

Onde fazer voluntariado? 20 instituições

Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro

Esta organização é dedicada ao apoio de crianças e jovens com cancro e às respetivas famílias. A missão da associação Acreditar é promover o bem-estar físico, emocional e social dos assistidos, através de um acompanhamento integral que inclui suporte psicológico, social e material. Para se inscrever como voluntário e apoiar esta causa, basta preencher o formulário.

 

 

Aldeias de Crianças SOS

As Aldeias de Crianças SOS proporcionam um ambiente familiar a crianças que perderam os cuidados parentais ou estão em risco de os perder promovendo o seu desenvolvimento integral. Pode ajudar esta associação ao inscrever-se como voluntário.

 

 

AMI - Assistência Médica Internacional

Organização humanitária renomada, atua em diversas áreas como saúde, emergência e desenvolvimento sustentável, tanto em Portugal como no estrangeiro.

 

Nas suas missões, a AMI encarrega-se das seguintes despesas:

 

  • Transporte Lisboa / local de missão / Lisboa
  • Estadia no terreno: alojamento na casa de missão, hotel e transporte
  • Emissão de vistos
  • Subsídio de alimentação (que varia em função do país)
  • Consulta do viajante (realizada no Centro Clínico da GNR em Lisboa).

 

Se quiser viver uma experiência única de voluntariado internacional, pode ver todas as condições e candidatar-se no website da organização.

 

 

APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

A APAV presta apoio psicológico, jurídico e social a vítimas de crime e violência, ajudando-as a reconstruir as suas vidas com dignidade. O voluntariado na APAV envolve atividades como atendimento telefónico, acompanhamento das vítimas em processos judiciais e apoio administrativo. Se quiser apoiar esta causa através de voluntariado, basta preencher o formulário disponível.

 

 

APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental

Com mais de 60 anos, esta associação expandiu-se por todo o país, e dispõe de mais de 30 delegações que prestam os mais variados serviços: creches, lares residenciais e qualificação e emprego. Se tem mais de 18 anos e quer ajudar, pode candidatar-se neste formulário.

 

 

Banco Alimentar Contra a Fome

Amplamente conhecidas, as recolhas de alimentos do Banco Alimentar são feitas de norte a sul do país, pelo que estão sempre à procura de mais voluntários. Com o objetivo de distribuir os alimentos recolhidos pelas pessoas carenciadas, esta é uma causa nobre à qual se pode juntar através ao preencher o formulário.

 

 

Crinabel

Em 1975, um grupo de pais e colaboradores dedicados à reabilitação de crianças e jovens com deficiências intelectuais deu origem à CRINABEL. Mais do que uma cooperativa de utilidade pública sem fins lucrativos, consolidou-se como um porto seguro para pessoas com incapacidades e respetivas famílias, que promove a capacitação, apoio e integração na sociedade. Pode voluntariar-se para ajudar através do website.

 

 

Cruz Vermelha Portuguesa

A Cruz Vermelha Portuguesa é uma organização humanitária que presta assistência em emergências, promove a saúde e o bem-estar, e apoia comunidades vulneráveis. Com estruturas locais de norte a sul do país, pode candidatar-se pelo seguinte formulário.

 

 

ENAP Portugal - Rede Europeia Anti-Pobreza

Desde a sua fundação, a EAPN Portugal tem mantido um compromisso constante com o apoio ao movimento de participação social e ao voluntariado. Aqui, os voluntários atuam em diversas áreas como sensibilização, informação, investigação e projetos específicos. Além disso, áreas funcionais como Marketing, Tradução, Design, são também abertas a candidatos com essas habilidades que desejem contribuir. Caso se identifique com a missão da ENAP Portugal, pode enviar o curriculum vitae, acompanhado de uma carta de apresentação e motivação, para voluntariado@eapn.pt ou preencher a ficha de inscrição.

 

 

Fundação Infantil Ronald McDonald Portugal

Esta fundação é um projeto global que faz a diferença na história de famílias em mais de 60 países, onde oferece apoio, cuidados e acompanhamento a crianças hospitalizadas, em 90% dos principais hospitais pediátricos do mundo. Pode apoiar a causa e inscrever-se como voluntário.

 

 

Hospitais

Alguns hospitais têm ações de voluntariado, nomeadamente no que diz respeito ao suporte e apoio aos utentes e familiares. Informe-se sobre possíveis vagas ou ações de voluntariado a decorrerem no hospital da sua área de residência.

 

 

Instituições locais

Muitas instituições locais promovem ações de voluntariado para auxiliarem pessoas mais carenciadas. Informe-se junto da Câmara Municipal da sua área de residência. A Câmara Municipal do Porto, por exemplo, tem um diretório da Rede Local de Voluntariado, onde pode consultar quais as instituições precisam.

 

 

Liga Portuguesa Contra o Cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro apoia tanto doentes oncológicos como as famílias. Esta associação tem, também, um papel essencial na promoção da prevenção e no diagnóstico precoce da doença. Se pretende fazer a diferença ao voluntariar-se para a LPCC, deve contactar o Núcleo Regional da sua área de residência, através dos seguintes contactos.

 

 

Nações Unidas

Para quem procura uma experiência de voluntariado internacional desafiadora e gratificante, os programas das Nações Unidas são uma excelente opção. Com projetos de seis meses de duração, a ONU oferece a oportunidade de contribuir para causas globais e fazer a diferença no mundo. Veja as oportunidades de voluntariado no website.

 

 

Operação Nariz Vermelho

Também muito conhecida, a Operação Nariz Vermelho leva, há mais de 20 anos, alegria e descontração a crianças hospitalizadas através da atuação de palhaços profissionais. Se quiser fazer a diferença na vida destas crianças, candidate-se como voluntário.

 

 

Portugal Voluntário

Esta plataforma organiza a oferta e a procura de voluntariado em diversas áreas de atividade, facilitando a inscrição das organizações promotoras e dos voluntários, bem como a submissão de ações de voluntariado. A sua missão é qualificar voluntários e organizações promotoras para promover um voluntariado responsável e seguro para todos os envolvidos. Consulte todas as ações no website.

 

 

Quercus

Com quase 40 anos de existência, a Quercus é uma associação ambientalista que promove a conservação da natureza e a sustentabilidade. Os voluntários nesta associação podem envolver-se em projetos de reflorestação, limpeza de praias, campanhas de sensibilização ambiental, e atividades educativas. Candidate-se como voluntário no website.

 

 

Refood

A Refood é uma organização que combate o desperdício alimentar e a fome, redistribuindo excedentes de comida a pessoas necessitadas. Os voluntários podem ajudar na recolha, preparação e distribuição de alimentos. Se esta causa lhe interessou, veja qual o núcleo mais próximo de si e preencha o formulário.

 

 

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa oferece vários serviços sociais nas áreas da saúde, ação social e cultura. Aqui, os voluntários podem colaborar em atividades como apoio a idosos, crianças, pessoas com deficiência e projetos comunitários. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição.

 

 

SOS Animal

A SOS Animal é uma associação que protege e resgata animais em situação de risco e promove a adoção responsável, assim como a sensibilização para o bem-estar animal. Se esta causa é algo com que se identifica, pode candidatar-se como voluntário.

 

 

ZERO

Nascida em finais de 2015, esta associação acredita que só através do equilíbrio entre ambiente, sociedade e economia será possível construir um mundo mais coeso, social e economicamente, em pleno respeito pelos limites naturais do planeta. Se quer fazer a diferença no que diz respeito ao meio ambiente e defesa dos valores da sustentabilidade, a ZERO é a escolha certa. Pode candidatar-se no website da organização.

 

Pode, ainda, consultar as seguintes plataformas para procurar programas de voluntariado nacionais:

 

 

Para obter mais informações e conhecer mais organizações promotoras de voluntariado, consulte o site da CASES.

 

 

Importância do voluntariado

O voluntariado desempenha um papel essencial na nossa sociedade, mas desengane-se quem pensa que os benefícios são unilaterais, apenas para quem é ajudado. Conheça as vantagens que o voluntariado lhe proporciona:

 

  • Aquisição de habilidades
  • Aumento da empatia e sensibilidade social
  • Fortalecimento da rede de contatos
  • Possibilidade de viver novas experiências
  • Realização pessoal por apoiar uma causa em que acredita
  • Fortalecimento da cidadania ativa e promoção de valores éticos
  • Enriquecimento do seu currículo profissional.

 

 

Tipos de voluntariado

Existem diversas áreas onde pode dedicar o seu tempo e fazer a diferença:

 

  • Ação social: apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade como sem-abrigo, idosos, crianças e refugiados

 

  • Saúde: auxiliar em hospitais, clínicas e unidades de saúde, oferecendo suporte administrativo, companhia aos pacientes ou participação em campanhas de consciencialização

 

  • Educação: intervir em escolas, creches e projetos educativos, oferecendo apoio pedagógico, atividades extracurriculares ou reforço escolar

 

  • Ambiente: participar em ações de preservação ambiental como limpeza de praias, reflorestamento e campanhas de consciencialização

 

  • Cultura: colaborar em museus, bibliotecas, centros e eventos culturais, apoiando a organização de atividades, divulgação ou recepção de visitantes

 

  • Direitos humanos: defender os direitos de minorias e grupos marginalizados através de ações de advocacy, campanhas de consciencialização ou apoio jurídico

 

  • Animais: cuidar de animais em abrigos, participar de ações de resgate ou adoção ou colaborar em campanhas de castração e tomada de consciência.

 

 

Voluntariado internacional

Esta experiência oferece uma oportunidade única de expandir horizontes, imergir em novas culturas e contribuir para causas sociais em diferentes partes do mundo. Através do voluntariado internacional pode desenvolver habilidades interpessoais, aprender novos idiomas, fortalecer a rede de contatos e, acima de tudo, fazer a diferença na vida de pessoas em comunidades necessitadas.

 

Conheça e inspire-se na história de Caetana que, aos 28 anos, decidiu ir trabalhar para um campo de refugiados na Grécia, o que mudou a sua vida para sempre.

 

 

Direitos e deveres dos voluntários

Regulamentado pela Lei n.º 71/98, de 3 de novembro, existem diversos direitos e deveres associados a esta experiência de voluntariado. Veja alguns deles:

 

 

Direitos

 

  • Receber formação e acompanhamento inicial e contínuo adequados à atividade de voluntariado
  • Ter um cartão de identificação de voluntário
  • Respeito à dignidade, liberdade e crenças
  • Exercer o trabalho em condições de higiene e segurança
  • Reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

 

 

Deveres

  • Cumprir com as responsabilidades assumidas
  • Conhecer e respeitar as regras de funcionamento da organização e dos programas
  • Colaborar com os profissionais da organização, respeitar as suas opções e seguir as orientações técnicas
  • Atuar de forma diligente, isenta e solidária
  • Guardar sigilo das informações confidenciais
  • Zelar pela boa utilização dos bens e meios ao seu dispor
  • Manter uma conduta ética e profissional.

 

 

Fundação Santander: um catalisador para a transformação social

No âmbito da Fundação Santander, são promovidos projetos que fomentam o desenvolvimento social, educativo e cultural. Com um forte compromisso com o bem-estar e o progresso das comunidades, a Fundação destaca-se pelas suas iniciativas de apoio à educação, inclusão social, empreendedorismo e preservação do meio ambiente.

 

Cada projeto é uma oportunidade para fazer a diferença e criar um impacto duradouro. Saiba mais sobre todos os projetos sociais e ambientais da Fundação.

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

O que achou deste artigo?

Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.

Agradecemos a sua opinião!

A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.

Salto Santander

Agradecemos o seu contributo!

A sua saúde não pode esperar

Conheça as vantagens do nosso seguro de saúde

A sua saúde não pode esperar A sua saúde não pode esperar

Informação de tratamento de dados

O Banco Santander Totta, S.A. é o responsável pelo tratamento dos dados pessoais recolhidos.

O Banco pode ser contactado na Rua da Mesquita, 6, Centro Totta, 1070-238 Lisboa.

O Encarregado de Proteção de Dados do Banco poderá ser contactado na referida morada e através do seguinte endereço de correio eletrónico: privacidade@santander.pt.

Os dados pessoais recolhidos neste fluxo destinam-se a ser tratados para a finalidade envio de comunicações comerciais e/ou informativas pelo Santander.

O fundamento jurídico deste tratamento assenta no consentimento.

Os dados pessoais serão conservados durante 5 anos, ou por prazo mais alargado, se tal for exigido por lei ou regulamento ou se a conservação for necessária para acautelar o exercício de direitos, designadamente em sede de eventuais processos judiciais, sendo posteriormente eliminados.

Assiste, ao titular dos dados pessoais, os direitos previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados, nomeadamente o direito de solicitar ao Banco o acesso aos dados pessoais transmitidos e que lhe digam respeito, à sua retificação e, nos casos em que a lei o permita, o direito de se opor ao tratamento, à limitação do tratamento e ao seu apagamento, direitos estes que podem ser exercidos junto do responsável pelo tratamento para os contactos indicados em cima. O titular dos dados goza ainda do direito de retirar o consentimento prestado, sem que tal comprometa a licitude dos tratamentos efetuados até então.

Ao titular dos dados assiste ainda o direito de apresentar reclamações relacionadas com o incumprimento destas obrigações à Comissão Nacional da Proteção de Dados, por correio postal, para a morada Av. D. Carlos I, 134 - 1.º, 1200-651 Lisboa, ou, por correio eletrónico, para geral@cnpd.pt (mais informações em https://www.cnpd.pt/).

Para mais informação pode consultar a nossa política de privacidade (https://www.santander.pt/politica-privacidade).