Se quiser ligar para outro país ou perceber de onde vem uma chamada estrangeira, os indicativos internacionais são tudo o que precisa.
Com certeza já lhe aconteceu receber uma chamada com um número que começa por +44, +55 ou +351 e ficar a pensar: “Mas quem é que me está a ligar… e de onde?” Pois bem, esses números dizem-lhe exatamente de onde vem a chamada, recorrendo ao chamado indicativo internacional.
Para efetuar uma chamada deverá discar “+” ou "00" seguido do indicativo telefónico do país e do número de telefone para o qual pretende ligar.
Pode consultar a lista de códigos de país atribuídos para comunicações internacionais no website da União Internacional das Telecomunicações (UIT).
Essencialmente, são códigos numéricos que identificam cada país nas comunicações telefónicas. É como o “bilhete de identidade” do país ou território no mundo das chamadas.
Quando liga para fora de Portugal, não basta marcar o número local da pessoa. Primeiro, tem de dizer à sua operadora para onde vai essa chamada — e é aí que entra o indicativo internacional.
Simples. Antes do indicativo do país, deve marcar um destes dois prefixos:
A escolha entre o 00 ou o + depende apenas do tipo de dispositivo e da respetiva configuração: nos telemóveis, por exemplo, o + é automaticamente reconhecido e mais prático para chamadas internacionais.
Exemplificando:
00 ou + [indicativo do país] + [número de telefone local]
00 (ou +) 420 607 123 456
Se receber uma chamada de um número internacional que não conhece, especialmente se for de países com os quais não tem qualquer ligação, desconfie. Muitas burlas telefónicas usam indicativos internacionais para parecerem mais legítimas. O ideal, em caso de dúvidas, é não atender nem devolver a chamada.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!