Acabaste o secundário e vais para a universidade? Parabéns! É o primeiro passo rumo à independência e deves gerir este momento com muito cuidado. Abrir uma conta bancária para estudantes pode ajudar-te a conquistar a liberdade que tanto desejas e a ter sucesso neste caminho. Sabe como.
Ser estudante universitário não é fácil. Além das horas que passas à volta dos livros e das idas para as aulas, esta é, para muitos jovens, a altura de sair de casa dos pais e começar a lidar com responsabilidades que, até agora, não existiam.
Propinas, alimentação, renda da casa, material escolar e despesas inerentes à tua vida social são algumas das despesas mais comuns nesta altura da vida.
É provável que os teus pais te deem uma ajuda financeira, recebas uma bolsa ou que trabalhes em part time para conseguir fazer face às despesas. Em qualquer uma das situações, é importante que comeces a prestar atenção à forma como gastas o dinheiro.
Para garantir que tudo corre bem, há dois passos fundamentais que deves dar:
As contas para estudantes trazem vantagens e condições especiais no acesso a serviços bancários.
“Quanto dinheiro é preciso para abrir uma conta no banco? ”, podes estar a perguntar-te. É fácil. As contas bancárias para estudantes universitários oferecem, por regra, facilidade na abertura. Ou seja, podes abrir uma conta bancária por um valor muito reduzido ou, caso o banco tenha protocolo com a universidade que frequentas, abrir a conta a zeros.
Os bancos sabem que, por regra, os estudantes universitários ainda estão a aprender a gerir o dinheiro e não têm muitos rendimentos. Por isso, uma das grandes vantagens destas contas bancárias é a isenção de comissões de manutenção. Isto significa que, enquanto fores estudante, o banco não te vai cobrar dinheiro todos os meses por teres uma conta aberta.
Sabias que, por regra, deve pagar-se uma anuidade por ter um cartão de débito? No entanto, caso optes por abrir uma conta bancária para universitários, irás receber um cartão de débito e não tens de pagar este valor anual.
Viagens, material escolar, tecnologia ou comunicações são algumas das despesas mais comuns dos universitários. Se não queres perder nada do que se está a passar à tua volta, mas a tua carteira não te deixa margem para manobra, as contas bancárias para estudantes universitários podem ser grandes aliadas. Isto porque, além das vantagens acima referidas, ainda podes aceder a inúmeros descontos que vão facilitar-te a vida.
Se, em qualquer momento da vida universitária, sentires que não estás a conseguir pagar as tuas despesas, podes recorrer ao crédito para estudantes. Além de teres acesso a uma taxa de juro reduzida, podes ainda beneficiar de vantagens no acesso ao crédito universitário. Nomeadamente a flexibilidade no prazo de pagamento e a possibilidade de, durante quatro anos, pagar apenas o valor dos juros.
Além da isenção da comissão de gestão e da anuidade do cartão de crédito, algumas contas bancárias para universitários ainda oferecem outros benefícios, como, por exemplo, a possibilidade de utilizar a app do banco para fazer transferências online gratuitas e ilimitadas para qualquer banco.
Se estás a escolher o banco para abrir a conta para estudantes, há dois pormenores aos quais deves prestar atenção:
No Santander podes abrir uma conta bancária para universitários totalmente online, sem necessidade de transferir dinheiro, isenta de comissão de manutenção e anuidade de cartão de débito, com transferências MB WAY gratuitas e aceder a um mundo de descontos. Além disso, ainda podes aceder às bolsas de estudo do Santander.
E se quiseres estudar no estrangeiro, com o cartão de débito Santander não pagas comissões em levantamentos e compras noutros países, até 1.000 euros por mês.
Agora já sabes. Põe estas dicas em prática e descobre qual é a melhor conta bancária para ti.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!