Ana Isabel Melo, diretora da Associação Sara Carreira, conta-nos como este projeto está a mudar a vida e a levar mais longe os sonhos de uma geração de futuro. A Associação relançou o seu hino, que mais uma vez é um exemplo do que é a solidariedade de todos os participantes que se juntaram para dar voz a esta causa
Conhecer a parceria entre o Santander e a Associação Sara Carreira
Trabalhar na Associação Sara Carreira é muito enriquecedor porque estamos a querer fazer a diferença no nosso país através de jovens muito talentosos.
A associação tem dois focos principais:
Temos 4 mecenas: Santander, Altice, Missão Continente e SIC. O Santander, como um dos mecenas da associação, um papel fundamental para que os sonhos se tornem realidade.
Além disso, também tem acompanhado todas as ações que temos desenvolvido com os jovens - já contribuiu, por exemplo, com cursos de inglês e alguns gadgets importantes para a formação dos jovens e para o desenvolvimento do seu talento. O Santander tem sido impecável e está connosco sempre.
No final de setembro entregámos 21 bolsas de estudo. O programa “Sementes do Futuro” mostra os jovens que foram eleitos para serem os primeiros 21 bolseiros da Associação Sara Carreira.
Depois, é um trabalho diário de acompanhamento, quer pela equipa da associação, quer pelos padrinhos destes jovens. O objetivo é estarmos sempre presentes na vida destes jovens e perceber quais são as necessidades que vão tendo.
Esta bolsa é uma bolsa à medida de cada um, não é apenas um valor financeiro. Estamos atentos a todas as necessidades que possam surgir e ajudamos a colmatá-las para que os jovens possam estar focados no seu talento.
Está presente, desde logo, o valor da família. Os nossos 21 jovens dizem muitas vezes que ganharam uma segunda família - já estamos a concretizar um dos grandes valores da Sara.
Depois, o foco e a determinação que estes jovens colocam no seu dia a dia para levar avante o seu talento: estão a ser uns bons representantes da Sara.
São, maioritariamente, jovens universitários. A maior parte entrou este ano para a faculdade, mas temos uma jovem que já vai no 3.º ano de medicina e outra que está no 3.º ano de desporto. E também temos o Valentim, que tem 12 anos e é o nosso bailarino.
Mas a maioria são jovens universitários no 1.º ano, com um talento muito específico e muito focados naquilo que estão a fazer - ter boas notas para eles é uma coisa absolutamente fundamental.
E são das mais variadas áreas: medicina, arquitetura, direito, ballet, música... abrangemos um leque bastante interessante.
Se a Sara estivesse aqui, o que a deixaria mais feliz seria a satisfação deles poderem dedicar-se ao seu talento sem estarem com preocupação das necessidades que possam vir a ter.
A associação acabou de lançar o seu hino, que conta com a participação de vários artistas portugueses. A ideia surgiu nesta perspetiva de manter a memória da Sara - é uma música original da Sara. E, depois, esta necessidade de passar uma mensagem de união por uma causa, que é manter a memória da Sara e ajudar jovens talentosos a seguirem os seus sonhos.
Quando falámos disso a um conjunto de artistas e de pessoas, de figuras públicas que são embaixadores da associação, eles aderiram imediatamente, porque é uma causa que lhes fala particularmente ao coração.
Em todo o processo de gravação da música e do videoclip sentimos toda esta união por uma causa. E isto é uma coisa bonita que devia acontecer mais vezes.
Este hino simboliza união e continuidade. União por uma causa e continuidade do nome da Sara. E podemos acrescentar alegria também, porque estamos a fazer sonhos acontecer. Há muitas pessoas a ficarem felizes e não são só os 21 bolseiros: temos de incluir também todas as famílias destes 21 bolseiros, que os apoiaram sempre neste talento. Alcançamos muito mais de 21 pessoas com a nossa missão.
As pessoas podem ajudar através de várias formas de donativo, disponíveis no site da Associação Sara Carreira.
Por outro lado, também se podem oferecer como voluntárias, enviando e-mail para direcao@saracarreira.com ou associacao@saracarreira.com a explicar qual é a valência em que gostariam de ser voluntárias na associação. Estamos a criar um banco de voluntários para chamar as pessoas conforme forem surgindo as oportunidades.
A atribuição das bolsas é a primeira concretização da associação, mas temos uma série de outros projetos pensados. Esperamos que o futuro seja longo, próspero, e que vá levar à vida das pessoas o amor e carinho que a Sara dispensava, no seu dia a dia, com quem se cruzava.
Mas, nesta primeira concretização, o que esperamos é que, pelo menos, um destes jovens consiga alcançar tudo aquilo que almeja e que faça a diferença no nosso país e pelo mundo. Isso seria uma concretização fantástica para a associação.
Se daqui a 10 anos olharmos para trás, a a missão cumprida da associação passaria por muitos sonhos concretizados, muitos talentos prósperos e que a Sara esteja sempre presente nesses momentos todos. Se estes jovens concretizarem os seus sonhos eu tenho a certeza absoluta de que a Sara vai estar sempre com eles. Porque já está.
A Eva é bolseira da Associação Sara Carreira 2021, estuda Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa e o seu sonho é ser cantora. Hoje, convida-nos a todos a ouvir o novo hino da Associação Sara Carreira.