Quer fazer um ginásio em casa? Saiba como escolher o espaço, que material adquirir e como organizá-lo.
Se não tem tempo para ir ao ginásio ou trabalha em casa e gostava de exercitar-se nos momentos livres, fazer um ginásio em casa é a solução ideal para manter a forma física de forma conveniente, sem despender tempo nas deslocações, para aproveitar os momentos livres ou simplesmente para quem gosta de acordar e fazer exercício imediatamente.
A boa notícia é que não precisa de muito espaço ou equipamentos volumosos. É importante encontrar um espaço funcional e garantir que se sente inspirado e motivado para aproveitar ao máximo os seus treinos.
Praticar exercício físico tem inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. Mas se costuma arranjar desculpas para não treinar, montar um ginásio em casa tem vantagens acrescidas:
1. Poupa tempo
Se tem uma agenda bastante preenchida, é mais simples encaixar uma rotina de treino em casa. Não há necessidade de gastar energia a fazer a mala, dirigir-se ao ginásio ou trocar de roupa no balneário. Na maioria dos casos, tudo que precisa é entrar na sala designada e começar a exercitar-se.
2. É flexivel
Em casa, pode exercitar-se a qualquer hora e escolher os exercícios que pretende realizar nesse momento, sem estar limitado aos horários e aulas do ginásio.
3. Está no controlo
No ginásio em casa pode escolher a música, decoração, temperatura e atividades que deseja realizar. Pode cantar enquanto faz exercício, fazer uma pausa para beber água, aumentar ou reduzir o treino, sem ter distrações externas ou pressão para fazer o mesmo que os outros estão a fazer, mesmo que não esteja confortável.
4. Sente-se mais à vontade
Em casa, pode realizar os exercícios sem se preocupar com as pessoas à sua volta ou com o que estas podem pensar da sua forma física. Não é necessário sentir-se envergonhado com determinados exercícios ou com a t-shirt que ficou molhada com o suor. Ninguém está a ver, portanto é só dar o seu melhor.
Pode fazer um ginásio em casa, mesmo que não tenha muito espaço para os equipamentos, nem muito dinheiro. Para isso, siga os seguintes passos:
O ginásio em casa serve o propósito de realizar 20 minutos de ioga todos os dias ou gostava de instalar uma bicicleta estática ou uma máquina de musculação? É importante ser realista, porque o tipo de exercício irá condicionar o próximo passo: o espaço ideal para montar o ginásio.
Além disso, existem outros fatores a considerar. Exercícios de alta intensidade, como, por exemplo, jumping jacks ou saltar à corda, podem não ser ideais para quem vive num apartamento, devido ao barulho do impacto dos pés no chão.
Antes de começar a comprar equipamentos, decida em que divisão pretende montar o ginásio. Dependendo da dimensão e do formato da casa, pode ficar na garagem, no escritório ou na divisão das arrumações.
Mas se a casa for pequena, talvez não consiga montar a sala de musculação desejada. Neste caso, dê asas à imaginação e transforme uma divisão existente na sala de desporto (sala, quarto de hóspedes ou escritório). Opte por equipamentos multifuncionais, que pode arrumar atrás de uma porta ou debaixo da cama.
Não é necessário comprar máquinas volumosas para fazer um ginásio em casa. Na verdade, alguns equipamentos de treino em casa são pequenos e baratos. Aqui fica uma lista com alguns materiais e acessórios essenciais:
Agora que já tem um espaço para fazer um ginásio em casa e comprou o equipamento, é importante organizá-lo, de forma a manter-se motivado e a ter vontade de treinar. Certifique-se que tem bastante luz e adicione um espelho para poder observar-se enquanto faz exercício. Além disso, quer tenha uma divisão para se exercitar ou apenas um espaço em casa, é importante manter o equipamento arrumado. Assim, deixamos-lhe três ideias para arrumação:
Se tem o sonho de fazer um ginásio em casa, mas não pretende recorrer às suas poupanças, pode optar por pedir um crédito pessoal online, com montante de financiamento a partir dos 1 500 euros, reembolsável entre dois a sete anos.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!