Gostava de perder aqueles quilos que tem a mais e sentir-se com mais energia? Troque o automóvel por uma bicicleta e veja os resultados. O seu bem-estar agradece e o planeta também. Fique a conhecer os benefícios de andar de bicicleta.
Se tem uma bicicleta guardada na arrecadação, mas ainda não ganhou coragem para começar a pedalar, está na hora de dar esse passo. Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), os adultos devem praticar, pelo menos, 150 minutos por semana de atividade física de intensidade moderada, como andar de bicicleta ou a pé. Em alternativa, se a sua saúde permitir, pode realizar 75 minutos de atividades vigorosas. As vantagens para o seu bem-estar físico e emocional são claras.
Como meio de transporte ou de lazer, andar de bicicleta é uma forma prática e sustentável de aumentar a atividade física, com inúmeros benefícios para a saúde. Tem efeitos positivos na aptidão cardiorespiratória e muscular, ajuda a controlar o peso e contribui para a saúde óssea, autonomia física e bem-estar emocional.
Além disso, segundo a DGS, contribui para reduzir a taxa de mortalidade por várias causas, como:
“Sim”, explica Amâncio Santos, personal trainer. Andar de bicicleta, enquanto atividade cardiovascular, é um bom exercício para ajudar a perder peso. Aliás, a bicicleta (indoor ou outdoor) tem impacto reduzido nas articulações, pelo que é ideal para pessoas com excesso de peso. “O praticante está sentado sobre a bacia, que é o osso mais estável e de suporte do corpo”, explica o especialista.
Para quem pretende perder alguns quilos, Amâncio Santos deixa algumas dicas: “Para emagrecer de forma efetiva deve fazer pequenos intervalos de trabalho na bicicleta, bem como escolher uma intensidade moderada, com alguns picos que estimulem a frequência cardíaca. Estes intervalos são cruciais para a queima de calorias e, consequentemente, para a perda de peso”.
Lembre-se: a sua saúde está em primeiro lugar. Portanto, se pretende perder peso ou começar a fazer exercício, deve consultar o seu médico. Este irá ajudá-lo a tomar melhores decisões para a sua saúde.
Andar de bicicleta tem efeitos positivos para o corpo. Mas sabia que também tem impacto no seu bem-estar emocional? A saber:
Costuma sentir-se mais feliz, saudável e confiante depois de fazer exercício físico? É normal. Segundo um estudo publicado no International Journal of Exercise Science, quando pessoas que não costumam praticar exercício começam a fazê-lo, a sua auto-estima aumenta.
Sabe-se que o exercício ajuda a melhorar a saúde mental. Um estudo de 2018, publicado no The Lancet, veio corroborar essa teoria: quem pratica exercício físico tem menos “dias maus” por mês, em comparação com quem tem um estilo de vida mais sedentário. Segundo o estudo, as pessoas que se exercitam regularmente tiveram cerca de dois dias em que se sentiram mentalmente mais fragilizadas, por oposição aos três a quatro dias registados por quem não pratica atividade física.
Costuma ter noites agitadas e não consegue dormir bem? Praticar exercício de intensidade moderada é geralmente recomendado para melhorar o sono, mas tenha atenção ao horário escolhido. Segundo uma revisão de 15 estudos, publicada no Sleep Medicine Reviews, deve evitar praticar exercício de elevada intensidade entre duas a quatro horas antes da hora de ir dormir, para não interferir na qualidade do seu sono.
Se vai começar agora a dar uso à sua bicicleta, reunimos alguns conselhos de Amândio Santos, que vão ajudá-lo a ter sucesso.
Opte por calções desenhados especialmente para esta atividade. Segundo Amâncio Santos, apesar de haver alguma renitência em usá-los, especialmente por parte das mulheres, aquela peça faz com que toda a estrutura pélvica, tanto do homem como da mulher, fique protegida e que, dessa forma, não haja qualquer tipo de fricção na zona da pélvis e da bacia.
No caso do homem, é de destacar que a parte almofadada evita possíveis prostatites (inflamação da próstata) que possam surgir de exercício físico intenso e de apoio inadequado da região pélvica e prostática.
Opte por percursos mais planos em detrimento de outros que tenham grandes oscilações e elevações. Embora pareça mais desafiante começar por um percurso emocionante, pode acabar por se sentir desmotivado e abandonar a ideia.
Coloque o guiador e o banco ajustados à sua estatura. Caso contrário sentirá uma grande pressão no joelho e, após alguns quilómetros, poderá começar a sentir algumas dores.
Andar de bicicleta leva-o a perder muitos líquidos e a desidratação pode originar cansaço. Opte também por ter consigo algum suporte em formato de snack: uma banana, uma barra de cereais… Qualquer coisa para repor tudo aquilo que perde ao longo do treino.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!