Cursos online são uma oportunidade incrível para criar novas competências e aprofundar conhecimentos. E se forem grátis? Melhor ainda. Conheça 13 plataformas.
Aprender do conforto de casa nunca foi tão fácil e acessível. Existem muitos cursos online gratuitos por aí e nós queremos ajudar a encontrar as melhores opções. Credibilidade, área de estudo, durabilidade, certificação são alguns aspetos a ter em conta.
A Open Academy é uma plataforma global que oferece cursos 100% pagos pelo Santander. Para além de oferecer conteúdos de qualidade e formação gratuita nas competências mais requisitadas pelo mercado de trabalho, esta plataforma ainda disponibiliza bolsas de estudo nas principais universidades e instituições.
Com uma seleção de cursos sem limite de vagas, para aceder às vantagens desta plataforma apenas precisa ter 16 anos ou mais e registar-se.
Pode aprofundar conhecimentos - ou adquirir novos - nas seguintes categorias:
A FutureLearn tem vários tipos de cursos online. Embora a maioria seja paga, existem algumas formações de curta duração que podem ser feitas gratuitamente. Pode escolher entre diversas áreas como línguas, gestão, negócios, saúde, entre outras, e definir a duração e o tipo de certificado que pretende. Tenha em atenção que, se pretender certificado, a maioria dos cursos deixam de ser gratuitos. Para quem tem um negócio, este site também tem uma área de cursos direcionados para empresas.
Para garantir a qualidade destas formações, a plataforma conta com o apoio de diversas empresas parceiras como a Samsung, o British Council, a Accenture e instituições de ensino e organizações de solidariedade social.
A maioria dos cursos é feita ao seu ritmo de estudo e em inglês.
A Harvard University oferece uma grande variedade de cursos online gratuitos mas, tal como na opção anterior, se pretender certificado terá um custo associado. Pode escolher entre 12 as áreas de estudo, com cursos desde uma a 12 semanas de duração e lecionados em inglês.
Esta plataforma tem mais de cinco mil cursos online e conta com parcerias com empresas como a IBM ou a Salesforce, e com universidades como a de Stanford e Cambridge. Aqui, é possível filtrar os cursos pela duração, nível ou tema. Para encontrar os cursos totalmente gratuitos vá até ao menu “Explorar” e selecione a opção “Faça um curso gratuito”.
Muitos dos cursos desta plataforma têm legendas em português.
Para aqueles que preferem cursos lecionados em português (neste caso, do Brasil) esta plataforma é uma boa opção. O Learncafe tem mais de 2.400 cursos grátis online, distribuídos por mais de 25 categorias, desde gastronomia, saúde, gestão, música, entre muitos outros. Se pretender certificado, poderá ter um custo associado. A navegação na plataforma não é tão intuitiva, mas a variedade de cursos é muito boa.
Ainda para os que preferem cursos em português, podem explorar a plataforma do Portugal Digital com formações gratuitas nas áreas de cibersegurança, marketing e comunicação digital, programação ou análise de dados. Os cursos são disponibilizados por empresas parceiras como a Accenture, Google ou Microsoft.
Se pretende aprimorar o conhecimento na área da tecnologia da informação, propomos a plataforma Udacity. Aqui, encontra cursos nas áreas de inteligência artificial, web design, programação, realidade virtual, entre outros. As formações são lecionadas em inglês e podem ter a duração de apenas umas horas até quatro meses de aulas.
O LinkedIn Learning é uma plataforma direcionada para o mercado de trabalho. Tem mais de 16 mil cursos online criados por profissionais que se encontram ativos no mercado de trabalho. O primeiro mês é gratuito, mas após esse período todos os cursos são pagos. Atualmente, a subscrição mensal tem o custo de 40,65 euros/mês. Os temas dos cursos vão desde marketing digital, vendas, desenvolvimento web, diversidade e inclusão, entre muitos outros.
Muito conhecida por todos, esta plataforma assume a missão de ensinar conteúdos que contribuem para desenvolver os negócios das empresas, a vida profissional dos trabalhadores ou, simplesmente, a confiança de quem aprende. E tudo de forma gratuita. Oferece cursos em categorias como marketing digital, desenvolvimento profissional, análise de dados, cibersegurança, entre muitos outros. Ao concluir a formação, recebe um certificado da Google que pode descarregar e partilhar, por exemplo, no LinkedIn.
A Udemy posiciona-se como um marketplace de ensino e aprendizagem que ajuda a capacitar as pessoas para que alcancem as suas metas profissionais. Com mais de 250 mil cursos em vídeo, tal como algumas das plataformas anteriores, a Udemy oferece cursos pagos e também gratuitos. Para conseguir encontrar os que não têm qualquer custo associado pode pesquisar “cursos gratuitos” na barra de pesquisa.
Vai encontrar uma listagem com mais de 10 mil formações em inglês (e mais de duas mil em português) em tópicos como Excel, design, marketing digital, desenvolvimento pessoal, programação, entre muitos outros.
Tal como o próprio nome indica, esta plataforma destina-se exclusivamente ao ensino de código. Aqui, pode encontrar cursos que possibilitam o desenvolvimento de websites com base nas diferentes linguagens de programação (HTML, CSS, JavaScript, PHP, etc.) e formações em desenvolvimento de jogos, machine learning, análise de dados ou cibersegurança.
Selecione “free” nos filtros do lado esquerdo e vai encontrar mais de 500 cursos gratuitos. Se subscrever o plano mais básico (o único que é gratuito) tem, para além das formações, acesso a comunidades de alunos para trocas de ideias e recursos de suporte ao processo de aprendizagem como vídeos, artigos, entre outros.
A edX tem uma extensa oferta de cursos online com duas modalidades de acesso: gratuito e pago. Na maioria dos casos, pode assistir às aulas sem custos mas, se quiser fazer os exames, avaliações ou obter certificados, há um custo associado. A plataforma facilita a pesquisa de cursos relevantes através de filtros por nível, idioma, instituições parceiras e uma grande variedade de áreas como arquitetura, design, economia, história, literatura, filosofia, matemática e muito mais.
Pode pesquisar por “free” na barra de pesquisa para visualizar todos os cursos gratuitos desta plataforma. Com o apoio de prestigiadas universidades, como Harvard, Oxford e Princeton, a edX garante uma formação de alta qualidade para todos os seus utilizadores.
Por último, mas não menos importante, temos a Great Learning, uma plataforma de aprendizagem que oferece cursos online em áreas como tecnologia, dados, negócios, marketing e design, com foco principal no desenvolvimento de competências profissionais. Existem tanto cursos pagos como opções gratuitas e de apenas algumas horas. Para ver a oferta sem custos completa, basta pesquisar por “free” na barra de pesquisa.
Como pode ver, as plataformas que disponibilizam cursos online são muitas. Aqui, quisemos dar um “empurrão” na procura de soluções gratuitas que lhe permitam adquirir novas competências e conhecimentos. Guarde algum tempo na sua agenda e aprofunde a sua pesquisa. Esperamos ter conseguido ajudar!
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!