Quer trocar a comodidade de um apartamento pela liberdade do campismo? Conheça os 10 melhores parques de campismo em Portugal.
Do norte ao sul, passando pelo centro, Portugal possui uma variedade de parques de campismo que oferecem a oportunidade de desfrutar da natureza, atividades ao ar livre e uma estadia agradável.
Aqui estão alguns dos melhores parques de campismo em Portugal:
1. Lima Escape
Localizado no Parque Nacional de Peneda-Gerês, a 12 quilómetros de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, o Lima Escape Camping e Glamping é um dos melhores parques de campismo norte. É um verdadeiro refúgio na natureza, que permite aliar o descanso às atividades desportivas e de lazer, como caminhadas, passeios de barco ou caiaque, visitas às vilas históricas das redondezas, provas de vinho verde ou mergulhos numa das lagoas que ficam na imediação do parque, tal como a lagoa de Chão D’além ou do Poço de Froufe. Se não tem tenda, não se preocupe, pois poderá dormir numa casa nas árvores, num bungalow ou numa tenda tipi.
2. Alvão Village Camping
Este parque de campismo é, na verdade, uma aldeia rural com várias unidades de alojamento (incluindo uma área de campismo), restaurante, bar, minimercado, piscinas, parque infantil e outros serviços. O Alvão Village Camping é um espaço ideal para o lazer, para o contacto com a natureza e o ponto de partida ideal para visitar o património histórico e cultural de Vila Pouca de Aguiar.
3. Garfepark Camping
Situado na Póvoa do Lanhoso, o Garfepark é um pequeno parque de campismo rural (lotação máxima de 30 instalações) com bastante sombra, piscina e zona de churrasco. É bastante tranquilo, o que faz deste parque um local perfeito para quem está de passagem e queira um local para passar a noite ou para uns dias de descanso em família.
4. O Tamanco
O Tamanco, localizado no município de Pombal, é ideal para quem aprecia espaços verdes, pitorescos e familiares, longe do stress e da confusão das cidades. Aqui poderá relaxar à sombra de figueiras, pinheiros, cactos e outras árvores. Conta com uma piscina, bar, cantina, uma pequena quinta e uma lojinha onde pode comprar ovos das galinhas locais e outros produtos artesanais feitos no parque. Pode optar pelo alojamento em tendas ou pelos alojamentos originais, como cabanas, tubos ou tendas yurt (espreite aqui).
5. Orbitur S. Pedro de Moel
Localizado na Marinha Grande, o Orbitur S. Pedro de Moel é considerado um dos melhores parques de campismo em Portugal. A razão? Além de ficar a apenas 600 metros da praia, está dotado de todos os serviços que um campista pode precisar, como snack-bar, restaurante, supermercado e lavandaria. Além disso, dispõe de um parque aquático, com piscina e vários escorregas, que irá fazer as delícias dos mais pequenos.
6. Ohai Nazaré
Na Nazaré, perto do centro da vila, fica o Ohai Nazaré - um lugar único que combina o melhor dos dois mundos: conforto e natureza. A grande atração deste camping são, sem dúvida, as suas piscinas que têm a particularidade de serem 100% ecológicas, feitas exclusivamente com contentores navais, e aquecidas. Os mais pequenos irão adorar o parque aquático, repleto de escorregas e repuxos.
7. Parque de Campismo da Ilha da Berlenga
A Ilha das Berlengas, em Peniche, é um lugar único em Portugal. O parque de campismo situa-se numa das encostas da ilha, beneficiando de uma vista extraordinária e acesso direto à praia. A viagem de barco até à ilha nem sempre é fácil, devido à ondulação, mas vale a pena para aproveitar a beleza e explorar o local, fazer um trilho pedestre, um passeio de kayak ou uma tour pelas grutas. Para os mais aventureiros, há sempre a possibilidade de mergulhar nas águas cristalinas e explorar a riqueza debaixo do mar. Atenção: para pernoitar neste parque é necessário fazer uma reserva com antecedência. Para tal, deve contatar o Posto de Turismo de Peniche ou a Câmara Municipal de Peniche e fazer o pagamento.
8. Salema Eco Camp
Este parque de campismo encontra-se em pleno Parque Natural da Costa Vicentina, a cerca de um quilómetro da conhecida Praia da Salema. É um local de eleição para os amantes da natureza, do slow living e do surf. Conta com comodidades como um restaurante, bar, loja, parque infantil e o espaço “Alma Mater”, com aulas de yoga para adultos e crianças e massagens.
Além da beleza do local, o que distingue o Salema Eco Camp é adoção de práticas ambientais sustentáveis (recorre à energia solar térmica para aquecimento de água e não utiliza de embalagens de plástico), o que lhe valeu a primeira Certificação de Neutralidade Carbono numa unidade hoteleira do Algarve.
9. Yelloh Village
O Yelloh Village fica na zona de Lagos e, além das magníficas praias locais, disponibiliza várias comodidades, como bares, restaurantes, áreas de fitness e bem-estar. Conta ainda com um conjunto de piscinas paradisíacas: uma coberta, uma para crianças e um jacuzzi. O camping é totalmente vocacionado para famílias com crianças e disponibiliza insufláveis, parques infantis e animação no verão para proporcionar umas férias descansadas, mas muito divertidas.
10. Albufeira Camping
Se procura umas férias animadas, este é o sítio perfeito. O Albufeira Camping é um parque de quatro estrelas para quem não abdica de umas férias de qualidade a sul de Portugal, com muitos amigos e família. O espaço todos os serviços necessários para uns dias perfeitos: supermercado, restaurante, balneários, lavandaria, uma loja, um quiosque, espaço para lavagem de automóveis, esplanadas, bares, piscinas, campo de ténis, campo polidesportivo, parque infantil e, ainda, uma discoteca para animar as noites. Se quiser alugar um automóvel para explorar as redondezas, o parque conta com um rent-a-car.
Portugal é conhecido pelas suas praias deslumbrantes, porém não existem muitos parques de campismo à beira mar. Alguns exemplos são:
Consulte a lista de parques de campismo de Norte a Sul, por região e localidade ou veja o mapa de localização geográfica de todos os parques de campismo abaixo.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!