bem-estar

Como criar um escritório em casa

05 abr 2023 | 5 min de leitura

Nem sempre temos uma assoalhada a mais para ter um escritório, mas vamos ajudar com ideias práticas e que se adaptam a qualquer casa e circunstância.

Com a pandemia, trabalhar a partir de casa deixou de ser uma exceção para se tornar, na maioria dos casos, a regra.

 

É importante ter um espaço que reúna as melhores condições para a sua saúde e bem-estar enquanto trabalha. Passará muitas horas ao computador e fatores como a iluminação e a postura com que trabalha são pontos muito importantes para que a médio/longo prazo se sinta bem e confortável.

 

Nem sempre temos uma assoalhada a mais para ter um escritório, mas vamos ajudar com ideias práticas e que se adaptam a qualquer casa e circunstância.

 

 

O que precisa para montar um escritório em casa?

Comece por elaborar uma lista do material que necessita para o teletrabalho. Imagine que necessita, além do portátil, de um monitor externo, espaço para um caderno ou material de apoio, post its, etc.

 

Consoante o material que costuma utilizar poderá criar uma lista das suas necessidades:

 

  • localização
  • luz
  • decoração
  • organização
  • tamanho e tipo de secretária
  • tipo de cadeira
  • pontos de corrente.

 

Nem sempre necessitará de grandes investimentos, mas caso pretenda remodelar uma assoalhada e adaptá-la às suas necessidades pode procurar soluções de financiamento e tornar o seu escritório no sítio perfeito.

 

Localização

Nem sempre temos um espaço em casa inteiramente destinado a ser um escritório. Com a urgência de trabalhar a partir de casa, tornou-se também urgente separar a vida pessoal e familiar da vida profissional. É importante que consiga separar estas áreas para que não se sinta sempre em trabalho ou sempre em casa.

 

Localizações frequentes: sala de estar, cozinha ou quarto.

 

Pontos importantes: dividir os espaços; criar uma zona confortável; otimizar a decoração; humanizar o espaço.

 

Luz

Procure ter, no espaço que escolher, uma boa fonte de luz natural. É provável que passe cerca de 8 horas diárias no seu escritório em casa, ao computador ou em leituras noutros dispositivos e formatos. A luz natural é importante para que mantenha os seus olhos saudáveis.

 

Caso não consiga uma boa fonte de luz natural, invista em pontos de luz artificial. Candeeiros de secretária, de pé alto ou focos de luz no teto, são algumas das opções disponíveis. Para que não tenha custos elevados pode sempre reciclar candeeiros antigos que tenha em casa ou procurar na internet ideias originais para fazer os seus próprios candeeiros a partir de frascos de vidro que tenha na sua despensa.

 

Procure manter o espaço bem iluminado e acredite que uma boa fonte de luz, além de garantir a saúde dos seus olhos, irá ajudar a manter a boa disposição.

 

Decoração

Nem sempre a decoração da cozinha ー por exemplo ー é a mais agradável para quando está a trabalhar. Consoante a localização que escolheu para o seu escritório em casa, pode repensar a decoração com vista a torná-lo moderno, mais acolhedor e humanizar o espaço.

 

Poderá colocar um biombo com painéis decorativos a separar o espaço de trabalho, escolher luzes amarelas em vez de brancas, ter flores da época e algumas molduras. Estas pequenas soluções decorativas poderão fazer toda a diferença no conforto que sente enquanto está em home office.

 

O importante é que a decoração ajude a delimitar o espaço e a diminuir possíveis distrações. Pode aproveitar e criar um “cantinho da pausa” onde poderá fazer uma pausa do seu trabalho. Por vezes neste tempo aproveitamos para fazer outras coisas em casa e não esticamos as pernas, nem paramos realmente. O “cantinho da pausa” pode ser um local perto de uma janela, com um pequeno puff confortável que lhe permita olhar para a rua e alongar o corpo.

 

Organização

A organização do espaço é essencial para que o teletrabalho não se torne um caos e um tormento. Procure separar os seus objetos pessoais dos de trabalho. Encontre soluções de arrumação que se enquadrem no espaço e lhe permitam chegar ao final do dia com o seu escritório em casa arrumado, organizado e assim conseguirá desligar com maior facilidade do trabalho.

 

Pode ser um bloco de gavetas ou até uma mala de viagem antiga que se enquadre na decoração da sua sala e que seja secretamente a sua “gaveta de trabalho”.

 

Tamanho e tipo de secretária

A secretária que escolher é um ponto-chave não só na decoração do espaço, como na organização e bem-estar.

 

Existem várias opções e deverá ter em conta que passará muitas horas na mesma posição. Pode optar por secretárias que lhe permitem trabalhar em pé e/ou sentado e com muita ou pouca arrumação.

 

O tamanho também é importante na escolha da secretária. Meça bem o espaço que tem disponível e faça escolhas que se adaptem bem às suas necessidades e ao seu gosto.

 

Tipo de cadeira

Este é um dos pontos mais importantes do seu escritório em casa. A má postura ao computador, ao longo de várias horas, acarreta consigo danos a médio/longo prazo. Dores nas costas, nos braços e no pescoço, são habituais em pessoas que adotam posturas incorretas ao longo do dia.

 

A escolha de uma boa cadeira é essencial para o seu conforto e bem-estar. De acordo com a norma europeia EN 1335-1, a sua cadeira de escritório deve respeitar algumas medidas e características específicas:

 

  • Ter encosto respirável e elástico
  • Permitir regular a altura do encosto
  • Permitir regular o encosto (para a frente e para trás)
  • Ser regulável em altura
  • Ter 5 rodas giratórias
  • Ter apoio lombar
  • Ter braços reguláveis
  • Ter assento almofadado
  • Ter tensão do encosto (regula-se consoante o peso do utilizador)
  • Permitir girar 360º.

 

Pontos de corrente

Não ter à mão uma tomada quando estamos quase a ficar sem bateria é uma experiência stressante. O objetivo a curto prazo torna-se óbvio: salvar tudo a correr e procurar ligar rapidamente o carregador à corrente. Quando estiver a criar o seu home office pense em quantos pontos de corrente poderá necessitar (carregador de computador, carregador de telemóvel, candeeiro, etc). Prepare o espaço sem se esquecer de colocar os pontos de corrente junto à sua secretária. Tenha em atenção que os cabos por vezes são pequenos. Ajuste as soluções às suas necessidades.

 

Depois de criar o seu escritório sente-se e usufrua dos prazeres de trabalhar em casa. Aprenda a fazer pausas e separe a sua vida pessoal da profissional. Mantenha o equilíbrio e a sua saúde mental irá agradecer.

 

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

O que achou deste artigo?

Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.

Agradecemos a sua opinião!

A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.

Salto Santander

Agradecemos o seu contributo!

Salto Santander widget crédito pessoal

Vai mesmo deixar para amanhã?

Conheça as nossas soluções de crédito pessoal.

Ver oportunidade em soluções de crédito pessoal Ver oportunidade em soluções de crédito pessoal

Informação de tratamento de dados

O Banco Santander Totta, S.A. é o responsável pelo tratamento dos dados pessoais recolhidos.

O Banco pode ser contactado na Rua da Mesquita, 6, Centro Totta, 1070-238 Lisboa.

O Encarregado de Proteção de Dados do Banco poderá ser contactado na referida morada e através do seguinte endereço de correio eletrónico: privacidade@santander.pt.

Os dados pessoais recolhidos neste fluxo destinam-se a ser tratados para a finalidade envio de comunicações comerciais e/ou informativas pelo Santander.

O fundamento jurídico deste tratamento assenta no consentimento.

Os dados pessoais serão conservados durante 5 anos, ou por prazo mais alargado, se tal for exigido por lei ou regulamento ou se a conservação for necessária para acautelar o exercício de direitos, designadamente em sede de eventuais processos judiciais, sendo posteriormente eliminados.

Assiste, ao titular dos dados pessoais, os direitos previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados, nomeadamente o direito de solicitar ao Banco o acesso aos dados pessoais transmitidos e que lhe digam respeito, à sua retificação e, nos casos em que a lei o permita, o direito de se opor ao tratamento, à limitação do tratamento e ao seu apagamento, direitos estes que podem ser exercidos junto do responsável pelo tratamento para os contactos indicados em cima. O titular dos dados goza ainda do direito de retirar o consentimento prestado, sem que tal comprometa a licitude dos tratamentos efetuados até então.

Ao titular dos dados assiste ainda o direito de apresentar reclamações relacionadas com o incumprimento destas obrigações à Comissão Nacional da Proteção de Dados, por correio postal, para a morada Av. D. Carlos I, 134 - 1.º, 1200-651 Lisboa, ou, por correio eletrónico, para geral@cnpd.pt (mais informações em https://www.cnpd.pt/).

Para mais informação pode consultar a nossa política de privacidade (https://www.santander.pt/politica-privacidade).